ACRE
Pesquisa aponta que vitória de Lula em 2022: Bolsonaro só venceria no Acre e mais três estados
Da redação do AcreNews / Foto: Reprodução
Os principais jornais do país publicaram uma pesquisa realizada pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) sobre a corrida presidencial para 2022. De acordo com os dados, se a eleição para presidente fosse hoje, o ex-presidente Lula venceria a disputa ainda no 1° turno, com 49%, enquanto Bolsonaro aparece com 23%.
Segundo o Ipec, Bolsonaro seria bem-sucedido apenas no Acre, Roraima, Rondônia e Santa Catarina, nas outras unidades da federação, Lula seria eleito ainda no primeiro turno.
O quadro é seguido por Ciro Gomes (7%), pelo governador de São Paulo, João Doria (5%), e pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (3%). Segundo o levantamento, a reprovação a Bolsonaro subiu de 39% para 49% desde fevereiro.
A intenção de voto no ex-presidente Lula é mais expressiva entre os entrevistados que moram no Nordeste (63%), região em que Bolsonaro aparece com apenas 15% das menções – o menor índice entre todas as regiões do país. Lula aparece ainda à frente do presidente entre os mais jovens (53% a 17%); entre os que têm ensino fundamental.
Vale lembrar que a pesquisa está sendo publicada a 16 meses da eleição. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ipec ouviu 2.002 pessoas, em 141 cidades, de 17 a 21 de junho. O nível de confiança é de 95%.
You must be logged in to post a comment Login