ESPORTE
Acreano conquista acesso à superliga do vôlei nacional e fala dos sonhos ao Acrenews

O acreano Dayan Barros, 24 anos, conquistou pela segunda vez em sua carreira como jogador de vôlei, acesso a superliga nacional, com o JF Vôlei, time mineiro. A equipe de Juiz de Fora conseguiu o feito nesta terça-feira (13), após vencer novamente o Aeroclube (RN) no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), na semifinal da Superliga B, no tie-break, com parciais de 25/20, 18/25, 20/25, 27/25 e 15/10.

O triunfo manteve a invencibilidade histórica da equipe na competição, fechou o confronto melhor de 3 contra o clube potiguar e também rendeu classificação à decisão da segunda divisão nacional. A disputa do título ainda não tem data definida, mas será em jogo único, conforme regulamento, diante do Brasília Vôlei/Upis, com mando da equipe mineira.



Dayan, que é filho do histórico zagueiro Carlão (Carlos Barros), do Rio Branco Futebol Clube, disse ao Acrenews na manhã desta quarta-feira que a conquista lhe trás à cabeça sonhos mais altos. “É a segunda vez que consigo o acesso a Superliga. A primeira foi em Blumenau. Estou muito feliz. Está sendo uma temporada incrível. Tenho crescido cada vez mais. Acredito que estou na direção certa. Estou muito grato por ter chegado até aqui. Estou muito grato em estar em Juiz de Fora”, disse, por telefone.

ESPORTE
Sexta de gols, cambalhota e coraçãozinho nos Jogos Escolares

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
Com goleadas, cambalhota e até coraçãozinho, a disputa da 5ª rodada da modalidade de futsal dos Jogos Escolares sacudiu na manhã e tarde desta sexta-feira (1º) a galera presente nas arquibancadas dos ginásios esportivos do Centro Integrado de Esportes (CIE) e do Álvaro Dantas. Um total de 97 gols em 15 partidas foram anotados, proporcionando uma média de 6,46 por jogo.

Com o torcedor vibrando nas arquibancadas do ginásio Álvaro Dantas, o duelo envolvendo as escolas Raimunda Pará e Wilson Barbosa, ambas da Cidade do Povo, registrou o maior número de gols durante a sexta-feira (1º): um total de 15, com vitória da primeira equipe por 14 a 1. Também digno de registro durante a partida foi a cambalhota do atleta da equipe vencedora após ele marcar o 13º gol da Escola Raimunda Pará.


Os jogos da categoria sub-17 masculina começaram com a vitória do Glória Peres sobre o Boa União por 7 a 1. Outros confrontos apresentaram os seguintes resultados: EJORB 3 x 1 AME, Sigma 1 x 5 Colégio Meta, Lourival Pinho 1 x 3 Heloísa Marques, José Rodrigues Leite 8 x 3 Frei Heitor, Ester Maia 1 x 1 Carlos Casavecchia e Ceja 0 x 3 João Aguiar. Pelo naipe feminino, vitória avassaladora do Leôncio de Carvalho sobre a Escola Raimunda Pará pelo placar de 9 a 1.



No Centro Integrado de Esportes, local das partidas da categoria sub-14, o destaque ficou por conta da boa vitória do Colégio Acreano sobre o Colégio Dom Pedro por 5 a 0. No jogo de abertura, a Escola Raimundo Hermínio de Melo venceu, de virada, o Dom Pedro II por 3 a 2. Outros três jogos foram realizados: ABC 1 x 3 São José, Águia do Saber 1 x 3 Colégio Ame e Diogo Feijó 1 (4) x 1 (5) Frei Heitor. Pelo naipe feminino, vitória da Escola Carlos Casavecchia sobre Frei Heitor por 1 a 0.














Regra inclusiva
Entre as regras do regulamento da modalidade de futsal, categoria sub-14, está à inclusão obrigatória dos atletas presentes na súmula na quadra de jogo por um período mínimo de sete minutos e meio. O professor Marcelo Fontinele, da coordenação dos Jogos Escolares, comentou que a regra é importante no sentido participativo e inclusivo dos estudantes inscritos na competição. “É uma norma do regulamento bem bacana no sentido de inclusão e, as equipes participantes, aceitaram com simpatia essa cláusula”, disse Fontinele.

Fique sabendo
A modalidade de futsal conta com a participação expressiva de 72 equipes. O recorde de presentes está na categoria sub-17, com a inclusão de 31 equipes masculinas, 11 a mais do que a categoria sub-14. A modalidade conta ainda com a inscrição de 21 equipes do naipe feminino divididas nas categorias sub-14 e sub-17.
ESPORTE
Sub-17 terá dez clubes; São Francisco é a baixa de última hora
O Andirá, atual campeão da categoria, abre a competição contra o Sena Madureira

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
Com a desistência de última hora do São Francisco, o Campeonato Acreano de Futebol Sub-17 terá a presença de 10 clubes brigando pela taça de campeão da temporada 2022. O torneio começa no próximo dia 16 de julho, com dois jogos no estádio Florestão: Andirá x Sena Madureira (14h) e Plácido de Castro x Humaitá.
No arbitral técnico ocorrido na tarde dessa quinta-feira (30), numa das salas da Federação de Futebol do Acre (FFAC), os dirigentes de clubes aprovaram o regulamento da competição e entre os itens aprovados consta a divisão dos clubes em dois grupos: Andirá, Sena Madureira, Rio Branco, Galvez e Atlético Acreano (Grupo A); Plácido de Castro, Humaitá, Vasco da Gama, Adesg e Independência (Grupo B).
De acordo com o diretor de competições da FFAC, Leandro Rodrigues, as dez equipes participantes estão divididas em duas chaves, com os clubes jogando a primeira fase dentro dos seus respectivos grupos e avançando os quatro melhores às quartas-de-final.
Clube católico fora
Semifinalista na disputa do Campeonato Acreano de Futebol Sub-20, o São Francisco, após confirmar presença na disputa do Sub-17, resolveu mudar de ideia e desistir da competição. O professor Erismeu Silva, membro da comissão técnica do clube católico, explicou que houve uma reunião envolvendo as pessoas da base do clube e decidiram pela não participação da agremiação na competição. Erismeu falou que o clube católico enfrentou dificuldades para montar uma equipe com atletas locais e, como não existem condições financeiras para buscar jogadores de outros centros, o jeito foi desistir da competição.
PARTICIPANTES
GRUPO 1
Andirá
Sena Madureira
Rio Branco
Galvez
Atlético Acreano
GRUPO 2
Plácido de Castro
Humaitá
Vasco da Gama
Adesg
Independência
1ª Rodada
16/07
Local: Florestão
14h – Andirá x Sena Madureira
16h – Plácido x Humaitá
ESPORTE
Jogos Escolares teve show de gols no Álvaro Dantas e CIE

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
Os ginásios esportivos do Centro Integrado de Esportes (CIE) e do Álvaro Dantas foram palcos durante essa quarta-feira (29) de 15 partidas de futsal pela fase municipal dos Jogos Escolares. A rodada contou com boa presença de público nas arquibancadas, goleadas e alguns jogos disputadíssimos não faltaram durante o desenrolar das partidas.

A modalidade de futsal conta com a participação expressiva de 72 equipes. O recorde de presentes está na categoria sub-17, com a inclusão de 31 equipes masculinas, 11 a mais do que a categoria sub-14. A modalidade conta ainda com a inscrição de 21 equipes do naipe feminino divididas nas categorias sub-14 e sub-17.


Com o torcedor mostrando empolgação nas arquibancadas do ginásio Álvaro Dantas, as equipes sub-17 masculinas dos colégios Tiradentes e João Calvino fizeram um jogaço e o equilíbrio foi a tônica da partida (2 a 2). A igualdade no placar levou as equipes para as cobranças de pênaltis, sendo que o colégio protestante venceu por 2 a 0. Veja os demais resultados da categoria sub-17 masculino: Colégio Acreano 4 x 1 Marilda Golveia, Raimundo Hermínio 2 x 5 CEAN, Santa Maria II 2 x 13 EJORB, Boa União 10 x 7 Rodrigues Leite, Humberto Soares 4 x 3 Sigma, Raimunda Pará 3 x 4 Colégio Meta e Ester Maia 1 x 4 Lourival Pinho. No naipe feminino, em jogo isolado, vitória do Colégio Acreano sobre o Rodrigues Leite por 7 a 0.

No Centro Integrado de Esportes, o destaque ficou por conta da segunda vitória avassaladora na competição da equipe da Escola Mário de Oliveira. Nesta quarta-feira (29), a escola estadual sobrou em quadra e venceu o debutante Colégio ABC por 11 a 0, em jogo válido pela categoria sub-14 masculino. Outros resultados pelo sub-14 foram os seguintes: Carlos Casavecchia 6 x 0 Santa Maria II, Colégio Meta 8 x 0 Batista Betel e Sigam 0 (3) x 0 (2). Já pelo naipe feminino, vitória do Wilson Barbosa sobre Frei Heitor por 3 a 0.






17 modalidades em disputa


Conforme a organização dos jogos, a fase municipal será realizada nas modalidades masculina e feminina e abrangem as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas em disputa: basquete, futsal, vôlei, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo e xadrez.
Na categoria de 12 a 14 anos todas as modalidades esportivas estarão contempladas na competição, inclusive o atletismo adaptado, que terá a participação de atletas paralímpicos. Já na categoria de 15 a 17 anos não haverá as modalidades xadrez e karatê.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”