Connect with us

GERAL

Secretario de estado de produção e agronegócios do Acre visita a Central de Incubação de Pintos

Publicado

em

Na manhã desta quinta feira, 22, o secretário de Estado de Produção e Agronegócios do Acre – SEPA, Nenê Junqueira, participou de uma reunião na Central de Incubação de Pintos, localizada ao lado do parque de exposições em Rio Branco.

Fundada em 1976 a incubadora já beneficiou mais de 50 mil produtores comercializando aves por um preço abaixo do valor de mercado, proporcionando assim, uma renda extra para essas famílias. Porém a unidade está parada desde 2019. “Em outubro de 2019 a central de incubação sofreu uma auditoria fiscal no qual o ministério da agricultura identificou uma série de procedimentos técnicos que estavam obsoletos, mesmo porque o prédio da central já tem quase 50 anos e precisa de reparos, então eles bloquearam a produção até que fosse feito uma reforma interna direcionada para o fluxo e refluxo da produção” disse o responsável pela central, o engenheiro agrônomo, Regis Prado.

O objetivo do encontro foi definir estratégias para reativar a central o mais rápido possível. A iniciativa é uma determinação do governador Gladson Cameli por meio da SEPA e demais instituições que trabalharão em conjunto para retomar as atividades a curto prazo.
O secretário, Nenê Junqueira garante não medir esforços para manter a unidade. “ A central de incubação tem uma história de 45 anos que nós não podemos deixar terminar desta forma, ela já está há quase dois anos fechada e nós vamos juntar todas as forças agora, governo do estado, SEPA, juntamente com o MAPA para a gente reabrir a incubadora em breve”.

Somente do ano de 2019 a central de incubação produziu 73.432 aves comercializados em 20 municípios do estado, ao todo foram atendidos 588 produtores da agricultura familiar. Seu Luiz Mendes, natural do município de Bujari é um desses beneficiados, que a mais de 10 anos é assistido pelo CIDE. “ Aqui o pessoal é muito atencioso com a gente, nos ajudam naquilo que é possível, além de oferecer um produto de qualidade, com preço acessível, a central faz uma falta enorme para a gente que é produtor”.

Após a reunião o secretario, Nenê Junqueira foi a sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento – MAPA e foi recebido pelo superintendente, Fernando Bertoleso, que prontamente se disponibilizou a ajudar, será elaborado um projeto com a nova central de atuação em uma área maior e seguindo todas as determinações de funcionamento do MAPA, e em seguida encaminhado um ofício solicitando reabertura do espaço e retomada da produção.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas