Connect with us

ARTIGO

ARTIGO | Raio X: Polícia Penal Acreana

Publicado

em

Por Adriano Marques

No Acre presídios abrigam aproximadamente 8.500 presos, sob a custódia de 1.156 policiais penais.

A RECENTE POLÍCIA PENAL

A Polícia Penal é um órgão permanente, organizada e mantida pelo Poder Público, estruturada em carreira de cargo único de nível superior, essencial à segurança pública, e destina-se ao combate do crime organizado nos estabelecimentos penais e medidas de enfretamento às infrações penais e demais ações afetas a segurança pública, mediante o exercício do poder e da atividade da polícia nas áreas de interesse do Poder Público.

COMO É ESTRUTURADO O CARGO DE POLICIAL PENAL NO ESTADO DO ACRE?

O cargo de Policial Penal compreende atividade de natureza típica e exclusiva de Estado e será exercido em regime de dedicação integral e exclusiva, sendo estruturado nas seguintes classes:

I – Agente de Polícia Penal: desenvolver atividades de natureza operacional policial penal no interior das unidades prisionais.

II – Oficial de Polícia Penal: atividades de natureza policial envolvendo a execução e controle administrativo e operacional das atividades inerentes ao cargo, além das atribuições da classe anterior.

III – Inspetor de Polícia Penal: atividades de natureza policial, envolvendo planejamento, coordenação, capacitação, controle e execução administrativa e operacional, bem como articulação e intercâmbio com outras organizações policiais, em âmbito nacional, além das atribuições das classes anteriores.

IV – Comissário de Polícia Penal: atividades de natureza policial e administrativa, envolvendo direção, planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação administrativa e operacional, coordenação e direção das atividades de corregedoria, inteligência e ensino, bem como a articulação e o intercâmbio com outras organizações e corporações policiais, em âmbito nacional e internacional, além das atribuições das classes anteriores.

V – Comissário Especial de Polícia Penal: poderá exercer a função de Diretor- Geral da Polícia Penal e todas as atribuições e funções das classes anteriores.

QUAIS AS PRERROGATIVAS DO POLICIAL PENAL?

Entre prerrogativas e garantias temos o total de 17 (dezessete) asseguradas pela Lei Orgânica da Polícia Penal Acreana.

Vou citar as principais:

 I – poder de polícia;

II – porte de arma, sem restrição de acesso a qualquer local público ou privado, inclusive em meios de transporte;

III – o franco acesso, quando no exercício de função típica de policial penal, aos locais sujeitos à fiscalização policial, devendo as autoridades prestar-lhe o auxílio necessário ao desempenho de suas funções;

IV – carteira de identidade funcional, com fé Pública, de acordo com a classe a qual pertença, válida em todo o Território Nacional como documento de identidade civil;

V – distintivo, com fé Pública, de acordo com a classe a qual pertença, válido em todo o Território Nacional;

VI – arma de fogo, colete balístico, uniforme e algema, na modalidade de cautela permanente;

VII- prioridade nos serviços de transporte e comunicação, públicos e privados, em razão do serviço; e

VIII – solicitar, quando necessário, o auxílio de outra força policial.

QUAIS OS DEVERES DO POLICIAL PENAL?

São os mesmos de todos os demais policiais civis, federais e rodoviários federais.

Importante registrar que o cargo de Policial Penal é de natureza civil, ou seja, não somos militares.

QUAIS OS PRINCIPAIS CARGOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA POLÍCIA PENAL? E COMO É FEITA A ESCOLHA ENTRE OS POLICIAIS PENAIS?

Os cargos de Diretor-Geral da Polícia Penal e Corregedor-Geral, de provimento em comissão, são de livre escolha do Governador do Estado, dentre os Policiais Penais na classe de Comissário Especial (topo da carreira), com estabilidade e possuidores de conduta ilibada e aptidão para o desempenho do cargo.

EXISTE ALGUM CARGO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA POLÍCIA PENAL PRIVATIVO DE BACHARÉIS EM DIREITO?

Não. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem 1 milhão de profissionais na área de Segurança Pública, distribuídos por 1.500 agências federais, 12.500 departamentos municipais e 3.100 xerifados, em que todos os mencionados órgãos são estruturados em carreira única atuando em ciclo completo da atividade policial em três níveis (municipal, estadual e federal). E nenhum dos cargos lá são privativos de bacharéis em direito.

QUAL O PLANO DE CARREIRA DA POLÍCIA PENAL?

O cargo de Policial Penal possui cinco classes, sendo que cada classe tem três referências. Em média o Policial Penal leva cerca de 12 (doze) anos para chegar na classe de Comissário Especial de Polícia Penal.

QUAL A MÉDIA SALARIAL DE UM POLICIAL PENAL NO ACRE?

Atualmente cerca de 65% (sessenta e cinco por cento) dos Policiais Penais estão entre a Classe de Comissário de Polícia Penal e Comissário Especial, sendo que a média da remuneração bruta destas classes varia entre R$ 6.4 mil até R$ 7.2 mil.

Temos que avançar muito ainda em termos de remuneração.

* Adriano Marques de Almeida, ingressou no sistema penitenciário do Acre há mais de 19 anos. Foi fundador e presidente do Sindicato da categoria por mais de uma década, e ainda hoje é coordenador da Federação Nacional da Polícia Penal.

Marques, é bacharel em direito, pós-graduado em inteligência policial, direito penal, segurança pública e veterano do Exército Brasileiro.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas