VEDRANA PERES
Coluna da Vedrana Peres questiona: Você está tentando se enganar?
Se você for um grande líder deve ter percebido nos primeiros estágios, bem no início da sua construção. Adquiriu um pleno apoio, orientação é aconselhamento. Mas, quando você começou a subir a escada hierárquica, depois de um certo ponto, você estava por conta própria. Devemos refletir inicialmente que decidir (ou tomar a decisão) para o bem ou para o mal, detém a sua autoridade é responsabilidade final por aquilo que é decidido, resolvendo quaisquer impasses ao longo do processo de tomada de decisão em ação. Definir os papéis e designar responsabilidades são passos essenciais, exigindo um momento adequado para ser executado. Regras demais podem fazer o processo sucumbir sob seu próprio peso. Antes de mais nada, usando uma lógica melhor, mais profunda até onde isso for possível, devemos rejeitar bobagens totais que até parecem ser bons conselhos. Você está tentando se enganar? As vezes uma pessoa ouve aquilo que quer ouvir e negligencia o restante. Muitos sistematicamente ignoram evidências por ser tão difícil distinguir bons conselhos dos maus, que são constantemente levados a acreditar no poder de ser o primeiro e o mais rápido em tudo que faz. As crenças enraizadas em ideologia, resistem à negação e persistem, afetando o juízo de valor e a escolha, sem levarem em conta se são verdadeiras. Ao final, suas observações são contaminadas por aquilo que você espera ver. Isso é especialmente perigoso uma vez que algumas teorias podem se auto-realizar, isto é, às vezes perpetuamos nossas teorias de estimação com nossas próprias ações.
Acreditando que tudo aquilo que fazemos é uma causa moral, que deve ser perseguida haja ou não resultados, só prova que o mal está profundamente enraizado. Em última análise, precisamos julgar a si mesmos em nosso desempenho na criação de visão, padrões, valores é compromisso. A nossa missão quanto instituição e igreja, pode se assemelhar a quase um processo arquitetônico, um processo estrutural. Não é um trabalho difícil, uma vez que seja compreendido. É um trabalho duro. As pessoas estão tão convencidas de que estão fazendo a coisa certa e estão comprometidas com uma causa, que vêem sua liderança como fim em si mesmas, não a instituição. Os jovens sempre deixam de ver isso. Boas causas não são desculpas para maus modos. Estes deixam cicatrizes permanentes. Devemos assumir a responsabilidade de vivenciar e refletir na hierarquia, o futuro da nossa próxima geração.
Nós somos o agente de mudança humana na sociedade, nunca será sobre nossos costumes, tradições ou medida pelos nossos títulos. Esse fato confronta-nos diretamente, devemos observar a lei do Senhor. Porque ele derruba aqueles que habitam no alto. A cidade arrogante ele a põe abaixo. Ele a põe abaixo, ao chão. Ele a traz ao pó. Ai dos que buscam profundamente esconder seus planos do Senhor, e suas obras estão na escuridão, e eles dizem: Quem nos vê? E: quem nos conhece? Que recebem o conselho, mas não de Deus, e que se cobrem com uma capa, porém não do seu espírito, para que assim possam adicionar pecado a pecado. Os quais dizem aos videntes: Não vejam. E aos profetas: Não profetizem na nossa direção coisas corretas; falem para nós coisas suaves, profetizem enganos.
Quem tem dirigido o Espírito do Senhor ou, sendo seu conselheiro, e tem ensinado?
Com quem tomou ele conselho, e quem o instruiu e o ensinou na vereda de juízo, e o ensinou conhecimento e mostrou a ele o caminho de entendimento? Eis que o Senhor DEUS virá com forte mão, e seu braço governará por ele. Eis que seu galardão está com ele e sua obra o precede!