GERAL
MPAC participa de evento de acolhimento de gestores municipais de saúde
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, participou na quinta-feira (20) da abertura do evento “Fazer gestão em saúde: um olhar a partir do território”, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). O encontro foi destinado ao acolhimento dos novos gestores municipais de saúde para o quadriênio 2025-2028.O promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior representou o MPAC no evento. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre (Cosems/AC) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reuniu ainda secretários municipais, lideranças da saúde e representantes de diversas instituições.
Durante a programação, que seguiu até sexta-feira (21), foram realizados painéis temáticos e mesas-redondas sobre temas como financiamento da saúde, inovação tecnológica e qualificação dos serviços prestados à população. A participação dos gestores municipais e das entidades de apoio tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária, tornando o sistema de saúde mais resolutivo e alinhado à realidade local.
O evento também contou com a entrega do “Prêmio APS Forte no SUS: reconhecimento a práticas inovadoras na Atenção Primária”, concedido à ex-secretária municipal de Saúde de Mâncio Lima, Joice Mota. O reconhecimento celebra iniciativas que aumentaram a eficácia da Atenção Primária no município, especialmente na zona rural da região.