Connect with us

ACRE

Avião que vinha Petecão sofre pane e é o terceiro incidente em um mês, justo no período do ano onde há mais registro de acidentes aéreos

Publicado

em

O avião em que o senador Sérgio Petecão (PSD) viajaria de Brasília para o Acre nesta quarta-feira, 19, sofreu uma pane. Os passageiros tiveram, inclusive, que trocar de aeronave, segundo ele informou pelo whatsapp. Esse é o terceiro incidente em aviões que circulam para o Acre em pouco mais de um mês, justo no período em que há mais registros de acidentes aéreos, agosto e setembro.

Ainda essa semana um incidente envolvendo um Boeing 737 MAX-8 está sendo investigado, após a aeronave sofrer uma pane em um dos motores durante voo.

A ocorrência aconteceu com a aeronave registrada sob a matrícula PR-XMC, operada pela Gol Linhas Aéreas, quando fazia um voo regular de passageiros entre a cidade de Brasília, no Distrito Federal, e de Rio Branco, no Acre.

No final de julho equipes da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre e do Departamento de Estradas, Hidroviária e Aeroportuária do Estado (Deracre) passaram por um sufoco durante um voo para Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. Após uma hora de voo, o motor direito da aeronave sofreu uma pane.

O piloto do avião que transportava a secretária Eliane Sinhasique teve que retornar para Rio Branco. Os servidores iam para o interior para participar de uma reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que visitava o estado acreano pela primeira vez. “Foi um grande susto”, relatou Sinhasique.

PERÍODO DE ACIDENTES

Os meses de julho, agosto e setembro sempre foram os períodos do ano em que mais há registros de acidentes e incidentes envolvendo aviões. Mas entre os mais trágicos e marcantes até hoje há pelo menos três. O primeiro é um dos mais lembrados por ter sido o maior em número de vítimas fatais, a queda do avião DC3, da empresa Cruzeiro do Sul, que viajava de Sena Madureira com destino a Rio Branco quando apresentou problemas no motor, bateu em uma árvore e caiu em um matagal na comunidade Boca do Caeté, dia 28 de setembro de 1971, deixando um trágico saldo de 33 mortos entre passageiros e tripulação.

Avião que caiu em Sena Madureira em agosto de 1971 e matou o bispo DOM Giocondo

Entre as vítimas desse fatídico acidente estava o bispo Dom Giocondo Maria Grotti, à época chefe da prelazia Acre/Purus da Igreja Católica. Italiano, Grotti havia feito uma visita a Sena Madureira, que havia completado 67 anos de fundação 3 dias antes. No local do episódio, algumas peças do avião ainda podem ser encontradas, como o motor e outros artefatos, onde foi erguida uma capela em homenagem ao religioso.

Avião da Rico que caiu em agosto de 2002 em Rio Branco

Em 2002 outro acidente e lutou o Acre nesse período do ano. Era 30 de agosto quando o voo 4823 da Rico Linhas Aéreas, que fazia o trecho Cruzeiro do Sul – Tarauacá – Rio Branco, caiu no começo da noite sob forte chuva, no momento em que se aproximava do aeroporto da capital acreana. Das 31 pessoas a bordo, 23 morreram, incluindo os 3 tripulantes. Entre as vítimas, estavam políticos, empresários, funcionários públicos.

Com essa marca esquisita na história do resta aos usuários das linhas aéreas que cruzam o Acre se pegarem com sua fé, uma vez que até hoje ninguém conseguiu explicar esse fenômeno, o fato de a maioria dos acidentes acontecerem sempre neste período.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas