ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com novo ‘veranico’, Centro-Sul pode ter temperaturas até 7ºC acima da média; fenômeno deve se estender até a próxima semana
Após uma sequência de frentes frias, que amenizaram as temperaturas principalmente no Centro-Sul, o tempo deve voltar a esquentar em boa parte do Brasil. A partir desta quinta-feira (18), uma nova massa de ar quente deve se instalar na região central, fazendo com que as temperaturas voltem a subir.
Segundo a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que contribui para a manutenção de uma massa de ar quente.
Centro-Sul do país deve ter temperaturas acima da média com novo veranico nos próximos dias. — Foto: Inmet
🔄Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.
No caso dessa nova massa de ar quente, a alta nas temperaturas deve se estender até o dia 25 de julho, e atingir de forma mais direta o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. (veja no mapa abaixo)
Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1
🔴Nessas regiões, em vermelho no mapa, as temperaturas podem ficar até 7ºC acima da média esperada para o mês de julho.
🟠Já na área em laranja, que abrange boa parte dos estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, boa parte do Centro-Oeste e sul do Acre, os termômetros devem registrar marcas entre 3ºC e 5ºC acima da média.