Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO “Minha participação foi ter recebido uma ligação do Paulinho da Força”, diz Bittar sobre tomada do SD dos Milani

Publicado

em

O senador Márcio Bittar (MDB) disse que a única participação dele na tomada do Solidariedade do grupo da deputada federal Vanda Milani foi ter recebido um telefonema do Paulinho da Força, presidente nacional. “Ele me ligou para saber se o Moisés Diniz tinha condições de fazer uma chapa boa. Eu disse que acho que sim, sobretudo porque ele é secretário do governador Gladson”, disse Bittar à coluna.

Motivo da ligação

O próprio Bittar acredita que o motivo da ligação de Paulinho da Força, sobre a mudança na direção do SD no Acre, tenha sido pelo fato de o próprio Bittar ter sido quem apontou a atual deputada Vanda Milani para presidir o partido naquela época em que ela pensava em disputar para federal.

Sem falar

Os Milani estão em silêncio total. Liguei várias vezes para a deputada Vanda Milani e para o secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani, atual presidente do SD. Pelo menos para falar sobre o assunto eles não quiseram atender.

Petecão no 2° turno

É provável que o PT tenha uma chapa para governador em 2022. Se não com Jorge Viana, poderá ser um outro nome, ou no mínimo apoiar uma candidatura de outra sigla de esquerda, como o PSB, que planeja lançar o nome do deputado Jenilson Leite (PSB). O certo é que os petistas estariam combinados que em um eventual segundo turno entre Gladson (Progressistas) e Petecão (PSD), eles apoiam Petecão.

Acordo com Petecão

O compromisso prévio dos petistas com o senador Sérgio Petecão, por um eventual apoio no segundo turno, seria garantir a eleição de Marcos Alexandre presidente da Assembleia Legislativa.

Mais votado

Marcos Alexandre deverá puxar a chapa de deputado estadual do PT. E os dirigentes que conversaram com a coluna acreditam que, além de se eleger fácil, Marcos ainda levará para a Assembleia uma penca de parlamentares do partido.

Chapa sendo montada

Antes mesmo de ter certeza que seria o novo comandante do SD no Acre, Moisés Diniz já estava trabalhando duas chapas, de federal e estadual. Eu mesmo achava que era pra ajudar Ney Amorim no Podemos. Era para o Solidariedade.

Orientação do Lula

Sibá Machado desembarcou no final da semana passada em Rio Branco, vindo de São Paulo, onde estava com Lula. Abaixo de Jorge Viana, Sibá é quem coordena as futuras alianças. Por Lula, que já ganhou a eleição segundo o Datafolha, o partido tem candidato a governador, é o que trouxe o Sibá. Com a verdade escancarada na cara deles, aqui não é bem como Lula quer. O buraco é mais embaixo, devido a rejeição ainda grande ao PT.

Não adiantarão as vigílias

Pelas informações que a coluna tem, o presidente do PT, Cesário Campelo Braga, pode é fazer vigília em algumas prefeituras do PT, para tentar garantir a permanecia de prefeitos na sigla. Só tem garantido um.

Verdade

“Idiota é quem acha que o governador Gladson Cameli é bobo”. Frase do senador Márcio Bittar (MDB).

Escolha pessoal

Todo mundo que já estava ou que está chegando no governo vai continuar sendo bem tratado, mas a escolha do futuro vice de Gladson Cameli passará por um critério, digamos, mais passional. É o que ouvi entre o Palácio das Secretarias e o Palácio Rio Branco.

Medo de linguiça

O motivo da escolha do futuro vice de Gladson passar por critérios mais exigentes o Acre todo sabe: a atuação do atual vice, Major Rocha (PSL), que já chegou até a lembrar a conturbada relação Edmundo Pinto e Romildo Magalhães, no início dos anos 1990.

Mailza e Bittar

Presidente do Progressistas, espécie de porta-voz da senadora Mailza Gomes, o pastor Reginaldo Ferreira começou a trabalhar de novo, agora para iniciar a montagem das chapas para 2022. Primeira missão dele: assegurar, de público, que não existe um arranhão, sequer, entre os grupos da senadora Mailza e o do senador Márcio Bittar.

Líder Quadrangular

Me perguntaram quem é o pastor Raimundo Moreira, novo presidente do PROS no Acre. Respondi o que sei: líder maior de uma igreja que tem 18 mil membros, a Quadrangular.

PL da Antônia Lúcia

Calada, Antônia Lúcia trabalha em Brasília para continuar como a tuchaua do PL no Acre, mesmo com a chegada da deputada federal Mara Rocha. A rigor, ela já disse à coluna que se a amiga chegar na boa, haverá conivência na boa.

Deputado morto

Dizem que um deputado pastor foi chamado para custear o enterro de um membro de sua igreja e, sem pestanejar, arrastou 200 contos do bolso. Resultado: na igreja dele mesmo está morto, morto, politicamente claro.

Pressa pelas obras

Gladson Cameli está entre São Paulo e Brasília, onde ficará até quinta-feira próxima. Está se articulando em favor do início das grandes obras estruturantes no Acre, com os sinais notados do fim da pandemia.

Ligação com a igreja

O governador Gladson Cameli está sem nenhum político ao seu redor que tenha forte ligação com os evangélicos. Um que dialogue com todas as denominações. Mas isso, garante o Palácio Rio Branco, já está sendo trabalhado nos bastidores. A igreja tende a apoiá-lo, mas precisa que haja essa ligação nos bastidores.

Mudança de partido

Tem dois prefeitos do interior do Acre que devem mudar de partido em breve. E não estou falando dos petistas.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas