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Para sair da depressão, jovem abre lanchonete e lança a “Barca de Kibes”

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Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

Técnica de Enfermagem por formação, a jovem Donatila Araújo, de 33 anos, encontrou na venda de alimentos uma alternativa para sair de alguns dos seus problemas: a depressão e a falta de emprego. Com receitas tradicionais em mãos e uma ideia da qual classifica como sendo “de Deus”, lançou no mercado de Rio Branco a “Barca de Kibes”.

O AcreNews conferiu essa novidade gastronômica que vem motivando muitos outros empreendedores. A barca nada mais é que uma embalagem inspirada nas comidas rápidas, fast food, da culinária japonesa como, por exemplo, o sushi. Mas, no lugar dos ‘peixe cru’, Donatila substituiu por mini kibes tradicionais: de macaxeira, de arroz e de trigo.

“A história da venda dos kibes já veio lá dos tempos dos meus avós quando vendiam salgados. Minha mãe aprendeu o ofício, passou pra nós e seguimos nesse ramo. Sem trabalho, tive a ideia de mexer com comidas tradicionais por encomenda e minha mãe abriu na frente de casa uma barraquinha para vender salgadinhos. A clientela estava muito boa, só que veio a pandemia e fomos forçados a parar”, relata.

Sem renda fixa, a família que é composta por seis pessoas viu a dificuldade bater à porta em questão de dias. Para piorar o cenário, Donatila teve um problema de saúde que manifestou depressão e ansiedade. Mesmo com formação na área da saúde, não conseguiu arrumar um emprego. A saída foi retornar com a produção e venda de alimentos prontos, na cozinha de casa, localizada no bairro São Francisco, parte alta da capital.

“Nesse tempo, por causa da pandemia, a gente teve várias ideias. A ideia principal era fazer algo diferente, não fugindo do que já sabíamos. Daí, resolvemos presentear alguns amigos que estavam aniversariando. As barcas foram enviadas, logo tiramos uma foto e divulgamos nas redes sociais. Fizemos com outros amigos e a divulgação foi maior. As fotos bombaram e ganhamos dezenas de pedidos”, conta.

Ao passo que ia crescendo, os problemas de saúde de Donatila foram amenizando. Com a ajuda de toda a família, onde cada um tem uma tarefa, os negócios foram fluindo a ponto de pensar em outros projetos futuros.

“Inicialmente a gente vendia de 10 até 12 barcas, e depois de um mês estávamos vendendo, diariamente, até 30 barcas. São 700 salgadinhos feitos na hora, sendo 30 por barca, mais os molhos especiais que produzimos. São lanches feitos com amor, com qualidade e com receitas tradicionais (…) Nosso próximo passo é montar o nosso restaurante. Se Deus quiser vamos conseguir!”, ressalta.

Enquanto o próximo projeto ainda pega forma, Araújo deixa uma mensagem de otimismo para quem deseja empreender na área, seja por necessidade ou simplesmente para sair, como no seu caso, de um problema de saúde.

“Eu sempre trabalhei de doméstica, como babá, depois fiz técnica de enfermagem e não consegui um bom emprego. Isso frustra muito! Mas, eu encontrei na cozinha, fazendo comida para centenas de pessoas na igreja, para os amigos, uma alternativa de empreender. O início não é fácil. Muitos dizem que o ramo de comida não dá lucro, pois digo que se você tem uma ideia boa, essa teoria de competitividade cai por terra, o mercado é aberto a todos. Por isso, invente e acredite em você mesmo! Vale a pena investir em você e lembrar que com Deus na frente tudo dará certo”, conclui.

Para conhecer um pouco mais dos quitutes de Donatila basta acessar o Instagram, principal rede social usada para vender as delícias, no perfil “DonDelicia” que traz variedades, preços dos pratos e depoimentos de clientes. Ou ainda pelo telefone: (68) 99965-5047.

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