ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Operação Metaverso do Ibama investiga 16 empresas suspeitas de exploração ilegal de produtos florestais no Acre
A Operação Metaverso do Ibama de combate à exploração ilegal de produtos florestais realizada no Distrito Federal e em oito estados, incluindo o Acre, desmontou um esquema de fraude para “legalizar” madeira extraída ilegalmente de Unidades de Conservação, Terras Indígenas, áreas públicas e propriedades privadas. O Ibama já aplicou 23 autos de infração, que totalizam R$ 33 milhões.
Cerca de 300 empresas estão sob investigação no país, das quais 16 são no Acre e milhares de hectares de terra foram embargadas no Distrito Federal, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Roraima e Tocantins.
Inicialmente foram bloqueados 1,2 milhão de metros cúbicos de madeira e carvão em créditos virtuais no Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais – Sinaflor. Os créditos teriam sido gerados de forma fraudulenta com o objetivo de “legalizar” madeira extraída ilegalmente.
Empresas madeireiras do Acre devem apresentar documentações ao Ibama
Das 16 empresas autuadas, somente duas apresentaram documentação ao Ibama. A Superintendente do órgão no Acre, Melissa de Oliveira Machado, explica que 8 (oito) delas estão situadas em Rio Branco e 8 (oito) no interior, e todas tiveram acesso ao Sistema DOF bloqueado no dia 3 de abril, de forma simultânea, por indícios de irregularidade.
Após a realização das vistorias aos pátios das madeireiras ficou evidenciado um volume de créditos incompatíveis com espaço físico ocupado. Até o momento foram vistoriadas e notificadas doze empresas e apenas duas apresentaram os documentos para análise. As que forem aprovadas na vistoria e apresentem a documentação exigida serão desbloqueadas.
Melissa de Oliveira Machado ressalta ainda que não verídicas as informações da retirada do gado em 5 (cinco) dias das propriedades, todavia informa os produtores para que busquem o órgão para as devidas orientações, já que o uso de terras embargadas é crime.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama.