ACRE
Friale diz que chuvas vão ser intensificadas no Acre e prevê chegada de um ‘friozinho’
Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga
O pesquisador Davi Friale informou hoje (17) pelo portal O Tempo Aqui que uma “intensa massa de ar úmida com origem no oceano Atlântico deixará o tempo extremamente instável, com chuvas intensas e prolongadas, nesta quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru”.
“Tendo em vista o tempo severo – extremamente instável e chuvoso – que se aproxima, alertamos a população e as autoridades para a alta probabilidade de ocorrência, entre esta quinta-feira e a próxima sexta-feira, de sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, danos às edificações e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios”, alertou.
As estimativas do pesquisado sobre o volume pluviométrico é que “os acumulados fiquem situados entre 40 e 80 mm, podendo, em alguns municípios, inclusive, em Rio Branco, passar de 100mm, até a manhã de sábado próximo.
Friale aproveitou para falar da chegada de uma onda polar que vai deixar a temperatura amena na maioria dos municípios do estado, principalmente em Brasileia, Xapuri e Rio Branco. O ‘friozinho’ deve atingir também o leste e sul do estado. “Não será uma friagem típica, mas o friozinho polar irá predominar nestes dois dias em todo o Acre”, ressalta.
A maior temperatura, nesta quinta-feira e na sexta-feira, durante o dia, deverá oscilar entre 22 e 25ºC, na capital acreana e nas demais cidades do vale do rio Acre, assim como em Plácido de Castro e Acrelândia.
You must be logged in to post a comment Login