Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 20 mil pessoas com comorbidades já fizeram cadastro para receber vacina contra Covid-19 na capital

Publicado

em

Aline Nascimento

Quase 20 mil pessoas com comorbidades de Rio Branco já estão inscritas no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber a primeira dose contra a Covid-19. Adultos de 18 a 59 anos com alguma doença preexistente devem fazer o cadastro para poder receber a vacina.

Atualmente, a capital acreana vacina contra Covid pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, com primeira e segunda dose do imunizante.

As pessoas com doenças crônicas devem procurar uma das unidades básicas de saúde de Rio Branco, para fazer o cadastro. O município ainda não recebeu as doses para este grupo e não há previsão para início da vacinação.

O cadastramento prévio deve facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta. Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.

“Tudo nesse momento é novo, o fato é que já temos quase 20 mil pessoas que já são cadastradas na rede de saúde de Rio Branco, as 48 de unidades do município estão abertas, não tem essa pressão que disseram que ia ter fila, aglomeração. Nada disso está acontecendo porque as pessoas estão buscando a unidade mais próxima de saúde de sua casa”, explicou o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, em entrevista à Rede Amazônica Acre.

Nessa sexta-feira (23), o Acre recebeu um novo lote de vacinas para imunizar a população. O 14º lote trouxe um total de 9,7 mil doses, sendo 2,2 mil doses da CoronaVac e 7 mil da Oxford-AstraZeneca.

Para a capital acreana foram disponibilizadas 2.670 doses para aplicação da primeira e segunda dose em pessoas acima da 60 anos e profissionais de saúde.

Adultos de 18 a 59 anos com doenças preexistentes devem fazer cadastro para vacinação contra Covid em Rio Branco — Foto:  Pedro Devani/Secom-AC

Adultos de 18 a 59 anos com doenças preexistentes devem fazer cadastro para vacinação contra Covid em Rio Branco — Foto: Pedro Devani/Secom-AC

Aplicativo

Ainda na entrevista, o secretário municipal falou que a pasta estuda criar um aplicativo para facilitar o cadastro das pessoas. A ideia é debatida com Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação (Segati).

“Estamos dialogando com a Segati, não sei quanto tempo custa, mas realmente nos próximos 15 dias estamos fazendo o cadastro das pessoas que têm comorbidade”, pontuou.

Doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha são:

  • Anemia falciforme
  • Arritmias Cardíacas
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Cardiopatias Congênitas no adulto
  • Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
  • Diabetes Mellitus
  • Doença Cerebrovascular
  • Doenças Cardiovasculares
  • Doença Renal Crônica
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas
  • Hipertensão Arterial estágio 3
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade
  • Insuficiência Cardíaca (IC)
  • Imunossuprimidos
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Obesidade Mórbida
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados
  • Síndromes Coronarianas
  • Síndrome de Down
  • Valvopatias

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações o portal de transparência da prefeitura, Rio Branco já recebeu 46.769 doses e vacinou 42.024 pessoas até essa sexta-feira (23).

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgado nesta sexta-feira (23) trouxe 164 novos casos de infecção por coronavírus e mais 7 mortes pela Covid-19. O número de infectados saltou de 76.212 para 76.376 e o total de mortes agora é de 1.465. Estado tem 11 pessoas na fila à espera de um leito de UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém em 100% no Pronto-Socorro e Into-AC, onde funciona o hospital de campanha de Rio Branco. Mas, Cruzeiro do Sul segue em tendência de queda e, nesta sexta, atingiu a taxa de 46%.

Nesta sexta, o governador Gladson Cameli manteve todo o Acre na fase vermelha, de emergência, mas flexibilizou o decreto permitindo o funcionando do comércio aos fins de semana e feriado.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 92 estão ocupados. A taxa de ocupação total no estado baixou para 87%, por causa de Cruzeiro do Sul, que vem apresentando melhora nos índices. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INTERIOR

Cruzeiro do Sul inicia vacinação de pessoas entre 49 e 40 anos

Publicado

em

Por

A vacinação contra covid-19, em Cruzeiro do Sul, segue adiantada. Nessa semana, a prefeitura do município anunciou vacinação para pessoas entre 49 e 40 anos.

Todos os postos de vacinação da zona urbana estarão vacinando, a cada dia um grupo será atendido. Já a partir desta segunda-feira, 14, terá início a vacinação para população de 49 e 48 anos, que segue – em ordem decrescente – até sábado com as pessoas de 41 e 40 anos.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul tem conseguido aplicar com rapidez as doses de vacina que chegam ao município, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até o momento, a maioria das doses recebidas já foram aplicadas.

Para o médico e secretário de saúde do Município, Dr. Agnaldo Lima, isso vem acontecendo pois Cruzeiro do Sul tem priorizado a vacinação: “Nosso prefeito tem sido muito firme ao dizer que a vacina é o maior objetivo do trabalho. Nossas equipes absorveram isso e estão trabalhando com muito compromisso”. E seguiu: É claro que tudo depende das vacinas que chegam, mas quando chegam, nós procuramos ser rápidos e não deixar vacina parada. Afinal, quanto mais rápido vacinarmos, mais chance de virar essa página terrível da pandemia”, disse o médico.

O prefeito Zequinha Lima falou sobre o processo de vacinação no município: “Entendemos que nada é mais importante que a vacina. E acredito que o mínimo que podemos fazer é sermos rápidos e eficientes quando chegam as doses na nossa cidade. É só isso que estamos procurando fazer”. E continuou: “A vacina é a esperança, o caminho para que possamos controlar a covid-19 e salvar vidas”, disse o prefeito.

Com informações de Juruá em Tempo.

Continuar lendo

POLÍCIA

Iapen divulga nome e nota sobre tentativa de fuga em massa no presídio

Publicado

em

Por

Antônio Carlos Siqueira da Silva Junior é o detento que conseguiu fugir do presídio na madruga desta terça-feira, 15. A confirmação foi feita pelo Instituto de Administração Penitenciária do Estado. O Iapen também divulgou nota sobre o caso.

Veja a nota:

Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que;

  1. Por volta das 3h20 desta terça-feira, 15, oito presos que cumpriam pena na cela 5 do pavilhão P do Complexo Penitenciário de Rio Branco tentaram fugir da unidade. Eles cavaram um buraco na parede da cela, por onde saíram;
  2. Dos oito presos, seis foram contidos de imediato e outros dois conseguiram alcançar a área externa ao presídio, utilizando cordas feitas com lençóis;
  3. Durante os procedimentos, disparos de alerta foram feitos e um dos dois detentos foi atingido, sendo então encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por cirurgia e já se encontra estável.
  4. Apenas o detento Antonio Carlos Siqueira da Silva Junior conseguiu empreender fuga e os policiais penais continuam as buscas na área de mata do entorno do presídio na tentativa de recapturá-lo.

Rio Branco – Acre, 15 de junho de 2021.

Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen

Continuar lendo

INTERIOR

Bombeiros encontram corpo de adolescente que tentou cruzar rio Tarauacá a nado

Publicado

em

Por

O corpo do adolescente João Pedro de Sousa Leandro, de 17 anos, foi achado no final da manhã desta segunda-feira (14) por bombeiros de Tarauacá. O rapaz estava desaparecido desde a tarde desse domingo (13) quando tentou atravessar o Rio Tarauacá, interior do Acre, a nado.

Amigos do rapaz relataram que estavam nadando no manancial quando resolveram atravessar. Foi então que ao chegarem do outro lado, eles perceberam que o adolescente tinha sumido.

O cadáver de João Pedro foi achado no fundo do leito do rio, segundo o comando do Corpo de Bombeiros. “Estava próximo do local onde sumiu. O rio tem bastante galhos, mas foi achado no fundo do leito mesmo”, explicou o Corpo de Bombeiros de Tarauacá, tenente Jailton Figueiredo.

As equipes iniciaram as buscas logo após o acionamento. Ao chegar a noite, os trabalhos foram suspensos e retornaram na manhã desta segunda.

Adolescente morreu afogado no Rio Tarauacá e corpo foi achado nesta segunda-feira (14) — Foto: Arquivo pessoal

Com informações do G1.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas