Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petição assinada por mais de 2 mil internautas, pede a Gladson que não feche a Escola de Música

Publicado

em

Da redação do Acre News/ Foto: Reprodução

Uma petição eletrônica assinada por mais de duas mil pessoas pede ao Governador, Gladson Cameli (PP), que não feche a “Escola de Música do Acre” (EMAC), localizada no bairro Tucumã, em Rio Branco. Entre os apoiadores do abaixo-assinado, estão figuras importantes da política acreana como o ex-senador, Jorge Viana (PT), o atual deputado da Aleac, Daniel Zen (PT) e artistas locais de música e ex-alunos que também reforçam o pedido diretamente ao chefe do executivo.

Link para assinar o manifesto: https://www.change.org/p/governador-do-acre-n%C3%A3o-feche-a-%C3%BAnica-escola-p%C3%BAblica-de-m%C3%BAsica-do-estado-do-acre?signed=true

A Escola de Música do Acre foi inaugurada em 2010 no governo Binho Marques. Inicialmente, o espaço foi administrado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Com o passar dos anos, a área administrativa mudou, bem como o objetivo do local. O governo atual quer utilizar o prédio, segundo a petição, numa Escola Vocacionada de Artes do Estado. Os autores da petição não aceitam a proposta da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE), atualmente responsável pela Escola.

Eles justificam que “A EMAC se tornou referência no que se refere ao ensino da Música no Acre, tendo contribuído na formação e na sensibilização de mais de 4 mil crianças, jovens e adultos, certificando cerca de 2 mil pessoas, que tiveram acesso às atividades oferecidas de forma totalmente gratuita. Além disso, trata-se de um espaço que garante emprego e renda para os profissionais da música que lá atuam”.

“Portanto, muito nos surpreendeu, a nós, músicos acreanos, quando fomos informados, através da imprensa, de uma mudança radical no modelo da EMAC, sem a devida pactuação com o movimento cultural/musical e a sociedade civil, seja através de uma consulta pública ou através de apreciação prévia do Conselho Estadual de Cultura. Ressaltamos que o projeto da escola vocacionada possui méritos, porém acreditamos que existem outras alternativas para sua implantação, inclusive utilizando prédios de escolas regulares que se encontram ociosos e que teriam melhores condições de abrigar esse projeto de forma mais adequada, não sendo necessário, dessa forma, utilizar-se da estrutura física da EMAC preservando assim sua finalidade de ser um espaço destinado exclusivamente ao ensino da música no estado do Acre”, diz a petição eletrônica.

Por fim, na mesma petição, os músicos e artistas pedem investimento no local com a compra de equipamentos, melhoria nos recursos humanos. Sobre a petição e as demandas, a SEE ainda não se manifestou sobre o assunto.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Gladson manda suspender exigência de carreira de vacinação e teste de Covid em aeroportos do Acre

Publicado

em

Por

O Governo do Estado voltou atrás e decidiu que não vai mais exigir carteira de vacinação e teste contra Covid-19 dos viajantes nos aeroportos do Acre.

A informação foi dada à nossa reportagem pela porta-voz do Governo, Mirla Miranda.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) estava elaborando o plano com a exigência, a partir de uma determinação do governador Gladson Cameli.

“Optamos por suspender a medida, mas o plano foi entregue pela secretaria. O governador pensou nessa exigência como uma forma de evitar a proliferação do vírus e o avanço da variante Delta”, destacou Miranda.

Mirla explicou que os problemas jurídicos enfrentados por outros Estados que adotaram a medida foram os fatores considerados pelo Governo do Acre para a decisão sobre a suspensão.

“As outras unidades que adotaram a medida enfrentaram problemas jurídicos consideráveis e, por isso, preferimos evitá-los por aqui”, finalizou.

Em agosto desse ano, a justiça federal atendeu a um pedido do governo do Ceará e determinou que viajantes com destino ao Ceará comprovassem que estão vacinados completamente contra a Covid-19 (com duas doses ou dose única) ou apresentem realização de teste negativo para detecção do coronavírus, feito em até 72 horas antes do voo.

Com informações ContilNet.

Continue lendo

INTERIOR

Carreta tomba na BR-364 próximo a Feijó

Publicado

em

Por

Marcelo Gomes

Na tarde deste sábado (18), uma carreta tombou na BR-364, nas proximidades do município de Feijó. Ainda não se sabe as causas do acidente.

De acordo com informações de populares que passavam pelo local, o caminhão tombou sozinho e não colidiu com nenhum outro veículo e o motorista não tem ferimentos graves.

O acidente aconteceu cerca de 27 km para o município de Feijó.

Continue lendo

ENTRETENIMENTO

Feijoada no almoço e a tarde samba no República Gourmet Gastrobar, neste sábado, 18

Publicado

em

Por

O República Gourmet Gastrobar, o melhor e mais badalado ponto de encontro para alimentação e divertimento em Rio Branco, tem feijoada no almoço e samba no final da tarde, neste sábado, 18. Imperdível.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia