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2024: assistência social de Rio Branco avança com novas estruturas e serviços de referência para a comunidade.

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Durante o ano de 2024, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), consolidou avanços significativos na execução de políticas públicas em Rio Branco, especialmente através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O ano foi marcado pelo fortalecimento das equipes, pela ampliação dos serviços e por resultados que fizeram deste, o melhor período da atual gestão.

Com oito unidades distribuídas pela cidade e uma equipe composta por cerca de 230 profissionais entre técnicos, estagiários e terceirizados, os CRAS comprovou ser a principal ferramenta no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Os atendimentos relacionados à renda, como o Cadastro Único para Programas Sociais e o Bolsa Família, continuam entre os mais procurados. Além disso, serviços como cadastro para desconto na conta de luz, por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, e a emissão da Carteira do Idoso, são facilitados para milhares de cidadãos.

Mas a atuação dos CRAS está muito além dos benefícios relacionados a renda. Em 2024, as unidades intensificaram o trabalho também do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que envolve acompanhamento familiar, visitas domiciliares, orientações e encaminhamentos para redes de apoio. De acordo com o Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS), esses serviços alcançaram quase 30 mil famílias com mais de 85 mil atendimentos esse ano, promovendo mais do que assistência: ajudaram na reconstrução de trajetórias e na garantia de direitos.

O secretário da SASDH, Wellington Chaves, destacou o papel fundamental das equipes no sucesso desse trabalho.

“Os objetivos alcançados em 2024 são reflexo de um esforço coletivo e de uma gestão municipal comprometida com as pessoas, com a população. O CRAS não é apenas um ponto de atendimento, eles tem sido um espaço de acolhimento e transformação. O resultado que tivemos esse ano é mérito dos nossos profissionais e da confiança das famílias que buscaram nosso apoio”, afirmou.

Outro destaque foi o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que promove atividades para crianças, mulheres, idosos e gestantes. Esse ano, mais de 5 mil pessoas participaram de oficinas culturais, rodas de conversa e atividades de lazer.

“Esses encontros fortalecem os laços sociais, ajudam a reduzir o isolamento e promovem a troca de experiências. Temos uma assistência social que vai além da renda e que está chegando às pessoas”, comentou Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH.

Nos últimos seis meses, a evolução foi ainda mais visível, com um aumento nos atendimentos e ações. Isso incluiu a ampliação do trabalho, por meio da efetivação de 87 novos servidores públicos efetivos, fortalecendo o atendimento socioassistencial, como também psicossocial, reforçando que o CRAS não é apenas um ponto de acesso a benefícios, mas também um espaço de escuta, acolhimento e convivência.

Além do trabalho desenvolvido nos CRAS, 2024 foi marcado por importantes mudanças estruturais, como a reforma e o reordenamento dos serviços no Centro Pop, que agora oferece atendimentos mais qualificados às pessoas em situação de rua.

A Casa de Passagem para Migrantes foi transferida para uma nova sede, garantindo maior conforto e dignidade às famílias atendidas. Outro ponto muito positivo alcançado no tema “Acolhimento”, foram a mudança de sede do Serviço de Acolhimento Familiar para um local mais moderno e a reforma total da unidade de acolhimento para crianças e adolescentes do sexo masculino, afastadas do convívio familiar, Casa do Sol Nascente, que agora oferecem melhores condições de trabalho para os funcionários e maior conforto aos acolhidos.

Em se tratando da área de segurança alimentar e nutricional, o Restaurante Popular produziu aproximadamente 140 mil refeições ao longo do ano, consolidando-se como referência na região Norte. O equipamento tem sido fundamental no combate à insegurança alimentar e nutricional em nossa capital.

“A política de segurança alimentar em Rio Branco tem ido além de oferecer refeições. Ele se transformou em uma política pública eficiente e essencial para garantir o direito básico à alimentação e dignidade”, destacou Ivan Ferreira.

Ainda segundo informações do DGSUAS, a Proteção Social Especial, que trabalha em casos mais complexos de vulnerabilidade, envolvendo pessoas ou famílias, também teve números de destaque, esse ano especialmente com as atuações do dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Parque e Manoel Julião, que registraram cerca de 15% de atendimentos a mais que o ano anterior.

Para Wellington Chaves, a superação de desafios foi a grande marca do ano. “Mesmo diante de adversidades, conseguimos alcançar mais famílias e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado. Isso só foi possível porque na gestão do prefeito Tião Bocalom, estamos trabalhando em equipe, com foco em soluções e com uma visão clara do nosso papel na construção de uma sociedade mais justa”, concluiu.

O prefeito Tião Bocalom destacou o compromisso da gestão em cuidar das pessoas, mesmo diante dos desafios enfrentados ao longo do mandato.

“Sempre dissemos que esta é uma gestão para cuidar de pessoas, e isso ficou claro durante esses anos. Mesmo nos momentos mais difíceis, como as alagações e enxurradas, estivemos ao lado da população, trabalhando para garantir dignidade e apoio. Esse esforço nos deixa orgulhosos e certos de que estamos no caminho certo. Em 2025, vamos continuar ampliando nossas ações para alcançar ainda mais famílias que precisam da nossa assistência”, afirmou.

Com o fechamento do ano, a SASDH já projeta os próximos passos para 2025, buscando ampliar o alcance das ações e manter o compromisso com a qualidade do atendimento. Em 2024, o que se viu foi mais do que assistência e sim a reafirmação do papel da gestão pública em transformar vidas e aproximar a comunidade do poder público.

 

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