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A vida, a carreira e os novos desafios de Pollyana Garcia, atual gestora do Saerb

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Dell Pinheiro

Desde criança, Pollyana Garcia Lima Souza, segue o exemplo de seus avós e pais: o do respeito, da empatia e o da afeição ao próximo. Das responsabilidades, aprendeu cedo com a família, que sempre militou em causas sociais, o do cuidado com as pessoas, dos que mais precisam. A vivência longe dos Seus fez com que ela carregasse e trouxesse em sua bagagem, não a de viagem, mas a da vida, ensinamentos e um extenso currículo profissional em diferentes áreas do seu trabalho, das quais sempre se destacou.

“Nasci em Rio Branco no dia 19 de maio de 1983. Quando tinha entre 16 e 17 anos fui para São Paulo, isso em novembro de 1999, fazer vestibular e acabei sendo aprovada na Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas, local onde morei por 11 anos. Fiz faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e, logo depois, uma pós-graduação em Gestão de Negócios, na Mackenzie. Iniciei minha carreira profissional em Campinas, atuando em áreas residenciais e interiores”, disse Garcia.

Ela ressaltou que pouco tempo depois de sua formação, recebeu um convite para trabalhar como coordenadora de lojistas na expansão do maior shopping de Campinas, de um grupo português. “Acabou virando um case de sucesso dentro da empresa, uma experiência de trabalho marcante.  A partir desse trabalho, fui convidada para participar do time em São Paulo, foi quando me mudei para a capital para desenvolver meu ofício. Então, comecei a cuidar não somente de um shopping, mas dos 11 shopping centers da rede fazendo a interface da empresa com os lojistas, além de análise de projetos e tudo que envolvia a relação lojista e shopping”.

Pollyana falou que após esse trabalho foi convidada para ingressar no setor de eletrodomésticos. “Foi então que entrei na Via Varejo, uma empresa de grande porte, dona das Casas Bahia e Ponto Frio, me tornando gestora de obra da região Sul e Sudeste. Foi um período de grande experiência. Viajava muito, e acabei cobrindo alguns sítios do Nordeste, sempre trabalhando com gerenciamento e coordenação de projetos, e também fazendo a interface da loja com o shopping, com a área comercial, engenharia e fornecedores, sempre focando nessa parte de gestão e gerenciamento”.

A gestora destacou outros trabalhos, sua mudança para o litoral paulista, e da conclusão de uma pós-graduação nos Estados Unidos na área de administração, com ênfase em negócios e gestão. “Depois da experiência na Via Varejo acabei sendo convidada a fazer parte de um grupo que estava fundando uma empresa de shoppings, fazendo esses empreendimentos na região Sul do Brasil. Então, comecei a atuar com coordenação de projetos. Depois, atuei prestando serviço de gestão para construtoras. Em 2015 fui fazer MBA em gestão estratégica focada em varejo com módulo internacional, foi quando morei três meses em Nova York, para concluir mais essa graduação. Passando esse período, resolvi retornar para São Paulo, que sempre foi minha base. Depois fui morar em Santos para ter uma qualidade de vida e buscar novos desafios, local onde permaneci até 2018. Em 2019 ficava entre a capital e o litoral paulista”.

Lima enfatizou que quando regressou a capital paulista foi monitora de cursos da escola de negócios onde fez MBA, começando a trabalhar em uma empresa de tecnologia, iniciando como gestora de projetos e, logo depois, assumindo a convite deles, a área de manutenção e operação, da qual fazia trabalhos de individualização de água, gás e coordenação de projetos ligados a esses setores, tendo como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o principal cliente dessa empresa.

“Mais um desafio, que foi o de trabalhar com água, começando a entrar nessa área de saneamento. Sempre gostei de trabalhar com inovação. Foi nessa época que minha vida deu uma reviravolta, período em que meu avô faleceu em minha cidade natal, Rio Branco, aí decidi ficar um pouco mais perto da minha família. Foi quando pedi o desligamento da empresa em que trabalhava e decidi empreender na capital acreana”.

Desafio na gestão pública

Pollyana também comentou sobre os novos desafios em sua carreira profissional. Atualmente, Lima é a diretora-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). “E, coisas do destino, falo sempre assim. Fui indicada ao cargo após o prefeito eleito de Rio Branco, Tião Bocalom, ter contato com o meu currículo e me convidar para fazer parte de sua equipe. Novamente assumindo um desafio, ainda maior, que é o de gerir uma empresa não de cem funcionários, mas de trezentos. Minha vida sempre foi assim; sempre trabalhando com projetos de grande porte, assumindo áreas novas, diferentes, com desafio de gestão de pessoas e também de parte técnica. E, agora, saindo da gestão privada para a gestão pública”.

Souza disse que aprendeu a trabalhar de forma extremamente técnica e focada em resultados. “Sempre busquei dentro da minha carreira, nos desafios novos que assumo, procurar entender o outro lado, ter a empatia. Esse é o meu grande cuidado; tentar entender a realidade daqui e a realidade das pessoas, a parte mais difícil, porque aplicar regras e procedimentos já é natural para mim, agora, tenho que inserir isso dentro de um contexto e da realidade local. O tempo na gestão pública é diferente da gestão privada. Você poder sim, fazer a diferença e ter uma participação mais ativa com o meu trabalho, buscando soluções para o coletivo, o bem-estar da população de modo geral.  Isso tem sido gratificante para a minha carreira, para os meus desafios como pessoa em querer ajudar o semelhante, ainda mais fazendo isso por meio do meu ofício. O que é uma grande satisfação”, finalizou a gestora.

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Transição: Danilo Lovisaro faz reunião com Ouvidoria e Centro de Atendimento ao Cidadão

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Dando prosseguimento ao calendário de reuniões da transição institucional no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), na manhã desta terça-feira, 18, o procurador-geral de Justiça eleito, Danilo Lovisaro do Nascimento, esteve reunido com integrantes da Ouvidoria Geral e do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

O encontro ocorreu de forma virtual, como medida preventiva ao contágio pelo coronavírus e influenza. Participaram, além da procuradora-geral, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, o ouvidor-geral e ouvidor-geral substituto, promotores de Justiça Leandro Portela e Teotônio Soares Júnior, bem como a equipe de transição.

Na ocasião, Leandro Portela falou sobre o processo de criação da Ouvidoria no MPAC, as atribuições do órgão, entre as quais, o gerenciamento do Portal da Transparência e do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), de modo a fazer cumprir o que está disposto na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Nos últimos dois anos, entre denúncias, solicitações, sugestões, reclamações, entre outras, foram registradas mais de 10 mil manifestações, sendo que grande parte delas está relacionada à pandemia da Covid-19.

Outro órgão auxiliar, o CAC, que também atua como elo entre o MPAC e a sociedade, apresentou relatório de suas atividades, bem como a equipe multidisciplinar que atua no atendimento, orientação e encaminhamento das pessoas que procuram o Ministério Público. Em 2016, o sistema de atendimento adotado pelo CAC foi reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

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DETRAN suspende atendimentos no Acre após servidores testarem positivo para Covid-19

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Por Wanglézio Braga

O Conselho Diretor do Detran-AC aprovou a suspensão do atendimento ao público em todas as suas unidades, tanto na capital quanto no interior, devido a necessidade de desinfecção dos prédios, após servidores de carreira e terceirizados testarem positivo para Covid-19.

Segundo a autarquia, “o procedimento integra as medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19” e “se faz necessário diante do cenário epidemiológico atual”.

Os atendimentos ficarão suspensos a partir de quarta-feira (19), com isso as agendas ao público marcadas para amanhã, quinta-feira (19) e sexta-feira (20) vão ser remanejadas para semanas seguintes.

Em comunicado, o departamento confirma que o atendimento ao público volta a ser realizado, em suas unidades, somente na segunda-feira (24).

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Gladson cancela o Carnaval no Acre e avalia retornar com auxílio aos trabalhadores da Saúde

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Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Em coletiva realizada hoje (18), o governador Gladson Cameli (PP) anunciou oficialmente o Carnaval 2022 no Acre. Na ocasião, o chefe do executivo, manifestou intenção retornar com o um auxílio exclusivo para trabalhadores em saúde do estado tendo em vista que muitos estão “cansados, esgotados” por causa da pandemia.

“Sobre o carnaval, já pode cancelar e recolher o seu trem de pouso (…) Estamos preocupados com quem vai sofrer os impactos financeiros que esse cancelamento vai trazer, mas estamos também preocupados com a saúde da população e o trabalho das equipes médicas (…) não vamos politizar o assunto, levamos em consideração o que diz a ciência”, disse.

Segundo o executivo, um dos motivos para o cancelamento são as informações de um estudo sobre possível aumento dos casos de Covid-19. Também entram nessa cota de justificativa, os surtos de Influenza (H3N2) e de Dengue que tem ocasionado grandes índices na capital, Rio Branco. “Não temos condição de manter o carnaval, tendo em vista as informações que temos sobre o possível aumento dos casos de Covid-19 no mês de fevereiro no estado”, frisou.

Gladson acrescentou ainda que planeja retornar com o auxílio aos trabalhadores da saúde, uma espécie de compensação pelos trabalhos que vem executando durante a pandemia do novo coronavírus. Cameli não informou quando dará uma resposta oficial ou uma data para a liberação do benefício.

“Conversei com uns servidores e pude ver a situação deles. Realmente, merecem e precisam deste bônus, mas fique bem claro que é para a saúde e não para as demais categorias”, comentou.

A coletiva de imprensa foi acompanhada pela Secretária de Saúde, Paula Mariano. Embasada de um estudo, ela ressaltou que os próximos dias são de exponencial aumento no número de casos de Covid-19. Sem muitos detalhes, citou que a segunda quinzena de fevereiro foi o mês previsto para o aumento.

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