Connect with us

GERAL

Secretario de estado de produção e agronegócios do Acre visita a Central de Incubação de Pintos

Publicado

em

Na manhã desta quinta feira, 22, o secretário de Estado de Produção e Agronegócios do Acre – SEPA, Nenê Junqueira, participou de uma reunião na Central de Incubação de Pintos, localizada ao lado do parque de exposições em Rio Branco.

Fundada em 1976 a incubadora já beneficiou mais de 50 mil produtores comercializando aves por um preço abaixo do valor de mercado, proporcionando assim, uma renda extra para essas famílias. Porém a unidade está parada desde 2019. “Em outubro de 2019 a central de incubação sofreu uma auditoria fiscal no qual o ministério da agricultura identificou uma série de procedimentos técnicos que estavam obsoletos, mesmo porque o prédio da central já tem quase 50 anos e precisa de reparos, então eles bloquearam a produção até que fosse feito uma reforma interna direcionada para o fluxo e refluxo da produção” disse o responsável pela central, o engenheiro agrônomo, Regis Prado.

O objetivo do encontro foi definir estratégias para reativar a central o mais rápido possível. A iniciativa é uma determinação do governador Gladson Cameli por meio da SEPA e demais instituições que trabalharão em conjunto para retomar as atividades a curto prazo.
O secretário, Nenê Junqueira garante não medir esforços para manter a unidade. “ A central de incubação tem uma história de 45 anos que nós não podemos deixar terminar desta forma, ela já está há quase dois anos fechada e nós vamos juntar todas as forças agora, governo do estado, SEPA, juntamente com o MAPA para a gente reabrir a incubadora em breve”.

Somente do ano de 2019 a central de incubação produziu 73.432 aves comercializados em 20 municípios do estado, ao todo foram atendidos 588 produtores da agricultura familiar. Seu Luiz Mendes, natural do município de Bujari é um desses beneficiados, que a mais de 10 anos é assistido pelo CIDE. “ Aqui o pessoal é muito atencioso com a gente, nos ajudam naquilo que é possível, além de oferecer um produto de qualidade, com preço acessível, a central faz uma falta enorme para a gente que é produtor”.

Após a reunião o secretario, Nenê Junqueira foi a sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento – MAPA e foi recebido pelo superintendente, Fernando Bertoleso, que prontamente se disponibilizou a ajudar, será elaborado um projeto com a nova central de atuação em uma área maior e seguindo todas as determinações de funcionamento do MAPA, e em seguida encaminhado um ofício solicitando reabertura do espaço e retomada da produção.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Eletricista mora em um ônibus trailer em Rio Branco e pense numa felicidade: “Deus, eu e a Maia (cadela), na boa”, disse ao AcreNews

Publicado

em

Por

A moradia do eletricista acreano Ismael Moreira de Carvalho, 49, é em qualquer lugar entre o céu e a terra, literalmente. É que a casa dele se desloca. Isso mesmo. Basta ligar o motor do micro-ônibus anos 1990, da Mercedes Benz, e partir. O interior desse veículo foi transformado em uma aconchegante casa, com cozinha, banheiro, dormitórios e, acredite, uma fofa dependência separada para a ‘maia’, a vira-lata do Ismael.

Ismael e sua Maia, cadela de estimação que tem um lugar especial na casa

A “casa” do Ismael é o sonho de muita gente, porque, segundo ele, é a essência da liberdade e do conforto, no que pesem as ameaças constantes da violência que campeia. “Aqui eu faço todas as minhas necessidades, faço minha comida, assisto minha televisão e durmo como um bebê a noite inteira”, conta o eletricista, que não é exatamente o dono do trailer, mas é portador de uma carta branca do dono para usufruir e cuidar daquele que é seu lar, apresentado a ele em boa hora, após a separação.

Ismael Moreira está separado há algum tempo da família e, depois do divórcio, procurou uma nova moradia. Ao passar a prestar serviços para um ex-político e empresário de Rio Branco acabou ganhando a invejável moradia, numa espécie de concessão sem fim previsto. “Ele me deu toda a liberdade, inclusive de me deslocar, mas prefiro ficar na segurança dos arredores da casa dele. Trabalho com ele e faço outros serviços em Rio Branco. Não tenho precisão de estar saindo”, afirmou ao AcreNews, cuja equipe convidou para tomar um café da manhã nesta terça-feira, 3, passado na hora com pão, manteiga e bolacha, preparado em um fogão de quatro bocas estabelecido ao lado da pia de lavar louças.

O trailer onde mora o eletricista vive “estacionado” no bairro Calafate e é talvez a única moradia nesse “modelo” existente aqui na capital do Acre. A energia é captada através de um cabo adaptado. Enquanto demorar a parceria entre ele e o patrão, Ismael é peremptório: não quer outra vida. “Aqui estou muito bem aconchegado e feliz. Deus, eu e a ‘maia’, minha cachorrinha que cuida da nossa segurança durante a noite”. Ah, antes de a gente sair, Ismael ofereceu hospedagem. É que além da cama dele, mais três beliches foram muito bem instalados na parte da frente, perto da cabine do ônibus, exatamente para os convidados deste ‘plunct plact zum’, que pode partir sem problema nenhum, como diria Raul Seixas.

Continuar lendo

ACRE

Aplicativo Meu Imposto de Renda: Consulta Restituição IR 2021 – Pagamentos do 1º ao 5º lote

Aplicativo Meu Imposto de Renda: Confira a seguir como fazer a consulta da sua restituição do Imposto de Renda em 2021 pelo aplicativo, site ou telefone!

Publicado

em

Por

Pronatec

A Receita Federal abriu a consulta da Restituição IR 2021. Todos os brasileiros que querem verificar a sua situação já podem usar os meios para isso: o principal destaque é o aplicativo Meu Imposto de Renda. 

Confira o que foi divulgado oficialmente e como usar o app para consultar rapidamente a sua situação. Entenda a seguir como vai funcionar o pagamento dos valores e quem poderá ter o pagamento a partir do dia 30 de junho. 

Receita Federal Restituição 2021

Finalmente está aberta a consulta da restituição da Receita Federal 2021. Todos aqueles que vão receber o segundo lote dos pagamentos já podem conferir todos os detalhes sobre o pagamento que vai acontecer em conta bancária declarada pelo contribuinte. 

De acordo com a Receita, a restituição do Imposto de Renda 2021 vai acontecer para 3,4 milhões de brasileiros e o valor total desses retornos vai chegar a R$ 6 bilhões. Como acontece todos os anos, os valores são separados em lotes específicos. 

Esse primeiro lote de restituição do IRPF 2021 beneficiou quem tem prioridade. Por isso é importante saber como consultar os valores corretamente. 

Receita Federal Restituição 1º Lote Quem recebeu

Se você ainda não sabe quem recebeu a restituição da Receita Federal no 1º lote, fique ligado. Foi definido quem é o primeiro grupo a receber no primeiro mês dos pagamentos de acordo com prioridades.  

Confira a seguir quem tem direito ao 1º lote da restituição do IR em 2021:

  • Idosos; 
  • Pessoas com deficiência; 
  • Professores; 
  • Contribuintes que enviaram a declaração primeiro (no início do prazo de entrega). 

Os pagamentos do 1º lote da restituição da Receita Federal aconteceram no dia 31 de maio. 

Consulta Restituição Imposto de Renda 2021

A consulta da restituição do Imposto de Renda em 2021 abriu no dia 24 de maio. A partir de agora todos os brasileiros que fizeram a declaração devem ficar atentos para verificar qual é a sua situação. 

Existem três formas de fazer a consulta da restituição do IRPF em 2021:

  • Consulta pelo site da Receita Federal; 
  • Receitafone 146; 
  • Aplicativo Meu Imposto de Renda 2021

A última opção é a mais rápida, por isso muitas pessoas estão baixando o app. 

Como fazer consulta restituição Meu Imposto de Renda

Para facilitar, vamos trazer um passo a passo rápido sobre como fazer a consulta da restituição pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. O processo é rápido e o login deve ser feito uma única vez. 

Confira como fazer consulta da restituição Receita Federal pelo aplicativo:

  • Para fazer a consulta da restituição do IRPF com o CPF baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda (em lojas dos sistemas iOS ou Android); 
  • Depois de baixar é só abrir o app e adicionar CPF e data de nascimento; 
  • No primeiro acesso você vai precisar adicionar um código de segurança (exibido no app); 
  • Você pode fazer o login usando a senha e CPF do GOV.BR; 
  • Depois de acessar você vai ver as declarações dos últimos cinco anos; 
  • Clique na última declaração para ver mais detalhes. 

Quem quiser consultar a restituição do IRPF 2021 pelo site precisa acessar o site de serviços da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

Quando sai o segundo lote do Imposto de Renda 2021

Agora outra questão está surgindo com frequência: quando sai o 2º lote do Imposto de Renda em 2021? Com o primeiro pagamento feito, o próximo grupo recebe cerca de um mês depois. 

O pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda acontece no dia 30 de junho. Confira o cronograma completo abaixo.

Importante:

Restituição imposto de renda 2º lote – deverá ser disponibilizado para grupos prioritários e para aqueles que entregaram primeiro as documentações.

Calendário Restituição Receita Federal 1º, 2º, 3º, 4º, 5º lotes

Por fim, também é importante ficar atento para as datas de pagamento da restituição do Imposto de Renda para todos os lotes em 2021. Os valores são disponibilizados de acordo com o lote específico e situação de cada trabalhador. 

Confira como ficou o calendário dos pagamentos da restituição do IRPF em 2021 para 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lotes:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Continuar lendo

GERAL

Jiboia ataca e devora macaco vivo na Amazônia; veja o vídeo

Cientistas em expedição na floresta flagraram a cena e ficaram admirados com o ataque da serpente

Publicado

em

Por

Uma macaca bugio adulta foi devorada inteira por uma jiboia. O momento foi capturado por cientistas brasileiros em expedição na Floresta Amazônica.

Divulgada na revista ‘Live Science’, o flagrante foi considerado raro e incrível, já que essas cobras, geralmente, escolhem presas menores como roedores e aves.

O que mais deixou os cientistas admirados foi como a serpente consegue imobilizar a macaca, animais que são considerados rápidos. 

A jiboia é uma serpente que costuma matar suas presas por estrangulamento.  Nesse caso, a macaca lutou pela vida, tentando  libertar-se em uma árvore, mas acabou esmagada e engolida viva, posteriormente. 

Segunda maior cobra do Brasil

A Jiboia é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo grande porte, entretanto, elas não são tão perigosos quanto parecem.

As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

A coloração das jiboias é variada e, dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Alguns indivíduos, por exemplo, apresentam a cor cinza predominante; outros, a coloração marrom; e existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.

A cabeça das jiboias é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular (veja próxima figura). Os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Para capturá-la, essas serpentes contam com sentidos desenvolvidos, sendo capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais.

Com informações de Em Tempo.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia