Connect with us

SAÚDE

Acre na lista dos estados com menos de 20% da população totalmente imunizada

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O Acre e mais oito estados brasileiros compõem a lista das unidades da federação que estão abaixo de 20% de imunização total (1ª e 2ª dose) contra a Covid-19. É o que revelam os dados do Consórcio de Imprensa, que monitora a imunização no país. Segundo o dispositivo, o nosso estado já recebeu até terça-feira (18) 842.183 doses.

Na lista entre os estados com a vacinação abaixo de 20% estão também o Acre (19,09%), Amapá (13,09%), Amazonas (18,75%), Maranhão (17,90%), Mato Grosso (19,28%), Rondônia (17,62%), Roraima (13,24%), Sergipe (19,28) e Tocantins (18,10%). Apenas o Pará (22,21%) já ultrapassou a marca na Região Norte.

Os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) são o Mato Grosso do Sul (38,21%), Rio Grande do Sul (30,41%), São Paulo (29,49%), Espírito Santo (26,75%) e Santa Catarina (25,22%).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Comitê da Covid mantém bandeira verde para todo o Acre em nota de classificação

Publicado

em

Por

As três regionais de saúde do Estado, Alto Acre, Baixo Acre e Purus, e Juruá/Tarauacá-Envira, de acordo com o cenário epidemiológico e assistencial, classificam-se em Nível de Cuidado (bandeira verde), permanecendo, portanto, todas as medidas já em vigor desde a classificação anterior, quais sejam: funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais com lotação de 80% da capacidade de público;

Mesmo com a manutenção das Regionais de Saúde em Nível de Cuidado (Bandeira Verde) observa-se um aumento importante no indicador de Notificações por Síndrome Gripal no âmbito do Estado do Acre, motivo pelo qual este Comitê recomenda fortemente a manutenção das medidas sanitárias já implementadas até o momento e propagadas pelas autoridades de saúde, a fim de se manter o cenário epidemiológico e assistencial estável.

Por fim, reafirma-se o compromisso e engajamento deste órgão colegiado em fazer cumprir seu papel no enfretamento ao SARS-CoV-2, na certeza de que todos os esforços empregados reverter-se-ão em conscientização de que as medidas de higiene sanitária e vacinação são os grandes aliados no combate à Pandemia da Covid-19.

Atenciosamente,

Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 (CAECOVID)
Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid (GAPASC)

Continue lendo

SAÚDE

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no PS

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato

Publicado

em

Por

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório.

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações.

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Continue lendo

SAÚDE

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de combate ao Aedes aegypti na parte alta da cidade

Publicado

em

Por

Dircom

A prefeitura de Rio Branco lançou nesta segunda-feira, 22, a campanha de combate ao Aedes aegypti na capital acreana. A ação é desencadeada por várias secretarias do município, lideradas pelas secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Zeladoria da Cidade (SMZC).

A Zeladoria está entrando com a limpeza das ruas e coleta de entulhos. A Semsa colocou suas equipes de agentes de saúde nos bairros Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Montanhês para conscientizar os moradores sobre a limpeza dos quintais e destruição dos focos do mosquito.

A união das secretarias é uma determinação do prefeito Tião Bocalom, que participou da cerimônia de lançamento da campanha e pediu empenho de todos para vencer o zika vírus, a chikungunya e a dengue.

A Zeladoria está com 20 equipes nas ruas. “Hoje nós já atingimos 207 bairros de Rio Branco com retirada de entulhos, capina, roçagem e limpeza das praças e dos parques. Até o fim do ano vamos concluir 100% dos bairros e, com certeza, essa ação de limpeza tem contribuído para que o mosquito não se prolifere”, enfatizou Joabe Lira, secretário da Zeladoria.

De acordo com a secretária da Semsa, Sheila Andrade, essa campanha de prevenção inicia em novembro quando as chuvas já começam a se intensificar. “Dentro dos estudos que fizemos, detectamos que nos bairros da parte alta da cidade se concentram a maior proliferação do mosquito Aedes Aegypti.  Por isso pedidos a participação da população contra esse mosquito. Nós precisamos que todos se conscientizem e se juntem a nós nesse mutirão de combate a esse mosquito”, disse Sheila Andrade.

O prefeito Tião Bocalom enalteceu o trabalho que a Semsa e Zeladoria estão fazendo para evitar uma epidemia de dengue, zika e chikungunya. “Queremos evitar o que aconteceu, no início deste ano, quando assumimos a prefeitura. Foram mais de 1.700 casos, em uma seman,a com três óbitos e não queremos mais que isso se repita. Não podemos correr o risco de deixar as pessoas ficarem doentes. Pedimos a população que nos ajude a combater esse mosquito porque a dengue, mata”, concluiu Bocalom.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia