GOSPEL
Neste domingo, 8, foi o Dia da Bíblia e algumas igrejas do Acre celebraram; conheça a história do livro e da data
Neste domingo (8), é comemorado o Dia da Bíblia. A data foi criada com o intuito de promover o reconhecimento da importância do papel da Bíblia na vida das pessoas e da democratização do acesso a ela.
No entanto, é importante esclarecer que a data é comemorada todos os anos no segundo domingo de dezembro entre os cristãos evangélicos, e no dia 30 de setembro entre os cristãos católicos.
A Bíblia, além de ser o livro mais antigo do mundo, é considerada o “livro sagrado” pois é a Palavra de Deus e o guia para seus seguidores. Os cristãos acreditam que Deus inspirou os escritores dos livros da Bíblia para escreverem a luz da voz divina.
Origem da data
Para os protestantes, o Dia da Bíblia foi criado no ano de 1549, na Grã-Bretanha por Thomas Cranmer, o primeiro arcebispo protestante da cidade Cantuária, na Inglaterra. Na data, os fiéis foram estimulados a ler a palavra de Deus e encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Já no Brasil, a data só foi ser comemorada a partir de 1850, quando os primeiros missionários evangélicos chegaram da Europa e Estados Unidos. Durante o período do Império, a liberdade religiosa era restrita e impedia as manifestações públicas dos protestantes, mas por volta de 1880, essa liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou entre os fiéis.
Ao longo dos anos, a data foi se popularizando até ser reconhecida oficialmente em todo o território nacional pela Lei N.º 10.335 em dezembro de 2001. Desde então, o Dia da Bíblia faz parte do calendário oficial do país e é comemorado pelos protestantes todo segundo domingo de dezembro, com encontros reflexivos e estudos biblícos.
Para Judimar Nunes, membro da Igreja Batista Nacional Vicente Fialho, o Dia da Bíblia é mais do que somente uma data de comemoração, é a reiteração do papel da palavra de Deus na vida das pessoas. “Amanhã é um dia para enfatizar a importância da propagação do Evangelho e reafirmar a fé dos cristãos no que a Bíblia diz, pois ela é nosso guia de vida”, declara a cristã.
Dia da Bíblia católica
A data instituída pelos católicos para a comemoração é o dia 30 de setembro e se consolidou no Brasil desde 1971. A escolha foi feita em homenagem a memória litúrgica de São Jerônimo, comemorada no mesmo dia.
Considerado um dos mais eruditos Padres da Igreja Ocidental, o santo é reconhecido pela sua tradução da Bíblia do grego e do hebraico, para o latim, permitindo que todos os fiéis pudessem ler a Palavra de Deus.
Para os católicos, a comemoração inicia-se logo no começo de setembro, com o “Mês da Bíblia”, e tem como objetivo principal aproximar os fiéis da Palavra de Deus, promovendo uma leitura reflexiva das Escrituras. Além disso, buscam estimular a prática do estudo bíblico em comunidade, fortalecendo a fé e a missão evangelizadora da Igreja.