Connect with us

POLÍTICA

ARTIGO | Jovens na política: protagonistas da sua história

Publicado

em

Thiago Elias

É muito comum ouvirmos numa roda de amigos, a palavra “mudança”, tendo em vista que convivemos com velhos hábitos e costumes na política. Entretanto, a mudança não ocorre da noite pro dia, necessitando de tempo e apoio para que possamos concretizá-la. E a mudança passa sim pelas mãos da Juventude, onde é neste público que podemos saber os anseios da população de 15 a 29 anos (idade segundo o estatuto da juventude).

Em 2018, tivemos em todo o Brasil mais de 5 milhões de eleitores com idade de 16 a 29 anos, muitos desses indo votar pela primeira vez. Por isso, venho neste artigo falar da minha experiência própria de 2018, onde fui candidato a deputado estadual sendo o mais jovem do país, com 21 anos de idade.

No convite para completar a chapa do meu partido, fiquei bastante temeroso, pois só havia participado de eleições pedindo voto a terceiros, mas nunca para minha humilde pessoa. Aceitei o desafio e fui em frente, com a utopia da palavra que contém no começo do nosso texto: “mudança”.

Saí desbravando o Acre inteiro, de Rio Branco a Mâncio Lima, no pálio do meu pai, Manoel Melo, ano 2010. Conversei com as pessoas, tentando contagiar meus sonhos e anseios, mas sem estrutura nenhuma de campanha.

Comecei com todo o gás a pré campanha, estava fatigado no começo da campanha oficial, e do meio pro final já estava totalmente desgastado. Confesso que pensei em desistir, pois olhava um cenário desfavorável e completamente injusto, perante as grandes estruturas que encontrava de outros candidatos.

No dia das eleições, na apuração obtive 258 votos, no qual sou muito grato a Deus e a cada pessoa que acreditou no meu trabalho. Estagiário, sem estrutura nenhuma e somente com os sonhos, consegui esses votos. O melhor de tudo, foi conhecer a realidade do nosso Acre, os problemas do meu querido estado e a vontade de ajudar se multiplicou ainda mais.

Portanto, jovem, se você sonha em ter um cargo no executivo ou legislativo, vá em frente pois precisamos ainda mais estarmos inseridos nos espaços de poder. É pela política que colocamos remédio nos postos de saúde, merenda nas escolas das crianças, se terá ou não vacina, construção de prédios e vias públicas… É neste meio que mudamos a vida das pessoas.

Todavia, precisamos também de apoio dos partidos no qual iremos nos filiar, pois precisamos deste “voto de confiança” partidário. Lembrando que não somos somente o amanhã: somos o hoje e o amanhã. Então, não vamos postergar a inserção dessa juventude boa na política. A mudança está em cada um de nós!

Thiago Elias é formado em Administração; Pós graduado em Docência do Ensino Superior; ex secretário de juventude da Prefeitura Municipal de Rio Branco; foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2018 e coordenou a Pastoral da Juventude na paróquia Santa Rita de Cássia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas