Connect with us

ACRE

Márcio Bittar quer denominar ‘Wanderley Dantas’ a Ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O senador Márcio Bittar (PSL) protocolou no Senado Federal o Projeto de Lei N°3735/2021 que homenageia o ex-governador do Acre, Wanderley Dantas com o nome da ponte sobre o Rio Madeira, inaugurada neste ano, no Distrito da Ponta do Abunã, em Porto Velho (RO).

A ponte fica localizada entre o km 937 e 938 da BR-364. Desde a sua inauguração pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), em 07 de maio de 2021, não recebeu um nome oficial. De pronto, pelo menos dois outros nomes foram indicados para dar nome à ponte, tanto na Câmara quanto no Senado.

O primeiro presta homenagem a Dom Moacyr Grechi, o católico que serviu os dois estados – Acre e Rondônia. O PL 3704/19 foi protocolado pelo deputado Mauro Nazif (PSB-RO), e teve a relatoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC). A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O segundo nome a ser homenageado é Paulo Nunes Leal, ex-governador do então Território Federal do Guaporé (1954/1955). Nunes ficou conhecido por comandar a “Caravana Ford”, iniciada com o objetivo de abrir a ligação rodoviária entre Porto Velho e São Paulo (SP). O senador Marcos Rogério (DEM/RO) protocolou o Projeto de Lei N° 4688 em 2019.

Para Bittar, denominar Ponte Wanderley Dantas é uma justa homenagem pela história do político falecido em Brasília em 24 de maio de 1982. “Dantas foi reconhecido como um governante que queria transformar o estado do Acre em um grande celeiro produtor, sendo o primeiro a levantar essa bandeira e criar na pecuária uma alternativa econômica viável para a população do estado com o fim do ciclo da borracha e o êxodo rural que se iniciava”, justificou Bittar.

QUEM FOI WANDERLEY DANTAS?

Nascido em Porto Acre, em 22 de outubro de 1932, Francisco Wanderley Dantas era filho do coronel e seringueiro Sebastião Gomes Dantas e de Maria Cândida Wanderley Dantas. Francisco Dantas formou-se em geografia e história pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, além de ter logrado o título de bacharel em filosofia, ciências e letras. 

Participou assiduamente na campanha de transformação do então território do Acre em estado, o que se concretizou em junho de 1962.  Em outubro de 1970, aos 38 anos, foi indicado pelo presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici, e eleito governador do Acre pela Assembleia Legislativa do Estado permanecendo no cargo até março de 1975.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas