Connect with us

POLÍCIA

Policiais Penais passam por treinamento de 60 dias em Curso de Operações Penitenciárias

Publicado

em

Iniciado no dia 26 de abril,  o 1° Curso de Operações Penitenciárias (COP) vem treinando 10 policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), que seguem confinados. A preparação está sendo realizada por meio da Divisão de Ensino do Servidor Penitenciário, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança (Sejusp).

O curso terá duração de 60 dias e iniciou com 22 profissionais, restando apenas 10. Foto: José Caminha/Secom

Com duração de 60 dias, o treinamento começou com 22 aprovados em um rigoroso processo seletivo de caráter eliminatório, com fases que foram de testes de aptidão física à avaliações médicas e investigação social. No decorrer desses 24 dias de curso, 12 optaram pela desistência e os demais, dentre eles uma mulher, seguem recebendo instruções.

“Queremos dar qualificação profissional e especializada aos nossos profissionais que atuam diariamente dentro do sistema. Eles precisam estar sempre bem treinados e preparados para eventuais situações de crise que possam encontrar dentro das unidades. É um curso árduo, não é fácil e precisa de inteira dedicação”, explica o presidente do instituto, Glauber Feitosa.

O treinamento foi de combate a incêndios nesta quinta-feira, 19. Foto: José Caminha/Secom

Nesta quinta-feira, 19, os policiais penais receberam instruções de combate a incêndios, com a ajuda de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). O exército Brasileiro também já deu sua contribuição, ofertando estágios de adaptação em selva. A partir da próxima semana, os policiais devem receber treinamento com instrutores vindos dos estados de Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

Das três mulheres que se inscreveram para participar da seleção, Willianete Josias, de 42 anos, foi a única mulher apta a participar do curso. Mãe de dois filhos e com 14 anos de profissão, ela revela servir de inspiração, não só para mulheres, mas para os próprios colegas de trabalho que a tratam no mesmo pé de igualdade e de respeito.

“Recebo o mesmo tratamento e treinamento dado aos homens, não há diferença só porque sou mulher. Tem sido uma experiência única, gratificante e tenho recebido grande aprendizado. Todos os colegas me respeitam e até me tratam igual, me veem como fonte de inspiração, como símbolo de garra e persistência. Estou aqui pra mostrar que mulher também é capaz e espero poder chegar até o fim do curso”, frisou.

Willianete tem 14 anos de profissão e faz parte do curso. Foto: José Caminha/Secom
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍCIA

Plácido de Castro: homem é preso após assaltar distribuidora

Publicado

em

Por

Uma ação integrada das Polícias Civil e Militar no município de Plácido de Castro prendeu homem investigado pelo cometimento roubou a um estabelecimento comercial no município.

No dia 20 de junho de 2022, W.G.S, com o emprego de uma arma de fogo, roubou uma distribuidora de bebidas. Imediatamente após o crime, foi instaurado inquérito para a coleta de elementos probatórios.

Uma vez identificado o autor, a Polícia Judiciária representou pela prisão temporária do imputado, que foi acolhida pela Vara Criminal de Plácido de Castro. W.G.S., de 21 anos, foi preso pelas Forças de Segurança e se encontra à Disposição da Justiça.

[Ascom/PCAC]

Continue lendo

POLÍCIA

Rodrigues Alves: homem é preso por tentativa de homicídio ocorrida em 2015

Publicado

em

Por

Ao final da manhã desta terça-feira, a Polícia Civil em Rodrigues Alves, prendeu, C. L. M., de 35 anos de idade, investigado pelo crime de tentativa de homicídio, no bairro Pucalpa ll, região periférica do município.

O trabalho investigativo da equipe de investigadores ada Delegacia Geral em Rodrigues Alves possibilitou identificar o autor do delito e representar por sua prisão preventiva concedida pela Justiça por meio da Vara Única de Rodrigues Alves. 

O crime ocorreu em 24 de agosto de 2015 quando o autor desferiu golpes de faca contra Francisco Cordeiro Silva Moreira, primo do autor. O processo, transitado e julgado, foi concluso e a justiça condenou o autor a pena de reclusão 8 anos e seis meses, em regime fechado.

O mandado foi cumprido e o preso foi recolhido a unidade prisional para que cumpra a pena imputada pela justiça.

[Ascom/PCAC]

Continue lendo

POLÍCIA

Após romper tornozeleira, foragido é preso com drogas e arma de fogo em Rio Branco

Publicado

em

Por

Nas primeiras horas desta terça-feira, 28, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu, em flagrante, em uma residência localizada no bairro Taquari, J. S. A., de 39 anos, pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

A prisão ocorreu em cumprimento a 03 (três) mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão em desfavor de J. S. A. que é considerado foragido da justiça do Acre e foi preso pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, e contra ele constava um mandado de prisão da Vara de Execução Penal, pois o flagranteado havia rompido o equipamento de monitoramento eletrônico em março de 2021.

Na residência foi encontrada em um dos cômodos, uma arma de fogo (revolver .38) municiado, 191 trouxinhas de cocaína, R$ 400,00 (quatrocentos reais) em espécie, além de petrechos para embalo de entorpecente como: balança de precisão, linhas, plásticos e vestígio de entorpecentes.

A Polícia Civil agradece ao Poder Judiciário e ao Ministério Público pela celeridade no procedimento, o que possibilitou o sucesso da investigação. A operação Policial aplicou prejuízo ao crime de aproximadamente de R$ 7.960,00 (Sete mil novecentos e sessenta reais) e teve por objetivo a retirada de entorpecentes das ruas e o asfixiamento do crime.

[Ascom/PCAC]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas