Connect with us

SAÚDE

No Acre, campanha de vacinação contra Covid-19 já aplicou 436.736 doses

Publicado

em

Agência AC

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), não tem medido esforços para frear a disseminação do novo coronavírus e evitar que mais vidas sejam perdidas. Por isso, ações e mutirões de vacinação são realizados, aplicando a almejada “dose de esperança”, a vacina contra a Covid-19.

Acre completa seis meses de campanha de vacinação contra a Covid-19. Foto: Júnior Aguiar/Secom

Neste domingo, 18, o Acre completou seis meses de campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, o Estado, por meio das equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI), já aplicou 436.736, sendo 325.651 primeiras doses e 111.085 segundas doses.

“Ontem fizemos seis meses desde o início da vacinação contra a Covid-19, e mais de 400 mil pessoas já foram vacinadas. Então, peço a colaboração de todos vocês para que consigamos cada vez mais avançar com a imunização. Pedimos também que não haja a escolha de vacinas, que procurem os postos para que consigamos vencer a pandemia”, destacou a secretária de Estado de Saúde do Acre, Paula Mariano.

Além das ações voltadas exclusivamente para a campanha de vacinação, o programa Saúde Itinerante também realiza a aplicação da vacina contra a Covid-19, de acordo com o cronograma do município que recebe a ação.

Nesta semana o Acre deve receber mais de 110 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Foto: Odair Leal/Secom/Arquivo

Em Rio Branco, o governo do Estado, por meio da Sesacre, também realizou mutirões para a aplicação de segundas e primeiras doses, com o objetivo de contribuir para o avanço da imunização na capital. As ações foram realizadas em importante parceria com o Município.

Maria das Dores Magalhães, servidora aposentada do Estado, foi uma das pessoas vacinadas em um dos mutirões realizados pelo governo do Estado, em parceria com a prefeitura da capital. Ela estava acompanhada de sua neta Isabelle Araújo, de 3 anos.

“Com as informações divulgadas nas mídias sobre esse ponto de vacinação eu vi muita gente indo se vacinar, então eu me animei, peguei a neném, fui dar um passeio na praça e acabei me vacinando”, contou Maria das Dores  Magalhães.

“Fui dar um passeio na praça e acabei me vacinando”, contou Maria das Dores Magalhães. Foto: Cedida

Nas localidades de difícil acesso, equipes de vacinação realizam caravanas para atingir o público que não consegue se deslocar facilmente aos grandes centros em busca de uma unidade de saúde. Faça sol ou chuva, servidores aguerridos enfrentam os obstáculos de logística e geografia para chegar a todas as camadas da população.

Também, por meio da Operação Gota, realizada pelo governo federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), as localidades interioranas também receberam doses da vacina contra a Covid-19, que viajam inclusive no típico transporte das comunidades ribeirinhas, a canoa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Saúde estadual detalha morte de indígena pela Síndrome Respiratória Aguda

Publicado

em

Por

A morte da criança de iniciais R. N. K. A. K., indígena, de 1 ano de idade, vítima da síndrome respiratória aguda grave, foi explicada em detalhes pela Secretaria de Saúde do Acre. Segundo nota, assinada pela Coordenadora Interina da Regional de Saúde do Juruá/Tarauacá e Envira, Carina Valesca Lima, a criança foi internada no Hospital Regional do Juruá no dia 24 de junho de 2022, às 18h11min, encaminhada da Casas de Apoio à Saúde Indígena de Feijó.

“Foi diagnosticada com bronquiolite, apresentando sintomas de taquicardia, taquipneia, febre, tosse, diarreia e com saturação 86%. Durante a internação, estava respirando com suporte de oxigênio por meio da máscara de venturi, saturando nessa condição 96%. Fez uso de antibióticos, corticoides e antivirais. Foi realizado teste para Covid, com resultado negativo”, explica a nota.

Segundo a Sesacre, no dia 26 de junho, a criança apresentou piora no quadro clínico e foi encaminhada para a sala de emergência, onde recebeu a assistência necessária e, após melhora, retornou à clínica médica.

“No dia 29 de junho, no período noturno, o quadro clínico voltou a se agravar e a criança foi encaminhada para UTI, por volta de 22h. Na UTI, foi entubada pelo médico pediatra. Mas, infelizmente, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito”, diz. (Com informações da Contilnet)

Continue lendo

SAÚDE

Gladson sanciona auxílio saúde para servidores da saúde do ISE

Publicado

em

Por

O governador do Estado, Gladson Cameli, sancionou o Projeto de Lei (PL) que Altera a Lei nº 2.179, de 9 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Servidores do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE).

A mudança ocorre para os servidores do ISE terem direito ao Auxílio-Saúde que será concedido aos integrantes do cargo de agente socioeducativo no valor de R$ 422,39.

Em virtude das alterações promovidas pelo art. 1º desta lei, fica transformada em Auxílio-Saúde a Etapa Alimentação de que tratam o art. 20, inciso IV e o art. 24, ambos da Lei nº 2.179, de 2009. Farão jus ao auxílio-saúde de que trata o art. 2º desta lei, os servidores efetivos administrativos do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre – ISE.

Continue lendo

SAÚDE

URGENTE | Covid volta a avançar no Acre com mais de 400 exames positivos nas últimas 24h

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 427 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira, 30, de junho. O número de infectados é de 126.195 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 331.899 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.667 casos foram descartados e 37 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.131 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 6 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado nesta quinta-feira, 30, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.004 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_30_06_2022_PARCIAL

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

[Agência Ac]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas