Connect with us

POLÍCIA

EXCLUSIVO Secretário de Segurança revela ao Acrenews: serviço de inteligência trabalha nos arredores de creches e escolas para se precaver de tragédias como a de Santa Catarina

Publicado

em

A tragédia do município de Saudade, em Santa Catarina, na última terça-feira, 4, onde um jovem de 18 anos, atuando como “lobo solitário”, ocasionou as mortes de pelo menos cinco pessoas, depois de invadir uma creche e golpear professores e crianças com uma arma branca semelhante a um facão, acendeu a luz vermelha no serviço de inteligência da polícia do Acre. Por orientação do governador Gladson Cameli (Progressistas) e do secretário de Segurança, coronel PM Paulo César, uma estratégia será colocada em prática a partir da volta às aulas, no sentido de garantir a segurança de escolas e creches.

Em entrevista exclusiva ao Acrenews, o secretário revelou uma pequena parte daquilo em que a inteligência já tem sobre esse assunto. “Nós recebemos ontem um expediente do Ministério da Justiça e de imediato compartilhamos com as agências locais de inteligência com a orientação de que as unidades regionais façam uma abordagem aquelas escolas que estiverem funcionando, grande maioria das escolas, principalmente as públicas, não estão funcionando, razão pela qual a orientação é que se faça abordagem no tocante a triagem de pessoas nos arredores e no ambiente escolar”, revelou o coronel Paulo César.

O secretário lamentou o episódio de Santa Catarina, admite que as ações desses “lobos” quase sempre pegam todos desprevenidos, mas adiantou que na medida do possível algumas atitudes defensivas podem salvar. Mas não deixa de ser “uma situação preocupante”, diz.

Paulo César contou que no Acre, em 2019, ocorreu algo similar. “Me recordo que em 2019 nós tivemos uma situação bem peculiar, similar na Uninorte. Fizemos uma reunião lá com a direção”, contou. Em relação a situação atual, após a tragédia de Saudade, o coronel afirmou que “de qualquer forma nós fizemos esse compartilhamento e orientação para que façam abordagens. É óbvio que a gente não tem como saber onde se dá, mas passamos a orientação no sentido de abrir os olhos de quem cuida de escolas e creches que estiverem funcionário para estabelecer um protocolo, mitigando a entrada de estranhos diante desse episódio”.

O comandante da segurança do Acre admite que há mais ações em andamento, mas que não cabem ser reveladas. O que está em prática, no momento, “foi a atitude adotada porque é como procurar uma agulha no palheiro. Nesse sentido cabe a Segurança Pública nesse primeiro momento orientar os estabelecimentos como se comportar diante de tal situação”.

LUTO EM SANTA CATARINA

O episódio de Saudade, em Santa Catarina, deixou em choque a cidade, que tem 9.810 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e nunca tinha testemunhado casos de violência parecidos. Entre os mortos estão uma professora, Keli Adriane Aniecevski, 30, uma agente de educação, Mirla da Costa Renner, 20, e três crianças menores de dois anos.

O jovem também se cortou com a arma, sendo encaminhado a um hospital com ferimentos no pescoço, abdômen e tórax, segundo as forças de segurança do estado.

PREFEITURA TEM PLANO PARA ABERTURA DAS CRECHES

A prefeitura de Rio Branco, que administra todas as creches da capital, além das escolas de iniciação escolar, onde está a comodidade mais vulnerável, está elaborando um plano para a retomada das aulas presenciais. A reboque desse documento um detalhado trabalho em relação a proteção a alunos, professores e servidores. Segundo a assessoria de comunicação, em breve tudo será apresentado à sociedade.

Ao todo Rio Branco tem 14 creches e 13 centros na modalidade creche e pré-escola. A própria prefeitura não tem o total de crianças beneficiadas devido aos rodízios, mas que haverá garantia de segurança para todos no retorno às aulas. Um encontro entre a Secretaria de Educação Municipal e a Secretaria de Segurança do Estado estabelecerá novas regras.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

Brasileia: homem de 67 anos é preso por porte ilegal de arma de fogo

Publicado

em

Por

Ascom/PMAC

Uma guarnição de Rádio Patrulha (RP) do 5º Batalhão de Polícia Militar (5° BPM) apreendeu na noite deste domingo, 23, uma arma de fogo, no bairro Raimundo Chaar, em Brasiléia. Durante a ação, um homem de 67 anos foi preso.

Durante rondas pela Rua Francisco de Assis, os militares visualizaram um cidadão que, ao notar a presença policial, aparentou nervosismo. No momento da abordagem, o homem tentou colocar a mão na cintura, mas foi contido devido a verbalização da guarnição.

Na busca pessoal, a equipe policial encontrou uma arma de fogo calibre 22, com cinco munições intactas. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia da cidade, para serem tomadas as providências necessárias à situação.

Continue lendo

POLÍCIA

Polícia Militar apreende mais de 01 kg de entorpecentes no bairro Recanto dos Buritis

Publicado

em

Por

Durante patrulhamento de rotina na manhã deste domingo, 23, policiais militares do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) apreenderam um adolescente de 16 anos e prenderam um homem de 31 anos, com dinheiro, maconha e cocaína. Ação ocorreu no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco.

Os militares realizavam patrulhamento preventivo as margens do igarapé Judia, quando avistaram três indivíduos em atitude suspeita. Eles receberam voz de parada, mas um dos suspeitos fugiu adentrando as águas do igarapé.

Os detidos estavam na frente de uma residência abandonada. Com eles, foram apreendidos dinheiro e pequena quantidade de drogas. Na casa, os militares apreenderam um “tijolo” de maconha, pesando 994 gramas e 71 trouxinhas de cocaína, além de 4 tabletes de Skank, um tipo mais potente de maconha.

Os dois foram encaminhados à delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis ao fato.

[Ascom PMAC]

Continue lendo

POLÍCIA

Caminhonete roubada é recuperada no bairro Rosalinda

Publicado

em

Por

Uma ação integrada entre policiais do 2° Batalhão e militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) resultou na recuperação de uma caminhonete roubada na tarde deste sábado, 22, no bairro Rosalinda, 2° Distrito de Rio Branco.

A PMAC foi acionada via 190, pois, segundo a denúncia, uma família estava sendo feita refém por homens armados no bairro Santo Afonso. As guarnições chegaram rápido ao local, mas os dois homens já haviam fugido da residência.

As vítimas relataram aos policiais que três homens armados haviam invadido a casa, um dos autores levou a caminhonete e dois permaneceram na casa, mas quando perceberam a chegada da polícia se evadiram do local.

As guarnições intensificaram o patrulhamento e policiais do Batalhão Ambiental localizaram a caminhonete Hilux de cor branca, abandonada no bairro Rosalinda. Os autores do crime não foram localizados.

A ocorrência foi registrada na delegacia para serem tomadas as demais providências cabíveis ao caso.

[Ascom PMAC]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia