Connect with us

SAÚDE

UPA de Cruzeiro do Sul já realizou quase 100 mil atendimentos

Publicado

em

Agência AC

São quase 100 mil atendimentos em dois anos de serviços prestados. Essa é a marca histórica que se tornou motivação para os profissionais de saúde, que se desdobram dia e noite, de forma ininterrupta, para oferecer o melhor atendimento a pacientes que batem à porta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cruzeiro do Sul.

No dia 18 de novembro de 2019, data de inauguração da unidade Jaques Pereira Braga,  Gladson Cameli entrava para a história como o governador que ampliou, em larga escala, a oferta do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Juruá, região onde o isolamento geográfico  dificulta o acesso da população aos serviços públicos.

Classificada como unidade de média complexidade, a UPA  é composta por 161 profissionais altamente capacitados para realizar os serviços de estabilização e observação de pacientes que apresentem problemas de pressão arterial, febre alta, fraturas, lesões (cortes), infartos, derrames e síndromes gripais.

Equipe que realizou quase 100 mil atendimentos e mais de 52 mil exames em 24 meses. Um marco para rede de saúde na região. Foto: Marcos Santos/Secom.

A coordenadora regional da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Catiana Rodrigues, avalia que “o investimento é um compromisso do governo que vem cumprindo a missão de fortalecer as redes hospitalares”.

O agricultor Anderson  Melo, morador de Mâncio Lima, comprova o comprometimento das equipes da unidade. Ele procurou à UPA em busca de atendimento para filha, Maçanata Melo, que apresentava sintomas de malária. “Meia hora depois que cheguei, fui atendido. Fiz a triagem, e estou levando minha bebê para o médico consultar,” relatou.

UPA colabora com os avanços na saúde pública do Juruá 

Outro destaque é dado para os  investimentos recebidos pela UPA ao longo dos 24 meses. São valores que colaboram para o avanço dos serviços de saúde na região do Juruá. Avaliado em R$ 549 mil, o moderno aparelho de raio-X da unidade oferece a pacientes a tecnologia de emissão de imagens digitais, garantindo mais precisão no diagnóstico de doenças. A UPA também recebeu uma moderna usina de gases medicinais, que veio solucionar o problema de abastecimento de cilindros. As benfeitorias também se estendem à capacitação e contratação de novos profissionais, possibilitando melhor qualidade e ampliação dos serviços.

Grandes investimentos do governo do Acre possibilitaram que a UPA colaborasse no fortalecimento das redes hospitalares. Foto: Marcos Santos/Secom.

“Como gestores, traçamos metas e buscamos meios para disponibilizar os melhores serviços. São ganhos que ficam para a população, mas sempre estaremos abertos a sugestões para o aprimoramento do nosso trabalho”, enfatiza o diretor da UPA, Macson Rosas.

Usina de gases medicinais da UPA de Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom.

Orientações sobre os atendimentos 

O usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) se precisar de consultas médicas, exames laboratoriais, assistência a pacientes com suspeitas ou diagnosticados com hanseníase, tuberculose, leishmaniose, solicitações de exames de rotina e agendamento, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, renovação de receitas, dispensação de medicamentos com apresentação de receituário médico, vacinação de rotina e contra a Covid-19, vacina antirrábica e encaminhamento para especialistas.

Se a necessidade for cirurgias eletivas e de emergência, internações clínicas e atendimentos laboratoriais, a busca deve ser feita no Hospital Regional do Juruá.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas