Connect with us

POLÍCIA

EXCLUSIVO Secretário de Segurança revela ao Acrenews: serviço de inteligência trabalha nos arredores de creches e escolas para se precaver de tragédias como a de Santa Catarina

Publicado

em

A tragédia do município de Saudade, em Santa Catarina, na última terça-feira, 4, onde um jovem de 18 anos, atuando como “lobo solitário”, ocasionou as mortes de pelo menos cinco pessoas, depois de invadir uma creche e golpear professores e crianças com uma arma branca semelhante a um facão, acendeu a luz vermelha no serviço de inteligência da polícia do Acre. Por orientação do governador Gladson Cameli (Progressistas) e do secretário de Segurança, coronel PM Paulo César, uma estratégia será colocada em prática a partir da volta às aulas, no sentido de garantir a segurança de escolas e creches.

Em entrevista exclusiva ao Acrenews, o secretário revelou uma pequena parte daquilo em que a inteligência já tem sobre esse assunto. “Nós recebemos ontem um expediente do Ministério da Justiça e de imediato compartilhamos com as agências locais de inteligência com a orientação de que as unidades regionais façam uma abordagem aquelas escolas que estiverem funcionando, grande maioria das escolas, principalmente as públicas, não estão funcionando, razão pela qual a orientação é que se faça abordagem no tocante a triagem de pessoas nos arredores e no ambiente escolar”, revelou o coronel Paulo César.

O secretário lamentou o episódio de Santa Catarina, admite que as ações desses “lobos” quase sempre pegam todos desprevenidos, mas adiantou que na medida do possível algumas atitudes defensivas podem salvar. Mas não deixa de ser “uma situação preocupante”, diz.

Paulo César contou que no Acre, em 2019, ocorreu algo similar. “Me recordo que em 2019 nós tivemos uma situação bem peculiar, similar na Uninorte. Fizemos uma reunião lá com a direção”, contou. Em relação a situação atual, após a tragédia de Saudade, o coronel afirmou que “de qualquer forma nós fizemos esse compartilhamento e orientação para que façam abordagens. É óbvio que a gente não tem como saber onde se dá, mas passamos a orientação no sentido de abrir os olhos de quem cuida de escolas e creches que estiverem funcionário para estabelecer um protocolo, mitigando a entrada de estranhos diante desse episódio”.

O comandante da segurança do Acre admite que há mais ações em andamento, mas que não cabem ser reveladas. O que está em prática, no momento, “foi a atitude adotada porque é como procurar uma agulha no palheiro. Nesse sentido cabe a Segurança Pública nesse primeiro momento orientar os estabelecimentos como se comportar diante de tal situação”.

LUTO EM SANTA CATARINA

O episódio de Saudade, em Santa Catarina, deixou em choque a cidade, que tem 9.810 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e nunca tinha testemunhado casos de violência parecidos. Entre os mortos estão uma professora, Keli Adriane Aniecevski, 30, uma agente de educação, Mirla da Costa Renner, 20, e três crianças menores de dois anos.

O jovem também se cortou com a arma, sendo encaminhado a um hospital com ferimentos no pescoço, abdômen e tórax, segundo as forças de segurança do estado.

PREFEITURA TEM PLANO PARA ABERTURA DAS CRECHES

A prefeitura de Rio Branco, que administra todas as creches da capital, além das escolas de iniciação escolar, onde está a comodidade mais vulnerável, está elaborando um plano para a retomada das aulas presenciais. A reboque desse documento um detalhado trabalho em relação a proteção a alunos, professores e servidores. Segundo a assessoria de comunicação, em breve tudo será apresentado à sociedade.

Ao todo Rio Branco tem 14 creches e 13 centros na modalidade creche e pré-escola. A própria prefeitura não tem o total de crianças beneficiadas devido aos rodízios, mas que haverá garantia de segurança para todos no retorno às aulas. Um encontro entre a Secretaria de Educação Municipal e a Secretaria de Segurança do Estado estabelecerá novas regras.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍCIA

Deputado diz que filho teve livramento após acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Por

O Deputado Estadual Roberto Duarte, usou suas redes sociais para dizer que o seu filho, Roberto Neto teve um livramento, após um acidente de trânsito nesta quarta-feira, 17, em Rio Branco.

Roberto Neto, foi socorrido por uma equipe médica do SAMU e encaminhado ao Pronto Socorro, o filho do parlamentar trafegava pela Avenida Ceará, em um veículo modelo Polo, quando um veículo modelo Spin avançou a rotatório. Com o impacto a SPIN foi jogada contra um poste de energia, que por conta da violência do impacto caiu em cima do carro de Roberto Neto, o jovem sofreu uma forte bancada na cabeça.

De acordo com os médicos, Roberto Neto teve um traumatismo craniano leve, no taxi estavam cinco passageiros, que iriam para Sena Madureira. Duas mulheres foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro.

O local foi isolado e o laudo da perícia criminal vai apontar quem estava errado.

Continue lendo

POLÍCIA

Ex-agente penitenciário que assassinou e decapitou esposa é condenado a mais de 20 anos de prisão

Publicado

em

Por

O ex-agente penitenciário Ivanhoé de Oliveira Lima foi condenado por ter decapitado a esposa, Larissa Aurélia Costa Silva, de 17 anos. A decisão foi do Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditória Militar.

O réu terá que cumprir 23 anos de prisão em regime fechado. Na mesma decisão, o juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditória Militar, Alesson Braz, negou ao acusado o direito de recorrer em liberdade da sentença em liberdade.

O julgamento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 17, no Fórum Criminal da Comarca de Rio Branco. Durante o interrogatório o ex-agente penitenciário assumiu a autoria do crime.  Em juízo, o réu disse que matou a esposa porque estava sob efeito de entorpecentes.

O homicídio ocorreu em fevereiro de 2020, na residência do casal, localizada na Rua C, Vila Jorge Kalume, na Estrada do Barro Vermelho. Além de decapitar a esposa, o réu pegou a cabeça e jogou em frente à casa da mãe da vítima, que ficava a poucos metros do local do crime.

Continue lendo

POLÍCIA

Dois são presos por estupro em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

Por

Ao final da tarde da última terça feira, 16, a Polícia Civil em Marechal Thaumaturgo cumpriu dois mandados de prisão preventiva em desfavor de L. R. S., 46 anos e F. R. S. de L., 20 anos, ambos pelo crime de estupro de vulnerável.

Pesa, contra L. R. S., de 46 anos, acusação de estupro de vulnerável por ter sido filmado mantendo relações sexuais com uma menor de 13 anos de idade, a qual possui déficit cognitivo. As informações foram levadas pelo Conselho Tutelar até a Polícia Civil, sendo representado pela prisão do infrator.

Já em desfavor de F. R. S. de L., de 20 anos, pesa a acusação de ter mantido relações sexuais mediante o uso de força com uma menor de idade. Para manter o crime em sigilo, F. R. S. de L. proferiu ameaças contra a vida da vítima e de seus familiares.

A Polícia Civil do Estado do Acre vem intensificando suas ações de combate a criminalidade em todas as regionais no sentido de coibir quaisquer tipo de ação delituosa.

Insta salientar que, tais ações contam com apoio do Ministério da Justiça, através do Programa Guardiões da Fronteira, contribuindo sobremaneira no combate a criminalidade.

[Ascom/PCAC]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas