GERAL
Inserção Econômica: Ranking da região Norte coloca o Acre na penúltima colocação
Por Wanglézio Braga
O Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na semana passada, colocou o Estado de Rondônia como líder na Região Norte no indicador de inserção econômica. No mapa geral, o estado vizinho ficou ainda com a 3ª colocação no ranking geral do país. No quadrante norte, a lista segue da seguinte maneira: Roraima (2°), Tocantins (3°), Pará (4°), Amazonas (5°), Acre (6°) e Amapá (7°).
O destaque recebeu comemoração por parte do governador de Rondônia, Marcos Rocha (UB) que ao usar as redes sociais para afirmar: “Aqui em Rondônia não falta emprego!”. Somos o primeiro lugar da região norte em ocupação econômica! Isso é prova que o nosso Estado tem gente honesta, trabalhadora e claro investidores que acreditam no nosso potencial. Um Estado com gente feliz, é um Estado que gera oportunidades de trabalho e crescimento!”, escreveu.
O ranking, que utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera a proporção de ocupados em relação à população economicamente ativa (PEA) de cada estado e compõe o pilar de Capital Humano do estudo.
“O pilar de Capital Humano, por sua vez, avalia não apenas o nível educacional da mão de obra, mas também sua inserção no mercado de trabalho e o impacto sobre a produtividade. Com ele buscamos oferecer uma visão mais abrangente das dinâmicas de trabalho em cada estado”, explica a CLP.