Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nome da ponte sobre o Rio Madeira é escolhido e aprovado: “Rondon-Roosevelt”

Published

on

Por Wanglézio Braga / Foto: Johnatha Martinel

A ponte sobre o Rio Madeira já tem nome oficial: “Rondon-Roosevelt”. Mas calma! A denominação não é para a recém-inaugurada ponte no Distrito do Abunã, na BR-364, essa ainda não recebeu o aval do congresso e muito menos do Palácio do Planalto, mas a inaugurada em 2014 na cidade de Porto Velho que conecta ao Estado do Amazonas.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou o Projeto de Lei N° 3049/15 que dá nome à Ponte Rondon-Roosevelt. Antes da aprovação na CCJ, o projeto foi protocolado em novembro de 2015 no Senado Federal pelo ex-senador Odacir Soares (PP/RO). Em 2019, quatro anos depois, o projeto chegou à Comissão de Viação e Transporte.

A denominação é uma “homenagem aos 100 anos da Expedição Roosevelt, liderada pelo Marechal Cândido Rondon e por Theodore Roosevelt, ex-Presidente dos Estados Unidos, cujo objetivo constituía na exploração do curso do Rio da Dúvida para integrar o Brasil e implantar linhas telegráficas, se tornando um marco estratégico de ligação entre os estados de Rondônia, Amazonas e Acre, concretizando a Amazônia Ocidental”.

Como o texto tramitou em caráter conclusivo, poderá seguir à sanção presidencial, a não ser que haja recurso para a análise pelo Plenário da Câmara. Agora, o PL aprovado segue para o crivo do presidente Bolsonaro.

A respeito da ponte do Abunã, o AcreNews publicou no mês de maio uma reportagem chamando atenção que o empreendimento, um dos maiores da Amazônia, ainda não possui nome oficial e que até o momento, existem dois projetos tramitando no Congresso Nacional que podem fazer valer homenagens ao ex-governador do extinto Território de Rondônia, Paulo Nunes Leal e ao líder religioso Dom Moacyr Grech.

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas