Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

ESSA É PARA QUEM GOSTA DE CACHORRO Acre tem seu clube de criadores do Pastor Alemão

Publicado

em

Evandro Cordeiro

O Acre, acredite, tem um clube de criadores de cachorros da raça Pastor Alemão, um dos cães mais completos do mundo. E mais: já conquistou um segundo lugar em uma competição internacional, realizada em São Paulo, em 2012. Em 2019, no mesmo campeonato, um 12° lugar, em que os animais são apresentados e deles se julga, entre outras, índole e temperamento.

O cara desse negócio é o barbeiro André Luiz Gomes, dono de um salão desses modernos, bem chique, vintage, no bairro Abrahão Alab, em Rio Branco. Apaixonado por cães desde menino, em 2007 assumiu o clube acreano, criado por ele mesmo. Por aqui realizou duas competições, inclusive com julgador internacional. Deu muita gente competindo com seus animais.


O clube dos criadores do cão Pastor Alemão na verdade é chamado de núcleo e é filiado ao núcleo nacional. O André Luiz, que coordena esse núcleo por aqui, foi quem representou o Estado nessas competições. Segundo ele, apesar de poucos filiados, o núcleo acreano é um dos mais movimentados do país. O clube brasileiro é o quinto maior do mundo e “estamos entre as cinco mais importantes do mundo em se tratando de raça”, completa o André. Nas competições, chamadas de siegers, são julgados estrutura, temperamento e índole do animal. Para a boa performance, é necessário um bom adestrador.


O André Luiz tem um canil em Rio Branco, no conjunto Novo Esperança. Se chama Vale das Gameleiras. Ele é o pioneiro na criação do Pastor Alemão, ao menos em registro oficial. “No passado várias pessoas trouxeram cães, nas décadas de 70, 80, 90, mas jamais houve registro de filhotes oficialmente nascidos em solo acreano”, conta o André. Em 2005 aconteceu. Ele registrou a primeira ninhada genuína do Acre. No canil dele, onde estão nascendo filhotes originais, os mais antigos ajudam no adestramento e manejo dos cães, para colaborar com os proprietários novatos.


“Todo país que cria Pastor Alemão precisa realizar uma siegers, quem em alemão significa vencedor”, explica o homem que levou o nome do Acre para competições internacionais entre cachorros, André Luiz. Para quem gosta de cachorro de raça, essa é uma notícia alvissareira. E conhecer o clube, ou melhor, o canil do André, é fácil. Disca o 99997 4848 e chama o André.
Viva o clube do Pastor Alemão!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas