Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dezembro chegou: O que podemos esperar da meteorologia? Friale responde

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Dezembro, o último mês do ano, chegou e com ele a dúvida de como o tempo vai se comportar nos próximos 31 dias no Acre. Por isso, o AcreNews recorreu ao pesquisador Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui, para comentar alguns pontos climáticos que os acreanos precisam compreender.

“Dezembro marca o início do verão no Acre e em todo o hemisfério sul da Terra, quando, no dia 21, o Sol fica posicionado verticalmente sobre o trópico de Capricórnio, fazendo o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que é uma característica dos últimos 20 dias do ano. Devido a uma maior exposição ao Sol, em dezembro, a temperatura média aumenta, provocando maior evaporação das águas oceânicas, o que se reflete em mais umidade, em mais nuvens e em mais chuvas no Acre e na maior parte do Brasil”, explicou.

Segundo Friale, ainda podem ocorrer incursões de ar polar, baixando a temperatura. “Em Rio Branco, por exemplo, a menor temperatura registrada em dezembro foi 16,0ºC e, em Tarauacá, 17,8ºC”, citou.

O pesquisador também comentou sobre as chuvas. “Neste mês, o maior volume de chuvas registrado em apenas 24 horas, em Rio Branco, foi 135,2mm, ocorrido no ano de 1987, no dia 10, enquanto, em Cruzeiro do Sul, foi 118,2mm, no ano de 2001, no dia 2. Mesmo sendo o início do período chuvoso, pode ocorrer, em geral, na segunda quinzena do mês, a incursão de ar seco, originário das altas pressões atmosféricas no noroeste da África e na região do arquipélago português dos Açores e da ilha da Madeira, deixando alguns dias muito quentes e ensolarados, fenômeno observado apenas no Acre e no sul e oeste do Amazonas”, observou.

“Como se pode observar, em dezembro, há redução de chuvas, em relação ao mês anterior, apenas em Cruzeiro do Sul, devido à incursão de ar mais seco vindo do hemisfério norte, cuja entrada ocorre pelo oeste do Brasil”, acrescentou.

Devido ao histórico do mês anterior, novembro, Friale acredita que a tendência levando em consideração “as condições atuais da atmosfera e das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, projetamos, para o mês de dezembro de 2023, chuvas abaixo da média na maior parte do Acre. Quanto à temperatura, deverá ficar um pouco acima da média, podendo haver, em alguns momentos, incursão de ar polar fraco. O calor e a alta umidade do ar, neste mês, poderão provocar temporais em alguns pontos do estado, inclusive, na capital”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas