INTERIOR
Acreano de Cruzeiro do Sul pode se tornar vice-prefeito de Porto Velho se pesquisas confirmarem
Por Wanglézio Braga
Se as pesquisas eleitorais se concretizarem, o acreano Valcenir Alves da Silva, conhecido como pastor Valcenir (PL), poderá ocupar o cargo de vice-prefeito na maior capital em extensão territorial do Brasil, Porto Velho (RO). Aos 47 anos, natural de Cruzeiro do Sul (AC), Valcenir traz consigo uma trajetória marcada por sua dedicação religiosa e envolvimento com a política.
Valcenir integra a chapa de Mariana Carvalho (UB) como candidato a vice-prefeito. Carvalho, que busca a liderança da capital de Rondônia, vê em Valcenir um parceiro que pode fortalecer a gestão com sua experiência e conexão com a comunidade local, especialmente a religiosa. Nas últimas pesquisas, e com as bênçãos do prefeito Hildon Chaves (UB) que não pode concorrer à reeleição por ter dois mandatos, Marina e Valcenir lideram as intenções de votos.
À Justiça Eleitoral ele se declarou como pertencente à cor/raça preta, casado, heterossexual e cisgênero, e possui ensino superior incompleto. Ele também apresentou um patrimônio total de R$ 266.141,15, incluindo uma casa, saldo em conta bancária e um veículo. Esta não é a primeira vez que ele se candidata a um cargo público — em 2012, concorreu ao cargo de vereador de Porto Velho pelo PDT.
Formado em teologia, Valcenir é especialista em exegese bíblica e grego, além de ser autor e coautor de livros sobre casamento. Ele tem se destacado pelo seu profundo envolvimento em projetos sociais nas comunidades mais necessitadas de Porto Velho, com ênfase no atendimento e cuidado dos mais vulneráveis.
Desde 2007, ele exerce o cargo de pastor na Igreja Missionária Catedral da Família. Casado com Cida, é pai de nove filhos e avô de dez netos. Valcenir também já presidiu o Conselho de Pastores de Porto Velho (COMEP) em três mandatos. Atualmente, ocupa a função de superintendente do Distrito Norte Rondônia da Igreja Missionária Unida do Brasil.