Connect with us

SAÚDE

Começa nesta terça, 10, a vacinação para adolescentes a partir de 14 anos em Rio Branco

Publicado

em

Marcelo Gomes para o AcreNews

A partir desta terça-feira (10) a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinará adolescentes a partir dos 14 anos ou mais. Os interessados devem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra o vírus da Covid-19.

A vacinação ocorrerá em sete pontos diferentes para na capital sendo primeira e segunda dose do imunizante Pfizer, no horário das 8h às 16h.

Já para a AstraZeneca, será disponibilizado outros dois pontos para aplicação da segunda dose.

Os adolescentes precisam ir acompanhados dos pais ou responsável com documento de identidade ou o cartão do SUS em mãos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Fundação Hospitalar realiza atividades em alusão ao Dia da Criança

Publicado

em

Por

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou nesta quinta-feira, 14, uma tarde de muita diversão para as crianças que fazem tratamento na unidade hospitalar.

O presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, defende a atuação de políticas públicas que possam cada vez mais beneficiar a saúde das crianças.

“Atendimento humanizado e de qualidade para nossa população e nossas crianças, tem sido prioridade em nossa gestão, além de ser um pedido do nosso governador Gladson Cameli, em proporcionar uma saúde que atenda a todos”.

A gerente-geral do SAE, Edna Gonsalves, agradeceu o apoio de todos os envolvidos para a realização do evento. “O sentimento é de muita gratidão, por hoje promovermos esse momento tão especial para nossas crianças, agradeço ao governo do Estado, ao gabinete da nossa primeira-dama, a Sesacre e aos meus colegas do SAE que foram incansáveis”, frisou.

O evento contou com a participação do trenzinho da alegria que levou as crianças juntamente com os responsáveis para passear, além de muitas brincadeiras, doces, carrinho de pipoca e entrega de kits de higiene bucal.

A mãe, Márcia Souza que esteve presente no evento, juntamente com sua filha Emanuely Souza de sete anos de idade, destacou sobre o aprendizado que teve com os ensinamentos voltados para a saúde bucal.

“Gostei bastante desse momento de alegria, que foi realizado para todas as crianças, principalmente nos ensinamentos quanto a saúde bucal, foi uma tarde muito agradável, fica aqui minha gratidão à todos”, disse a Márcia.

SERVIÇO

O Serviço de Assistência Especializada conta com uma educadora, assistência social, psicólogo, nutricionista, odontólogo, enfermeiras, técnicos, e administrativos.

“Ainda por conta da pandemia, não normalizamos os atendimentos, dessa forma atendemos em torno de mil e cem pacientes mensalmente”, destaca Edna.

Os atendimentos funcionam das 7h às 19h de segunda a segunda, e conta com plantonista aos finais de semana e feriado.

Continue lendo

SAÚDE

Trabalho desenvolvido por profissionais da Policlínica Tucumã recebe prêmio do Instituto Albert Einstein

Publicado

em

Por

Agência AC

O Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt) da Policlínica Tucumã teve seu trabalho reconhecido, nacionalmente, como a 3ª melhor iniciativa na categoria Relato de Experiência, durante o IV Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde e I Simpósio da Planificação da Atenção à Saúde. O evento foi promovido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Os serviços oferecidos pelo ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares do Nastt concorreram com outros 160 trabalhos desenvolvidos no país inteiro. Instituído em outubro de 2020, o ambulatório oferta técnicas de Reiki, Laya Yoga, práticas corporais e auriculoterapia de forma individual e coletiva para os servidores da unidade. Atualmente, a equipe de profissionais é composta pela enfermeira Valéria Teixeira, a fonoaudióloga Jeanne Albuquerque e o fisioterapeuta Vilmar Bandeira.

Após avaliação dos trabalhadores, os profissionais de assistência do Nastt identificaram que as principais queixas relatadas estavam relacionadas à saúde mental (sintomas de ansiedade, insônia e irritabilidade) e dores músculoesqueléticas, a maior parte em decorrência da exaustiva e desafiadora missão na linha de frente de combate à pandemia de Covid-19.

Nastt oferece técnicas de Reiki, Laya Yoga, práticas corporais e auriculoterapia Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após o início dos atendimentos, a equipe observou a diminuição dos afastamentos de trabalho por meio de licenças médicas e atestados. A interação vivenciada no auxílio prestado, escuta qualificada, acolhimento dos trabalhadores de saúde e suas queixas foram primordiais na identificação de situações de vulnerabilidade e assistência precoce.

“O principal objetivo do projeto é cuidar de quem cuida, para que o trabalhador da Saúde se sinta acolhido e valorizado. Melhorando a saúde física e mental e proporcionando qualidade de vida funcional. Ficamos felizes com este reconhecimento nacional e isso nos motiva ainda mais a prosseguir com os atendimentos, que estão apresentando excelentes resultados”, explica a enfermeira Valéria Teixeira.

Enfermeira Valéria Teixeira comemorou o prêmio recebido pelo Instituto Albert Einstein. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Paciente confirma melhoria em sua qualidade de vida após procurar atendimento

A pedagoga Francisca Luzia Guimarães Cordeiro relata que sentia muitos desconfortos musculares e cansaço. Após passar pelos atendimentos, ela confirma a melhoria em sua qualidade de vida. “Fui atendida, inicialmente, pelo fisioterapeuta com as práticas corporais e, em seguida, fui encaminhada para o Reiki. Quando recebi alta, já estava sem as dores e, energeticamente, renovada. Eu me senti tão bem , que passei a incentivar meus colegas a também realizarem as sessões. Hoje, faço parte da equipe multiprofissional do Nastt da Policlínica Tucumã com muita satisfação”, conta.

Pedagoga Francisca Luzia Guimarães confirma melhoria em sua qualidade de vida após ser atendida pelos profissionais do ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares do Nastt. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A gerente-geral da unidade especializada, fisioterapeuta Luciana Oliveira Carvalho, afirma que o trabalho do Nastt tem contribuído de forma muito positiva. A gestora destacou o cuidado e o olhar mais direcionado ao trabalhador, que tanto necessidade dessas práticas.

“Quando trabalhamos com a prevenção, o dia a dia do funcionário se torna mais leve e produtivo e quem ganha com tudo isso é a população como um todo. Sou muito grata e muito satisfeita com o que essa equipe da Policlínica Tucumã vem elaborando em prol da saúde dos funcionários. Estão de parabéns”, enfatizou.

“Ressaltamos ainda que nenhuma dessas ações teria sido possível sem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares e do Cerest [Complementares e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador]”, completou.

Continue lendo

SAÚDE

Acre e mais sete estados ainda não adotaram oficialmente o passaporte da vacina

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Um levantamento aponta que o Acre é uma das unidades da federação que não adotou oficialmente o “passaporte da vacina” que possibilita o ingresso de pessoas em evento e locais públicos mediante a apresentação de comprovante da imunização da Covid-19. Além do estado do acreano, sete outras unidades estão na mesma situação (Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Sergipe).

No Acre, muitos estabelecimentos, por conta própria, aderiram ao mecanismo. No parlamento já foi apresentado um projeto que torna obrigatória a apresentação da vacinação para entrar nos espaços públicos e privados. Enquanto o estado não oficializa, fica facultativo para os seus habitantes apresentar o dispositivo.

Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Tocantins são os estados que exigem o “passaporte”. Já Alagoas, Ceará, Goiás, Rondônia e Roraima estão analisando a implantação do sistema. Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte ainda não se posicionaram.

Segundo o Jornal A tarde, autor do levantamento, em São Paulo e Minas Gerais “os governos deram aos municípios autonomia para implementar medidas complementares que considerarem adequadas à realidade local para o controle da pandemia”.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia