EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO “Minha participação foi ter recebido uma ligação do Paulinho da Força”, diz Bittar sobre tomada do SD dos Milani

O senador Márcio Bittar (MDB) disse que a única participação dele na tomada do Solidariedade do grupo da deputada federal Vanda Milani foi ter recebido um telefonema do Paulinho da Força, presidente nacional. “Ele me ligou para saber se o Moisés Diniz tinha condições de fazer uma chapa boa. Eu disse que acho que sim, sobretudo porque ele é secretário do governador Gladson”, disse Bittar à coluna.
Motivo da ligação
O próprio Bittar acredita que o motivo da ligação de Paulinho da Força, sobre a mudança na direção do SD no Acre, tenha sido pelo fato de o próprio Bittar ter sido quem apontou a atual deputada Vanda Milani para presidir o partido naquela época em que ela pensava em disputar para federal.
Sem falar
Os Milani estão em silêncio total. Liguei várias vezes para a deputada Vanda Milani e para o secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani, atual presidente do SD. Pelo menos para falar sobre o assunto eles não quiseram atender.
Petecão no 2° turno
É provável que o PT tenha uma chapa para governador em 2022. Se não com Jorge Viana, poderá ser um outro nome, ou no mínimo apoiar uma candidatura de outra sigla de esquerda, como o PSB, que planeja lançar o nome do deputado Jenilson Leite (PSB). O certo é que os petistas estariam combinados que em um eventual segundo turno entre Gladson (Progressistas) e Petecão (PSD), eles apoiam Petecão.
Acordo com Petecão
O compromisso prévio dos petistas com o senador Sérgio Petecão, por um eventual apoio no segundo turno, seria garantir a eleição de Marcos Alexandre presidente da Assembleia Legislativa.
Mais votado
Marcos Alexandre deverá puxar a chapa de deputado estadual do PT. E os dirigentes que conversaram com a coluna acreditam que, além de se eleger fácil, Marcos ainda levará para a Assembleia uma penca de parlamentares do partido.
Chapa sendo montada
Antes mesmo de ter certeza que seria o novo comandante do SD no Acre, Moisés Diniz já estava trabalhando duas chapas, de federal e estadual. Eu mesmo achava que era pra ajudar Ney Amorim no Podemos. Era para o Solidariedade.
Orientação do Lula
Sibá Machado desembarcou no final da semana passada em Rio Branco, vindo de São Paulo, onde estava com Lula. Abaixo de Jorge Viana, Sibá é quem coordena as futuras alianças. Por Lula, que já ganhou a eleição segundo o Datafolha, o partido tem candidato a governador, é o que trouxe o Sibá. Com a verdade escancarada na cara deles, aqui não é bem como Lula quer. O buraco é mais embaixo, devido a rejeição ainda grande ao PT.
Não adiantarão as vigílias
Pelas informações que a coluna tem, o presidente do PT, Cesário Campelo Braga, pode é fazer vigília em algumas prefeituras do PT, para tentar garantir a permanecia de prefeitos na sigla. Só tem garantido um.
Verdade
“Idiota é quem acha que o governador Gladson Cameli é bobo”. Frase do senador Márcio Bittar (MDB).
Escolha pessoal
Todo mundo que já estava ou que está chegando no governo vai continuar sendo bem tratado, mas a escolha do futuro vice de Gladson Cameli passará por um critério, digamos, mais passional. É o que ouvi entre o Palácio das Secretarias e o Palácio Rio Branco.
Medo de linguiça
O motivo da escolha do futuro vice de Gladson passar por critérios mais exigentes o Acre todo sabe: a atuação do atual vice, Major Rocha (PSL), que já chegou até a lembrar a conturbada relação Edmundo Pinto e Romildo Magalhães, no início dos anos 1990.
Mailza e Bittar
Presidente do Progressistas, espécie de porta-voz da senadora Mailza Gomes, o pastor Reginaldo Ferreira começou a trabalhar de novo, agora para iniciar a montagem das chapas para 2022. Primeira missão dele: assegurar, de público, que não existe um arranhão, sequer, entre os grupos da senadora Mailza e o do senador Márcio Bittar.
Líder Quadrangular

Me perguntaram quem é o pastor Raimundo Moreira, novo presidente do PROS no Acre. Respondi o que sei: líder maior de uma igreja que tem 18 mil membros, a Quadrangular.
PL da Antônia Lúcia
Calada, Antônia Lúcia trabalha em Brasília para continuar como a tuchaua do PL no Acre, mesmo com a chegada da deputada federal Mara Rocha. A rigor, ela já disse à coluna que se a amiga chegar na boa, haverá conivência na boa.
Deputado morto
Dizem que um deputado pastor foi chamado para custear o enterro de um membro de sua igreja e, sem pestanejar, arrastou 200 contos do bolso. Resultado: na igreja dele mesmo está morto, morto, politicamente claro.
Pressa pelas obras
Gladson Cameli está entre São Paulo e Brasília, onde ficará até quinta-feira próxima. Está se articulando em favor do início das grandes obras estruturantes no Acre, com os sinais notados do fim da pandemia.
Ligação com a igreja
O governador Gladson Cameli está sem nenhum político ao seu redor que tenha forte ligação com os evangélicos. Um que dialogue com todas as denominações. Mas isso, garante o Palácio Rio Branco, já está sendo trabalhado nos bastidores. A igreja tende a apoiá-lo, mas precisa que haja essa ligação nos bastidores.
Mudança de partido
Tem dois prefeitos do interior do Acre que devem mudar de partido em breve. E não estou falando dos petistas.
EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Quando diz que disputa Governo se confirmar chapa Gladson/Márcia, Jorge Viana revela seu desejo de um racha entre os Cameli e Bittar

Jorge Viana (PT) não é bobo, mas pensa que os outros são. A última dele é uma amostra do quão pretensioso é. Insinuou nesta sexta-feira, primeiro, que a se confirmar a chapa Gladson/Márcia, ele disputa o Governo. Quanta arrogância misturada com blefe. O próprio JV sabe que, juntos, Cameli e Bittar são imbatíveis. O primeiro é o “João Sorrisão”, amado pelas pessoas, espécie de pop star acostumado a posar para selfie com o povão, onde chega. Sem contar que, queira ou não a oposição admitir, fez um grande primeiro Governo, ao tomar de conta da pandemia e ainda assim iniciar um número de obras importantes, algumas das quais já reservadas para recordes no Estado em tamanho, custo e importância. Cito a ponte de Xapuri, a ‘capital da esquerda’, cujo maior feito em 20 anos de poder foi reformar a casa onde morou o ‘mártir’ Chico Mendes. O outro, Bittar, é, disparado, o Senador mais importante do Acre em todos os tempos. Além da fluência com que transita no Palácio do Planalto, conseguindo a proeza de relatar o orçamento da União, conseguiu juntar em torno de si um conglomerado de partidos dos quais fluíram as chapas mais competitivas das eleições. Nenhuma aliança vai eleger mais candidatos do que a dele, onde estão concorrentes fortes e com orçamentos nada modestos em siglas como União Brasil, dona da maior cota do Fundão Eleitoral, além de Republicano, PL, entre outras agremiações.
Vai encarar a dupla Gladson/Bittar, arranja pano para as mangas. Jorge Viana não tem. Uma ou outra lembrança dos governos dele, hoje desmascarados por patrocinar a tal florestania, ser perseguidor com servidor público e ter deixado uma geração de rapazes e moças desempregados, por investir em extração de óleo de copaíba e industrialização de pimenta longa. Portanto, quando diz que é candidato pela junção de Cameli com Bittar, JV deixa claro que o bom era os dois rachados. Além do blefe medonho, Viana, que está há dois anos fazendo os seus velhos súditos de bestas, com sua indecisão boçal, irrita um pretenso aliado, o candidato do PSB, Jenilson Leite, que não fechou com ninguém esperando pela ‘estrela’. No fim, Viana vai acabar sendo apenas cabo eleitoral do candidato dele a presidente, uma vez que até a bucha de canhão de 2018, Marcos Alexandre, já disse que não topa mais ser o otário de arraial que bancou há quatro anos. Para o bom entendedor, uma fala é um livro.
EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Até semana passada vice não influenciava na reeleição de Gladson Cameli; agora influencia

Os cientistas políticos das redes sociais têm os posicionamentos mais pueris possíveis, é fato. Algumas conjecturas não duram 24h. Até semana passada, por exemplo, muitos destes diziam em alto e bom som que Gladson Cameli seria reeleito com o Zé Perequete como seu vice. Foi o governador anunciar um nome para maioria mudar de ideia. Ou seja: cada qual tem suas preferências e suas opiniões são equivalentes as suas preferências. Talvez por isso seja mais razoável ouvir as pesquisas do que seguir os cientistas da web.
Manifestos patrocinados
Começam a aparecer manifestações contra o governador Gladson Cameli, todas bem claras sobre quem as patrocina. Nada, no entanto, que esteja fora das famosas quatro linhas. Na democracia é assim. Só que o povo tem direito de escolher quem tá com a razão.
Todo mundo sabe
Ao reclamar que não é prioridade no PT, Marcos Alexandre vai ouvir outra vez o que ouviu de muitos amigos ao longo dos últimos quatro anos sobre sua permanência no partido. “Se ele sai do PT, se elege a qualquer coisa” é o que mais se ouve entre admiradores dele.
Vai entender
Dezenas de aliados do governador Gladson Cameli passaram dias dizendo aos quatro ventos que vice não influencia eleição. Escolhida a Márcia Bittar e agora o vice pode até leva-lo a derrota. Vai entender.
Enlouquece mesmo
Uma pesquisa atrás da outra com o nome de Cameli na dianteira endoida a cabeça de qualquer adversário. A oposição local começa a parecer com a oposição ao presidente Bolsonaro, que faz apelos até prosaicos para tentar derrubar o presidente.
Há vagas
“Ainda tem vaga para novos aliados. E é provável que pelo menos mais dois partidos cheguem”. Do secretário da Segov, Julinho Santos, sobre a aliança em torno da reeleição do governador Gladson Cameli.
Festa
Quem está em festa é o grupo do deputado federal Alan Rick (UB) com a escolha de Márcia Bittar (PL) de vice. Abriu um oceano pra ele passar com a candidatura dele ao Senado, a única da situação que derrota Jorge Viana (PT).
Decisões moralizadoras

Capitão da reserva remunerada da PM, o vereador Nogueira Lima, do PP, ou simplesmente N. Lima, presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, tem tomado posições importantes do ponto de vista da moralização. Essa de mandar recolher os carros dos parlamentares a partir das 17h, é uma dessas boas decisões de gestão.
Gratidão
Ítalo Medeiros é irmão do vice de Petecão (PSD), João Tota Filho, e filho da suplente de Petecão, Maria das Vitórias. A ele foi dado o direito de deixar o Palácio Rio Branco para acompanhar a família. Preferiu ficar e apoiar a reeleição de Gladson Cameli. Uma demonstração de gratidão raramente vista na política.
Contra o PT
Jenilson Leite resolveu fazer sua caminhada rumo ao Governo sem dar muita trela à imprensa. Pessoas ligadas a ele acham que parte da imprensa tenta jogar ele contra o PT.
É boçalidade
Não é a imprensa que joga o PT contra Jenilson Leite, é o PT quem que se comporta como amigo da onça, ao fazer o Jenilson ficar esperando uma eternidade para que Jorge Viana se decida, numa boçalidade sem precedentes.
EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Marina se apresenta candidata em São Paulo com o secular discurso da velha esquerda, como se esta fosse a mãe das virtudes

A ex-senadora pelo Acre, Marina Silva, se apresentou nesta quarta-feira, 29, como candidata a deputada federal por São Paulo. Em seu discurso ela disse o seguinte: “A sociedade paulista, pela sua complexidade, diversidade e pujança reúne recursos, capacidades e condições de responder a tantas crises que nos assolam, contribuindo assim, como já fez em outros momentos históricos, para a instituição de novo ciclo de desenvolvimento no estado e do país, deixando para trás as tragédias que hoje minam nossas esperanças”. Ou seja: a velha batida da esquerda brasileira, como esta fosse a mãe de todas as virtudes. Não faz nenhuma diferença do que dizem os pariceiros dela aqui no Acre.
Previsão
No PP, vai terminar assim, logo logo: todo mundo unido e satisfeito. Sem vencedores, nem derrotados e com velhos e novos de volta a sigla em prol da reeleição do governador Gladson Cameli. É a previsão de uma das figuras mais ilustres do partido.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”