ELEIÇÕES
Candidato ao Governo do Acre expõe eleitora oferecendo votos em troca de “PIX”
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O candidato ao Governo do Acre, David Hall (AGIR) mostrou hoje (25) em seu perfil de rede social uma publicação onde uma suposta mulher teria oferecido o voto dela, do marido e dos filhos em troca de um “PIX” (pagamento eletrônico instantâneo). O valor por cada ‘voto’ não foi informado na mensagem. No entanto, ao AcreNews, Hall disse que esse tipo de pedido vem se tornando comum após o anúncio da sua candidatura.
“Olá, vi aqui que você é candidato a governador. Se você mandar um PIX bem bom, votamos em você. Tenho quatro filhos e os quatro votam e eu e meu marido”, diz a publicação.
“Eu sei que tá difícil para todo mundo, mas a gente precisa romper com esse ciclo. Eu acho que estamos sim vivendo tempos difíceis, a pandemia deixou sequelas profundas, mas o abismo moral de inversão de valores e de representantes envolvidos em escândalos de corrupção é fruto das nossas escolhas (…) E se a gente ceder aqui, acabamos nos tornando igual a quem tanto criticamos”, destacou.
Segundo David, é preciso quebrar a raiz da cultura da troca de votos por favores e dinheiro. “Em certa medida é o reflexo da nossa sociedade. Um ciclo vicioso que possui raízes profundas, a venda de votos é uma realidade que vem de longas datas, mas pra conseguirmos chegar onde nós queremos precisamos amadurecer e tomar consciência crítica”, frisou David.
Vale lembrar que “compra de votos” consiste no oferecimento de dinheiro, bens, promessas, cargos, em troca de votos. É um crime eleitoral que está previsto no Art. 41 da Lei 9504/97. Podem ser punidos o aliciador, o candidato e também o eleitor.
“Pode me chamar de antiquado e retrógrado, mas tenho saudades de um tempo em que não tinha maior constrangimento do que dar um cheque sem fundo, tenho saudade de um tempo em que nossos alunos respeitavam nossos professores. Nossa candidatura, em certo sentido, também é um resgate desses valores”, concluiu.