POLÍTICA
Ministério anuncia infovia conectando, pela internet, Rio Branco a Manacapuru
Por Wanglézio Braga
O Ministério das Comunicações divulgou nesta semana os planos de conectar o norte do Brasil por meio de fibra óptica atravessando os principais rios dos estados. Na proposta original, pela Infovia 06, o Acre será ligado inicialmente com Manacapuru (AM). A engenharia terá cabos compostos por 24 pares de fibra óptica trazendo qualidade e velocidade de internet para moradores do baixo Acre.
Em números, o projeto de ligação entre Manacapuru até Rio Branco, num total de 2.660 km, será feita pelo Rio Purus beneficiando a capital acreana e ainda as cidades de Anori, Beruri, Boca do Acre, Lábrea, Pauini e Tapauá.
Mais tarde o MC vai botar em prática o Infovia 8, de Tabatinga (AM) a Cruzeiro do Sul (AC), pelo Rio Juruá, com metas de conectar ainda as cidades de Carauari, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna e Itamarati. São 2.700 km.
Numa coletiva, o ministro Juscelino Filho disse que o investimento total de R$ 1,3 bilhão, o “Norte Conectado” levará conectividade para 59 municípios dos estados do Acre, Amapá (AP), Amazonas, Pará (PA), Rondônia (RO) e Roraima (RR).
“Essa é uma missão dada pelo presidente Lula e estamos realizando investimentos expressivos com enorme progresso em relação a essa meta. Já entregamos duas Infovias e outras seis estão em andamento. Toda essa estrutura irá mudar a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país”, explicou.