Connect with us

ENTRETENIMENTO

ESSA É PARA QUEM GOSTA DE CACHORRO Acre tem seu clube de criadores do Pastor Alemão

Publicado

em

Evandro Cordeiro

O Acre, acredite, tem um clube de criadores de cachorros da raça Pastor Alemão, um dos cães mais completos do mundo. E mais: já conquistou um segundo lugar em uma competição internacional, realizada em São Paulo, em 2012. Em 2019, no mesmo campeonato, um 12° lugar, em que os animais são apresentados e deles se julga, entre outras, índole e temperamento.

O cara desse negócio é o barbeiro André Luiz Gomes, dono de um salão desses modernos, bem chique, vintage, no bairro Abrahão Alab, em Rio Branco. Apaixonado por cães desde menino, em 2007 assumiu o clube acreano, criado por ele mesmo. Por aqui realizou duas competições, inclusive com julgador internacional. Deu muita gente competindo com seus animais.


O clube dos criadores do cão Pastor Alemão na verdade é chamado de núcleo e é filiado ao núcleo nacional. O André Luiz, que coordena esse núcleo por aqui, foi quem representou o Estado nessas competições. Segundo ele, apesar de poucos filiados, o núcleo acreano é um dos mais movimentados do país. O clube brasileiro é o quinto maior do mundo e “estamos entre as cinco mais importantes do mundo em se tratando de raça”, completa o André. Nas competições, chamadas de siegers, são julgados estrutura, temperamento e índole do animal. Para a boa performance, é necessário um bom adestrador.


O André Luiz tem um canil em Rio Branco, no conjunto Novo Esperança. Se chama Vale das Gameleiras. Ele é o pioneiro na criação do Pastor Alemão, ao menos em registro oficial. “No passado várias pessoas trouxeram cães, nas décadas de 70, 80, 90, mas jamais houve registro de filhotes oficialmente nascidos em solo acreano”, conta o André. Em 2005 aconteceu. Ele registrou a primeira ninhada genuína do Acre. No canil dele, onde estão nascendo filhotes originais, os mais antigos ajudam no adestramento e manejo dos cães, para colaborar com os proprietários novatos.


“Todo país que cria Pastor Alemão precisa realizar uma siegers, quem em alemão significa vencedor”, explica o homem que levou o nome do Acre para competições internacionais entre cachorros, André Luiz. Para quem gosta de cachorro de raça, essa é uma notícia alvissareira. E conhecer o clube, ou melhor, o canil do André, é fácil. Disca o 99997 4848 e chama o André.
Viva o clube do Pastor Alemão!

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRETENIMENTO

Antigo Chalé é transformado em uma área de entretenimento para a família de Rio Branco; outra boa opção é a comida regional

Publicado

em

Por

O antigo Chalé Bar, localizado na estrada Apolônio Sales, está sendo transformado em um complexo de entretenimento muito aconchegante, ainda pouco conhecido dos moradores de Rio Branco. São pelo menos cinco hectares de terra e água perfeitamente divididos entre equipamentos para prática de aventuras, como a tirolesa e o tobogã, além de uma área gourmet espetacularizada pela cozinha regional, com almoço servido à la carte de iguarias como a galinha caipira e peixes.

Antiga área de festas famosas na noite acreana, o Chalé ficou em evidência por muitos anos, na parte alta de Rio Branco. Com a morte de seu idealizador há um ano e quatro meses, o Zezinho do Chalé, como era conhecido o empresário José da Silva Araújo, os herdeiros precisaram deixar o luto para trás e reinventar tudo. São seis filhos: Sarah, Tatiana, Hemily jhuly, Maycon, Marcel e Maurício. Esse último assumiu a dianteira para não deixar o Chalé morrer, depois de ser tão importante para a cultura e o divertimento dos acreanos.

O projeto, segundo Maurício Araújo, é ir revitalizando aos poucos até alcançar o objetivo. Além da vasta área de lazer, com banhos e brinquedos, o restaurante também está sendo potencializado. “Queremos fazer disse aqui o lugar perfeito para as famílias virem comer e se divertir”, diz ele, apresentando ao Acrenews o açude, criadouros de peixe e o campo de futebol do agora renomeado Complexo de Lazer Chalé.

Continuar lendo

ENTRETENIMENTO

Hoje é dia de festival do peixe na República Gourmet Gastrobar, antigo Mercado dos Colonos

Publicado

em

Por

Continuar lendo

ENTRETENIMENTO

Amanhã tem festival do peixe na República Gourmet Gastrobar

Publicado

em

Por

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia