Connect with us

ACRE

Jovem do Jordão que fez rifas para custear os estudos, fala como foi pisar na UFAC: “Múltiplos sentimentos”

Publicado

em

Roseli Cavalcanti no 1° dia de aula na UFAC

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

Em janeiro deste ano, o AcreNews mostrou a iniciativa da jovem Roseli Cavalcanti, de 20 anos, que vendeu rifas para custear a passagem do Jordão para Rio Branco bem como as despesas iniciais com a faculdade. Cinco meses depois da nossa publicação, a reportagem conversou com ela novamente onde detalhou o processo de mudança e falou das expectativas para o curso na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Roseli encarou duas horas de voo num avião pequeno, do pequeno aeródromo do Jordão até o Aeroporto Internacional de Rio Branco. Isto aconteceu em março, mês que iniciou as aulas. Na bagagem, além de muita vontade de realizar um sonho, de cursar uma faculdade, ela também trouxe a saudade da vida simples de sua terra natal, dos amigos e principalmente da família.

“A chegada à capital foi um pouco difícil, nos primeiros dias. Na verdade, desde que saí do Jordão até chegar aqui foi difícil por causa da minha família, por causa da minha vida lá. Foi uma experiência muito complicada ter que procurar um lugar para ficar, de saber lidar com as coisas, com a cidade, com o ritmo da vida acadêmica (…) Quem acompanhou a minha história até aqui sabe que não foi e nem vem sendo fácil”, comentou.

O dia mais aguardado chegou. O início das aulas do curso de Saúde Coletiva. A faculdade exige tempo integral de estudos, tempo que Roseli tenta dividir com as tarefas de casa e outras atividades.

“A sensação de chegar pela primeira vez na UFAC foi um misto de felicidade com angústia, medo e desespero. Múltiplos sentimentos. Venho à minha cabeça várias perguntas. Será que vou conseguir? Será que vou assimilar os conhecimentos? Vou compreender esse ritmo? Vou aguentar?”, indagou.

O dinheiro das rifas que Roseli promoveu além de pagar a passagem tem sido usado também para sanar as despesas como alimentação e moradia. “O dinheiro arrecadado me ajuda a pagar a estadia em Rio Branco. Não tem como trabalhar por causa do meu curso, ele é integral. Isso sobrecarrega muito para mim. Às vezes nem compensa ir pra casa fazer alguma coisa porque é longe e se torna algo cansativo. Eu prefiro ficar direto na universidade, da manhã até a noite, estudando e fazendo os meus bicos”, disse.

Inerente ao curso da UFAC, Roseli quer se especializar em Designer de Sobrancelhas. Ela fez cursos rápidos na área para conseguir tirar uma renda extra. “Fiz um curso depois que cheguei. Foi à forma que encontrei para ajudar no meu sustento, afinal, não tenho condições de depender apenas das bolsas da universidade. Hoje tô fazendo as sobrancelhas das colegas na UFAC e até das vizinhas de casa. Esse dinheiro serve para pagar livros, cópias e outros materiais”, ressaltou. 

Após uma avaliação positiva do curso, dos colegas e da universidade, Roseli deixa uma mensagem positiva aos nossos leitores da importância de acreditar nos sonhos e fazer valer cada oportunidade.

“Acredito que o começo é difícil para quem busca, para quem luta. Não podemos viver só os dias de glórias, precisamos passar pelos dias de lutas. Eu estou vivendo essa fase. Sai da minha cidade onde só chega de avião ou de barco. De avião é perigoso, de barco são quase três dias de viagens dependendo dos rios. Tem as questões financeiras, tem a saudade da família, mas isso não vai me fazer desistir. E se Deus quiser vou terminar esse curso, me formar! Estou ansiosa para esse dia, assim como também estou ansiosa para a chegada do meu irmão que também vai morar em Rio Branco para estudar geografia. A vitória vai ser em dupla”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas