Connect with us

ACRE

Fernanda Hassem muda o conceito de política no Alto Acre e passa a ser a vice dos sonhos de quase todo candidatos a governador em 2022

Avatar

Publicado

em

Evandro Cordeiro

A prefeita reeleita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), fez, na semana passada, o lançamento do ano letivo em seu município, no centro cultural Sebastião Dantas, para uma plateia bem reduzida, por razões sanitárias decorrentes da pandemia do coronavirus. Mesmo assim conduziu uma cerimônia charmosa, com muitos atos, e fez um discurso cujo conteúdo parecia ser para espectadores de um estádio. Falou alto, reduziu o tom, se emocionou, e terminou por arrancar sonoro aplauso ao afirmar estar tão empolgada para esse segundo mandato, recém-inciado, quanto quando assumiu o primeiro, em 2017.

Ela parece ter incorporado, em definitivo, a condição de política emergente, embora não aprecie esses títulos. Tudo por pura modesta, uma vez que, ao se reeleger folgadamente, Fernanda passa a ser, naturalmente, uma espécie de liderança política exponencial daquela região onde estão situados os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri, o chamado Alto Acre.
Fernanda de Souza Hassem, aos 39 anos de idade, é um dos poucos nomes surgidos na política recente do Acre capaz de preencher requisitos raros na política, como ter alta capacidade administrativa e popularidade.

O que se seguiu após ela se eleger em 2016 pôde comprovar a gestora diferenciada existente nela. Para se ter ideia, herdou um município destruído. Além de problemas de gestão, que resultaram inclusive em cadeia para seus antecessores, Brasiléia havia sido varrida por uma intempérie natural. Uma das maiores enchentes da história, ocorrida em 2015, transformou a parte baixa da cidade em um cenário de guerra. Ao sentar na cadeira de prefeito, ela descobriu algo mais. Existiam problemas de toda ordem. Ao invés de reclamar, montou a equipe e convocou seus munícipes para um sacrifício. “Foi rápido e nem doeu muito aquele sacrifício”, diz o irmão dela, Tadeu Hassem, uma espécie de esteio de suas gestões. Em menos de dois anos o panorama já era outro.


Com Brasiléia recuperada fisicamente, suas ruas e prédios públicos e privados outra vez coloridos, a autoestima dos moradores gradativamente recuperada, era hora de cuidar das contas. A essa altura, o município era totalmente inadimplente. Com outro esforço concentrado foi questão de tempo para o CNPJ da prefeitura entrar no azul e passar a ser apto para receber investimentos de Brasília. “Esse foi um momento importante para quem pensava em grandes investimentos”, diz a prefeita, que procurou também socorro da parte do governador Gladson Cameli, o que garantiu excelentes resultados, segundo ela, que cita o asfaltamento, finalmente, da avenida Marinho Monte, ocorrido como resultado dessa parceria, entre tantas outras realizações.

REALIZAÇÕES

Com as contas em dia, a prefeita Fernanda Hassem partiu para as realizações. No setor de obras, reabriu mais de mil quilômetros de ramais, adquiriu uma nova frota de maquinas pesadas, reconstruiu pontes e revitalizou totalmente o centro velho de Brasiléia. Na educação implantou o piso nacional do magistério, capacitou professores, recuperou fisicamente toda a rede escolar, ganhou nota máxima no IDEB, complementou a merenda escolar, e terminou campeã do prêmio nacional gestão escolar. Tem uma gama de outros feitos nos mais diversos setores, como a melhora da relação com a Câmara de Vereadores.


O sucesso na gestão foi fundamental para a reeleição. Com 49,46%, Fernanda bateu adversários fortes como a ex-prefeita e ex-deputada Leila Galvão, que disputou pelo MDB. Além da reeleição ela se cacifa para ostentar o título de liderança regional, certamente pelo conjunto da obra.


Tanto sucesso, não deu outra. Fernanda Hassem é a cereja do bolo de todo cidadão que sonha disputar o governo em 2022. Já foi convidada por quase todos para compor como vice, além da promessa de ser a cabeça de chapa onde quiser disputar para deputado federal. Econômica em relação a esse assunto, disse ao Acrenews apenas que, de fato, o Alto Acre já merece estar representado numa chapa majoritária, uma bela deixa para os empreendedores da política. Mas a fala dela não passa disso. Acha que é melhor esperar mais um pouco para falar em eleição e usa o argumento de todos: é momento de cuidar das pessoas, afetadas pela pandemia. Até pela modesta, esse furacão provavelmente não vai virar uma brisa jamais. É só esperar 2022 para ver isso.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Polícia Civil retoma serviço de emissão de Carteira de Identidade na OCA

Avatar

Publicado

em

Por

Por Ascom/PCAC/ Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Acre por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo (IIRHM) retoma suas atividades de emissão de carteira de identidade na manhã desta quinta-feira,13, na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

A retomada dos serviços só foi possível com a mudança da faixa vermelha para amarela em todo o Acre, definida pelo Comitê do Pacto Acre sem Covid na manhã da última terça-feira (11).

Apesar do trabalho de emissão de RGs voltar a funcionar, o atendimento presencial será retomado mediante agendamento, e com funcionamento de no máximo 30% de sua capacidade de atendimento presencial.

Agendamentos

Os agendamentos serão realizados por meio de telefone sem a necessidade do usuário se deslocar ao órgão para efetuar o pedido.

A Polícia Civil disponibiliza 3 (três) números de telefone para agendamento: 3215-2484, 3215-2449 e 3215-2451; e 1 (um) número para consultar se o documento está pronto: 3215-2417.

Todos os agendamentos já realizados antes do encerramento dos trabalhos da OCA serão reagendados pela equipe de atendimento da Policia Civil na Central de Atendimento onde serão feitos os contatos via telefone.

Os atendimentos presenciais retornam, porém, obedecendo todos os cuidados e práticas de higiene recomendados pelos órgãos de saúde.

Continuar lendo

ACRE

Plataforma passa a transmitir imagens de Rio Branco 24 horas e em alta definição

Avatar

Publicado

em

Por

Da Redação do Acre News/ Foto: Reprodução

Se você é daqueles que adora dar uma “espiadinha” no tempo, no clima, com certeza vai adorar essa novidade. Uma parceria entre o portal climático climaaovivo.com.br e o engenheiro e professor universitário, Roberto Feres, permite acompanhar a transmissão de imagens HD, ao vivo, 24 horas por dia, da cidade de Rio Branco. O serviço foi inaugurado nesta quarta-feira (12) e traz além de imagens em tempo real, previsões, notícias e vídeos baseados em conteúdos exclusivos sobre meteorologia.

Ao acessar o climaaovivo.com.br, pode-se conferir gratuitamente, além de Rio Branco, mais de 140 cidades distribuídas em 21 estados brasileiros. Sistema fornece informações relevantes e exclusivas sobre tempo e clima de cada cidade.

Foto: Reprodução

De acordo com o portal, em todo o país, são 140 cidades em 21 estado que transmitem em tempo real as imagens. A ideia nasceu em 2014, quando seu idealizador decidiu fazer uma viagem de última hora. No entanto, precisava saber, com exatidão, como estava o tempo em seu destino. A partir desta necessidade, decidiu desenvolver uma solução para quem deseja ver, ao vivo, as condições do tempo nesta ou naquela cidade.

Por isso, uma plataforma com informações sobre o tempo, ao vivo, é muito útil. Beneficia toda a população, desde pequenas cidades a grandes metrópoles. “Acreditamos que se somarmos às previsões de tempo imagens de vídeo ao vivo, e ainda tivermos a possibilidade de analisar como foi a evolução até o momento, nossas tomadas de decisão poderão ser muito mais precisas”, diz o CEO do Clima ao Vivo, Denilson Rocha.

Acesse a câmera ao vivo em Rio Branco: https://www.climaaovivo.com.br/cidades/ac

Continuar lendo

ACRE

Militares do CBMAC desenvolvem protótipo para salvamento e combate a princípio de incêndio

Avatar

Publicado

em

Por

Por Ascom/CBMAC

Na manhã desta quarta-feira, 12, ocorreu a apresentação oficial do Projeto de “COBERTURA MODULAR PARA CAÇAMBA DE VEÍCULO DE SALVAMENTO” ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Coronel Carlos Batista. O evento aconteceu no 2º Batalhão, em Rio Branco.

Comandante-Geral Coronel Batista juntamente com os idealizadores do projeto, Cabo Borges, Tenente Ruana e Tenente Josadac. Foto: Ascom/CBMAC

O projeto foi idealizado e patenteado por três  bombeiros militares, Tenente Josadac Cavalcante, Tenente Ruana Casas e Cabo Borges, e tem como objetivos:

– Possibilitar o acondicionamento ordenado e em módulos específicos para os equipamentos, permitir a organização dos mesmos segundo a funcionalidade e necessidade de uso e proteger das intempéries climáticas, portanto aumentando sua vida útil;

–  Facilitar a conferência dos materiais nas passagens de serviço – os equipamentos e dispositivos podem ser testados e manuseados sem precisar retirá-los da viatura, graças a grade deslizante e o teto intermediário corrediço;

– Reduzir o tempo de resposta, já que oferece a estrutura necessária, no tocante a distribuição dos equipamentos em módulos específicos, o que facilita o acesso e a retirada para utilização dos mesmos;

– Transportar prancha rígida, abafador, cambão e materiais maiores, uma vez que o teto intermediário corrediço aumenta o comprimento desta superfície, permitindo a acomodação desses dispositivos;

– A cobertura propõe o combate a incêndio ou princípio de incêndio graças ao tanque com agente extintor (água e LGE);

Apresentação da nova viatura ao Comandante-Geral, Coronel Batista. Foto: Ascom/CBMAC.

De acordo com o Tenente Josadac, “o projeto surgiu no início de 2019, com o objetivo principal proteger os nossos equipamentos, que ficavam expostos às intempéries do tempo, na carroceria  da caminhonete,  e aliado a isso, conseguir criar mais espaço na viatura. Parte do planejamento durou cerca de um ano e execução, um ano e dois meses. Hoje, estamos finalizando, e temos uma viatura que consegue acessar os locais em que o caminhão de incêndio não entra, transportando todos os nossos equipamentos, além de levar os equipamentos de proteção individual do combatente” – declarou o oficial.

Nova viatura de Salvamento e Combate a Princípio de incêndio. Foto: Ascom/CBMAC.

O Comandante-Geral do CBMAC, Coronel  Batista afirma que o “Governo do Estado sempre tem buscado atender da melhor forma nossa corporação e uma demonstração disso é o comprometimento e dedicação de nossa tropa. Esse é um momento ímpar na  nossa corporação, gostaria de agradecer imensamente aos idealizadores do projeto, Tenente Josadac, Tenente Ruana e Cabo Borges, pela comprometimento e dedicação de cada militar com a instituição. É algo que a corporação vai tentar fazer aquisições para as demais unidades operacionais” – pontuou.

O CBMAC pretende estender para todos os batalhões da capital e interior a aquisição da nova Viatura e assim igualar o nível de atendimento às nossas ocorrências com maior rapidez e eficácia.

Foto: Ascom/CBMAC.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas