Connect with us

ACRE

Após atender 11 mil ribeirinhos do Acre e região, Navio Montenegro atraca no Porto de Manaus

Publicado

em

Da redação do AcreNews / Foto: Reprodução

Chegou ao fim a 21ª edição da “Operação Acre” realizada pela Marinha do Brasil por meio do Navio de Assistência Hospitalar Montenegro. A embarcação que possui uma excelente estrutura de hospital móvel atendeu mais de 11 mil pessoas nas regiões de difícil acesso no Acre, na calha do Juruá, no período de 90 dias. O navio chegou a Manaus, capital do Amazonas, no último final de semana.

Segundo a Marinha, enquanto esteve navegando pelos rios do Acre e região, a equipe conseguiu realizar 56 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, atendendo a um público total de 11 mil pessoas em inúmeras comunidades. 

As operações assistenciais na região amazônica tiveram início em 1984. O Navio presta atendimento às populações ribeirinhas por ocasião de suas passagens pelas localidades. A bordo, há uma equipe de saúde que atua nas áreas médica e odontológica, podendo realizar exames laboratoriais de análises clínicas, dermatológicos e radiológicos, além de partos, pequenas cirurgias, tratamento odontológico e vacinação em larga escala.

O navio possui, ainda, quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Como diferencial, o “Doutor Montenegro” tem um equipamento de raio-x com conversor de imagem digital, um mamógrafo e capacidade de comunicações via satélite.

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então governador Orlei Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC. Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, a Marinha do Brasil e o Governo do Estado do Acre, ficou decidido que o Navio seria transferido para a Marinha, por contrato de Cessão de Uso, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio de 2000.

A Marinha escolheu o nome “Doutor Montenegro” para o navio, como uma justa homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro: um homem simples, de poucas e boas palavras e sempre disposto ao trabalho. Assim, pode-se definir o perfil do médico que dá nome ao navio, nascido na cabeceira do Rio Liberdade, em 14 de março de 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas