ELEIÇÕES
Eleições no Acre: subiu para 26 o número de candidaturas inaptas
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Subiu para 26 o número de candidaturas inaptas nas “Eleições 2022” no Acre. O AcreNews consultou o Sistema de Candidaturas e Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa terça-feira (06) e constatou que a maioria dos inaptos protocolaram renúncia.
Há cinco dias, nossa reportagem conferiu que dos 537 pedidos de candidaturas, 13 constavam como inaptas. Dentro desse total, uma foi indeferida pela justiça.
Na consulta de hoje, verificamos que são 540 solicitações de candidaturas protocoladas na Justiça Eleitoral e que 19 candidatos renunciaram, seis tiveram indeferimentos e uma não foi reconhecida. Em porcentagens, as renúncias consideram 73,08% do número total das inaptas. Indeferidos 23,08% e pedido não conhecido 3,85%.
Os candidatos Adalberto Almeida (Agir), Gleyciane Holanda (Cidadania), Maria Ieda (PCO), Reginaldo Nota 10 (Pros), Bilu (PSDB) e Jader Almeida (PSDB) estão com as candidaturas indeferidas e podem entrar com recurso na justiça para novo julgamento e tentar disputar as eleições sem impedimentos.