Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colunista do UOL diz que maior povo isolado do mundo se aproxima e gera medo de contato mortal no Acre

Publicado

em

Carlos Madeiro, Colunista do UOL

A aproximação inédita do grupo indígena isolado mais populoso do mundo, o povo Mascho Piro, tem gerado medo em indígenas, entidades e autoridades do lado brasileiro da Amazônia, que temem um perigoso contato na Terra Indígena (TI) Mamoadate, no Acre. Isso poderia gerar conflitos e, na pior hipótese, levar doenças a uma tribo sem qualquer imunidade.

Os Mashco Piro vivem na região da fronteira entre o Peru e o estado do Acre. A estimativa é de que sejam um total de cerca de 750 pessoas, que vivem de forma nômade no território, percorrendo grandes áreas na Amazônia dos dois países.

Eles passam a maior parte do tempo no lado peruano, mas periodicamente vão ao lado brasileiro, onde está o povo Manchineri, que tem contato com o homem branco.
Segundo o MPI (Ministério dos Povos Indígenas), historicamente, os Mashco Piro compartilham a TI com o povo Manchineri de forma pacífica e distante. Avistamentos ou vestígios da presença dos Mashco Piro no entorno das aldeias e roças dos Manchineri são relativamente comuns.

Entretanto, a situação mudou recentemente: entre o final de outubro e o início deste mês, os Mashco Piro foram avistados mais próximos do que nunca. No dia 31 de outubro, em uma ação inédita, eles invadiram e levaram ferramentas de uma casa dentro da aldeia Extrema, dos Manchineri, a mais próxima da fronteira com o Peru.

Entre as hipóteses para essa aproximação no lado brasileiro estão a grave seca que atinge o território e, principalmente, a ação de madeireiros no lado peruano da Amazônia, que estariam gerando pressão para a saída dos Mashco Piro da área onde passam a maior parte do tempo.

No Peru, o ano tem sido marcado por conflitos entre invasores e o povo Mashco Piro, que causou a morte de dois madeireiros em setembro.

Pedido de ajuda

Com medo desse contato, indígenas Manchineri solicitaram apoio do governo brasileiro no final do mês passado. Uma sala de situação foi criada bno início de novembro.
Matéria completa no link a seguir: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2024/11/17/maior-povo-isolado-do-mundo-se-aproxima-e-gera-medo-de-contato-na-amazonia.htm

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas