Connect with us

ACRE

Ex-reitores divergem sobre a criação do Hospital Universitário da UFAC

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução (Arquivo)

O projeto da construção de um Hospital na Universidade Federal do Acre (UFAC) tem movimentado as redes sociais nos últimos dias. O assunto vem sendo debatido pela classe educativa e até mesmo por alguns grupos políticos no estado. Não diferente, a ideia de criar o “HU” na maior instituição de ensino público do Acre não passou despercebido, também, pelos ex-reitores da instituição – Jonas Filho e Minoru Kinpara.

O professor e paleontólogo Jonas Filho, que foi reitor entre os anos de 2000 a 2008, tem várias críticas sobre a real necessidade de construir uma unidade de saúde na UFAC. Segundo ele, o projeto “tem sido um tema muito controverso no seio da comunidade acadêmica nacional e que tem dividido opiniões”.

Jonas Pereira de Souza Filho (2000-2008)

“No caso do HU da UFAC, tê-lo ou não, estou convencido, a discussão ainda carece por demais de debates internos no âmbito de seus órgãos deliberativos, por autoridades políticas, bem como pela sociedade civil organizada, nunca envolvida na questão. A ausência do amplo e democrático debate sobre a construção do Hospital Universitário da UFAC é o primeiro ponto de minhas críticas”, comentou Jonas em uma publicação no Facebook.

Na ocasião, ele citou possíveis erros considerados estratégicos supostamente cometidos pela atual reitora, Guida Aquino. “O primeiro está relacionado ao inoportuno momento em que a Reitora investiu em tão grandioso projeto. Exatamente no momento de liderança de um Governo Federal falacioso, negacionista, terraplanista e trambiqueiro. Um governo golpista, com políticas homicidas, totalmente descomprometido com ações em saúde pública e que, por princípio, ojeriza a educação, a saúde e seus servidores”, citou e acrescentou: “O segundo erro foi na escolha do parceiro político”.

Jonas acredita que o salutar é “tirar o cavalinho da chuva” e “trazer o projeto para debates. Esperar por dias melhores, apostando e contribuindo para a construção de um futuro governo que seja responsável e comprometido com nossa sociedade”.

Na contramão de Jonas, o professor de matemática Minoru Kinpara, que assumiu a gestão da UFAC entre 2012-2018 acredita que o Hospital Universitário ajudará no atendimento da população mais carente, sendo ainda uma opção para a sociedade.

Minoru Martins Kinpara (2012-2018)

“A luta pelo hospital público universitário da Ufac, para atender os alunos dos cursos da área de saúde e a população mais carente do Acre, começou em 2013 quando estávamos na Reitoria da Ufac. Saímos candidato ao Senado, defendendo essa bandeira e, pretendíamos trabalhar para conseguir os recursos necessários para a sua construção. Não obtivemos êxito na eleição, porém continuamos na luta pelo hospital, juntamente com a atual Reitora”, comentou.

Kinpara manifestou contentamento pelo envolvimento de parlamentares juntamente com a atual reitoria para implantar a unidade de saúde dentro da instituição. “E fico feliz em ver alguns dos nossos parlamentares, entendendo a importância do projeto e “abraçando a causa”. Essa batalha não deve ser só da Ufac e sim de toda a Sociedade Acreana. Sigamos firmes até a vitória!”, concluiu.

O PROJETO

No início deste mês, Guida Aquino e o governador Gladson Cameli (PP) estiveram em audiência com o Ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro, em Brasília. No projeto apresentado, o HU pretende ofertar 280 leitos comuns e 40 unidades de terapia intensiva. Além disso, o terá acomodação para 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. A expectativa, quando inaugurado, é ofertar 245 mil consultas ambulatoriais e nove mil cirurgias por ano. O montante para construir e equipar o local chega da R$ 252 milhões.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas