ELEIÇÕES
É fake news notícia de que Carlos Beirute é inelegível, segundo advogado Gilson Pescador
Evandro Cordeiro
O médico Carlos Beirute não é inelegível em 2022, como foi noticiado nas últimas horas. O advogado Gilson Pescador faz o desmentido com base em consulta ao próprio Tribunal de Contas da União.
“No caso sob análise resta cristalino e irrefutável a ausência de dolo do consulente, na omissão apontada pelo Tribunal de Contas da União, mesmo porque o ato omissivo originou-se de atos comissivos de servidores de outros setores, sem conhecimento do então gestor, não sendo o caso aqui, agora, de discorrer sobre tal mérito, posto que desnecessário, como dito ab initio, resguardando-se para o futuro, no âmbito da Justiça Eleitoral, se for necessário”, diz o advogado.
Ainda segundo Gilson Pescador, “em face das razões e fundamentos expostos, com isenção de ânimo, se pode infirmar que o consulente, Carlos Augusto Beyruth Borges, pela situação do TCU, decorrente dos acórdãos 2464/2012; 2056/2014 e 596/2017, não havendo outros fatos, está elegível para os cargos em disputa nas eleições gerais do ano de 2022, tendo como normal e corriqueira eventual impugnação pelo Ministério Público Eleitoral, a qual refutar-se-ia de forma contundente e pertinente, para o desiderato almejado”.