Connect with us

ACRE

Jornalista acreana ganha matéria destaque no jornal Direto do Planalto por se dedicar a cultura

Publicado

em

Graduada em licenciatura plena em música pela Universidade Federal do Acre (UFAC), e especialista em arteterapia, a acreana Katiussi Melo, 38 anos, apaixonada pela cultura,entrou de cabeça, corpo e alma no jornalismo cultural e novos desafios, encontrou-se na profissão e hoje tem ganho espaço e reconhecimento na área.

Tudo começou durante a faculdade quando sentiu a necessidade em divulgar as ações do curso de música, foi então que a jovem acadêmica começou a fazer uma espécie de assessoria e foi tomando gosto pela a dinâmica do fazer cultural e na divulgação do mesmo, e passou a assessorar diversas associações. Depois Katiussiteve a primeira proposta para trabalhar oficialmente no jornalismo, como repórter no site Manchete Agora, além de material escrito a jornalista produzia vídeos na cobertura de eventos culturais. Devido a essa experiência o jovem decidiu se capacitar na profissão pela qual já estava completamente envolvida e hoje faz parte da Federação Nacional dos Jornalistas-  FENAJ.

A curiosidade em conhecer mais a fundo como era feito o telejornalismo foi o start necessário para que a jovem deixasse o comodismo de lado e passou a buscar conhecer mais sobre o jornalismo cultural. “Eu sempre tive o desejo de me formar em artes, sempre fui apaixonada por esse mundo que deixa a vida mais alegre, colorida e nos torna pessoas mais humanas. Quando consegui perceber no Jornalismo uma ferramenta de expandir o mundo das artes não pensei duas vezes. Entrei de cabeça nessa mistura cultural com a informação eaté hoje busco conhecer mais sobre a profissão”.

Como toda conquista requer esforço, com a carreira de Katiussi não foi diferente. Junto com a nova descoberta e o início da faculdade vieram outros desafios. “No início da graduação, meu desafio foi estudar, trabalhar, e cuidar da casa e filhos ao mesmo tempo. Como sempre fui independente dedicava o meu dia inteiro ao trabalho, a casa e a noite para os estudos na faculdade. Era um pouco difícil por conta das atividades extraclasse, mas deu tudo certo”,conta ajornalista.

EXPERIÊNCIAS

Katiussi iniciou sua carreira artística ainda na faculdade em estágios que fez na área. Um deles foi o responsável por colocar a jovem no telejornalismo.  “Por dois anos estagiei na Escola de música do Acre- Emac. Era corrido, mas muito gratificante. Embora na escola atuava com alunos especiais, produção cultural, eu fazia a parte de divulgação dos editais e o assessoramento entre a instituição e a imprensa local, foi importante para o meu crescimento profissional”, destaca.

Atualmente, ele trabalha como assessora de comunicação da Fundação Garibaldi Brasil-(FGB), mas já também deixou sua marca na Fundação Estadual Elias Mansour- (FEM), além de ter atuado como educadora musical em escola privadas. Sobre exercer o jornalismo e ao mesmo tempo ser artista e educadora em diferentes momentos, Katiussi conta que foram linhas distintas com uma rotina de trabalho diferente também.

Ainda sobre o jornalismo cultural, a paixão em exercer a profissão a faz não pensar em sair da área que tem atuado com tanto zelo. “Não me vejo em outras áreas de atuação, porém em 2020 fiquei desempregada e no final do ano surgiu a oportunidade de trabalhar como auxiliar de farmácia em uma unidade de saúde do município de Rio Branco. Foi uma experiência boa, conheci outro mundo e outras pessoas que fiz amizades que contribuíram positivamente em minha vida”.

COVID-19

No atual cenário causado pela pandemia do Covid-19, o jornalismo cultural tem sido de grande importância para todo o mundo. Repórteres e cinegrafistas seguem nas ruas para levar informação à população, o setor cultural foi um dos mais atingidos, artistas sem palco, muitos vendendo suas ferramentas de trabalho para sobreviver. “Nós somos um serviço essencial e fazemos parte de uma das linhas de frente. As pautas estão focadas quase que exclusivamente nesse assunto. Não dá para fugir. As pessoas precisam e merecem saber sobre o que o vírus já provocou até agora. E nós somos a ponte para essa informação, a missão do jornalismo cultural anda na contra mão, pois precisarconscientizar, mas acima de tudo ser suporte para a classe artística divulgar suas artes e ter como aliado no diálogo com o poder público e demais setores”, conta a jornalista.

SAIA JUSTA

A peculiaridade de um acontecimento durante a pandemia tomou as redes sociais e apresentou a muitos o outro lado do jornalismo ao ter criado um canal no Youtubepara divulgação do trabalho da classe artística colocando em prática uma espécie de programa de entrevista onde uma vez na semana recebia artistas de diversos segmentos para falarem sore seus trabalhos e da cultura local. Foi assim que Katiussi ficou conhecida nas redes sociais como a “Diva da cultura” uma forma carinhosa e de reconhecimento pela classe artística que tem na jornalista uma espécie de referência por conta do trabalho realizado com o segmento.

O jornalismoé uma área que exige muita atenção e agilidade durante a execução. Mesmo diante de um turbilhão de informações, é preciso pensar e tomar atitudes rápidas sem prejudicar o conteúdo da notícia a ser informada. Diante disso a jornalista tem sido uma referência na área resgatando de forma interativa, dinâmica e moderna a atual linguagem do jornalismo cultural no Acre.

Em breve, a jornalista Katiussi Melo terá uma página no Direto do Planalto dedicada á cultura acreana, onde manterá a coluna diária “Cultura em Foco Acre”. Seja bem vinda!!!

Por Mariano Maciel

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Aplicativo Meu Imposto de Renda: Consulta Restituição IR 2021 – Pagamentos do 1º ao 5º lote

Aplicativo Meu Imposto de Renda: Confira a seguir como fazer a consulta da sua restituição do Imposto de Renda em 2021 pelo aplicativo, site ou telefone!

Publicado

em

Por

Pronatec

A Receita Federal abriu a consulta da Restituição IR 2021. Todos os brasileiros que querem verificar a sua situação já podem usar os meios para isso: o principal destaque é o aplicativo Meu Imposto de Renda. 

Confira o que foi divulgado oficialmente e como usar o app para consultar rapidamente a sua situação. Entenda a seguir como vai funcionar o pagamento dos valores e quem poderá ter o pagamento a partir do dia 30 de junho. 

Receita Federal Restituição 2021

Finalmente está aberta a consulta da restituição da Receita Federal 2021. Todos aqueles que vão receber o segundo lote dos pagamentos já podem conferir todos os detalhes sobre o pagamento que vai acontecer em conta bancária declarada pelo contribuinte. 

De acordo com a Receita, a restituição do Imposto de Renda 2021 vai acontecer para 3,4 milhões de brasileiros e o valor total desses retornos vai chegar a R$ 6 bilhões. Como acontece todos os anos, os valores são separados em lotes específicos. 

Esse primeiro lote de restituição do IRPF 2021 beneficiou quem tem prioridade. Por isso é importante saber como consultar os valores corretamente. 

Receita Federal Restituição 1º Lote Quem recebeu

Se você ainda não sabe quem recebeu a restituição da Receita Federal no 1º lote, fique ligado. Foi definido quem é o primeiro grupo a receber no primeiro mês dos pagamentos de acordo com prioridades.  

Confira a seguir quem tem direito ao 1º lote da restituição do IR em 2021:

  • Idosos; 
  • Pessoas com deficiência; 
  • Professores; 
  • Contribuintes que enviaram a declaração primeiro (no início do prazo de entrega). 

Os pagamentos do 1º lote da restituição da Receita Federal aconteceram no dia 31 de maio. 

Consulta Restituição Imposto de Renda 2021

A consulta da restituição do Imposto de Renda em 2021 abriu no dia 24 de maio. A partir de agora todos os brasileiros que fizeram a declaração devem ficar atentos para verificar qual é a sua situação. 

Existem três formas de fazer a consulta da restituição do IRPF em 2021:

  • Consulta pelo site da Receita Federal; 
  • Receitafone 146; 
  • Aplicativo Meu Imposto de Renda 2021

A última opção é a mais rápida, por isso muitas pessoas estão baixando o app. 

Como fazer consulta restituição Meu Imposto de Renda

Para facilitar, vamos trazer um passo a passo rápido sobre como fazer a consulta da restituição pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. O processo é rápido e o login deve ser feito uma única vez. 

Confira como fazer consulta da restituição Receita Federal pelo aplicativo:

  • Para fazer a consulta da restituição do IRPF com o CPF baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda (em lojas dos sistemas iOS ou Android); 
  • Depois de baixar é só abrir o app e adicionar CPF e data de nascimento; 
  • No primeiro acesso você vai precisar adicionar um código de segurança (exibido no app); 
  • Você pode fazer o login usando a senha e CPF do GOV.BR; 
  • Depois de acessar você vai ver as declarações dos últimos cinco anos; 
  • Clique na última declaração para ver mais detalhes. 

Quem quiser consultar a restituição do IRPF 2021 pelo site precisa acessar o site de serviços da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

Quando sai o segundo lote do Imposto de Renda 2021

Agora outra questão está surgindo com frequência: quando sai o 2º lote do Imposto de Renda em 2021? Com o primeiro pagamento feito, o próximo grupo recebe cerca de um mês depois. 

O pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda acontece no dia 30 de junho. Confira o cronograma completo abaixo.

Importante:

Restituição imposto de renda 2º lote – deverá ser disponibilizado para grupos prioritários e para aqueles que entregaram primeiro as documentações.

Calendário Restituição Receita Federal 1º, 2º, 3º, 4º, 5º lotes

Por fim, também é importante ficar atento para as datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda para todos os lotes em 2021. Os valores são disponibilizados de acordo com o lote específico e situação de cada trabalhador. 

Confira como ficou o calendário dos pagamentos da restituição do IRPF em 2021 para 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lotes:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Continuar lendo

ACRE

“Nunca fui tão vaiada na minha vida”, diz manifestante após ato contra Bolsonaro em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Um áudio vazado de um grupo de manifestantes que participaram do ato contra o presidente Jair Messias Bolsonaro na manhã deste sábado (19), relatou um pouco da situação que os manifestantes enfrentaram em algumas ruas de Cruzeiro do Sul. 

“Gente, a gente foi até o beco do mercado, a gente foi tão vaiado, quiseram até tacar um pau na gente (sic)”, disse uma das manifestantes em um dos áudios vazados.

Em outro áudio, a garota que não foi identificada, reclama das vaias recebidas durante a manifestação.

“Nunca fui tão vaiada em toda a minha vida, mas também não fiquei calada”, destacou.

A manifestação contra o presidente reuniu cerca de 100 pessoas, que percorreram algumas ruas do Centro com cartazes e gritos contra o presidenciável e a favor de vacinas para a população. 

Com informações de O Juruá em Tempo.

Continuar lendo

ACRE

Governo divulga nomeação de aprovados em concurso público da Educação, confira

Publicado

em

Por

Agência AC

O governo do Acre divulgou nesta sexta-feira, 18, a nomeação de 61 candidatos aprovados no concurso público para a formação de cadastro de reserva da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). O anúncio faz parte das onze medidas pactuadas pelo governador Gladson Cameli de valorização e melhoria das condições de trabalho dos servidores da  Educação.

Os convocados são das áreas de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Português, Química e Artes Cênicas (Teatro, Música e Artes Visuais). Ao todo, serão 11 municípios atendidos: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Jordão, Brasileia, Feijó, Mâncio Lima, Porto Acre, Senador Guiomard, Acrelândia e Sena Madureira.

Os candidatos nomeados têm até 30 dias para a apresentação dos documentos pertinentes ao cargo e a efetiva assinatura do termo de posse.

Ainda nesta última semana, o governo do Estado publicou a lista de 328 professores aprovados nos processos seletivos para a Educação do Campo, de 2020, e para atender as necessidades do Programa Asas da Florestania, de 2018.

Confira o Edital AQUI.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas