ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAC participa de reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira em Brasileia
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta terça-feira, 26, da reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional (GGIF-I). O encontro ocorreu no município de Brasileia e contou com a presença da procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, e da promotora de Justiça Pauliane Mezarbaba.
A reunião foi conduzida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e teve como objetivo discutir ações de combate aos crimes nas regiões de fronteira do Acre. Este foi o primeiro encontro do GGIF-I de 2024.
Foram apresentados os resultados das operações policiais integradas realizadas no Acre, no Departamento de Pando, Bolívia, e também em Puerto Maldonado, no Peru.
Rita de Cássia Nogueira destacou que, apesar dos benefícios das regiões fronteiriças, como o livre comércio e o intercâmbio cultural, há também pontos de vulnerabilidade que merecem atenção e uma atuação conjunta dos órgãos competentes.
“Nenhum país sozinho é capaz de solucionar os problemas na área da segurança pública nas regiões de fronteira. É necessária uma cooperação entre os governos, tanto do governo brasileiro, por intermédio do governo do Acre, como dos governos boliviano e peruano, e nós temos esse acordo de cooperação de esforços. Juntos podemos construir um sistema de gestão verdadeiramente integrado, eficiente e benéfico para proteger os nossos cidadãos”, disse.
A promotora de Justiça Pauliane Mezarbaba enfatizou que o MPAC tem contribuído com ações de combate aos crimes nas regiões de fronteira e reforçou a importância da colaboração entre as instituições para mitigar o avanço do crime organizado.
“Participamos dessa reunião, oportunidade em que foram apresentados significativos resultados da atuação conjunta das forças de segurança pública. Isso demonstra a importância de uma atuação integrada no combate ao crime na fronteira, e o Ministério Público vem acompanhando, inclusive com apoio a projetos para melhoria da atuação do GEFRON, assim também na agilidade, com o respeito ao devido processo legal, nas manifestações das operações realizadas pelo grupo”, ressaltou.
O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado do Acre, coronel Evandro Bezerra, destacou que o intercâmbio entre as forças de segurança dos países que fazem fronteira com o Acre é fundamental para uma boa atuação no combate aos crimes transfronteiriços.
Também participaram do encontro representantes das Forças Policiais do Peru e da Bolívia, do Ministério da Justiça, do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC).