Connect with us

ACRE

Bolsonaro e Tereza Cristina comemoram certificação do Acre pela OIE como livre de Aftosa sem vacinação

Publicado

em

Por Wanglézio Braga /Foto: Reprodução

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, comemorou ao lado do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) a certificação do Acre pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de Aftosa sem vacinação. Ela gravou um vídeo ao lado do presidente exaltando que além do Acre, os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, parte do Amazonas e do Mato Grosso também ganharam o título.

“Hoje é uma grande comemoração (…) isso é um marco para a nossa Pecuária. Cerca de 20% do nosso rebanho será livre de Aftosa sem vacinação, podendo alcançar mercados que pagam mais e que trazem qualidade para a carne brasileira. É um grande dia de comemoração. Parabéns aos produtores, aos Estados e ao MAPA, pelo feitio. Há mais de 10 anos o Brasil não tinha reconhecimento do OIE”, disse Tereza a Bolsonaro em vídeo publicado no Twitter.

Jair enalteceu a iniciativa dizendo que isso é um “marco fenomenal” para a pecuária brasileira. “Todo dia é uma boa notícia, Tereza! Parabéns a todos os pecuaristas! Brasil sem febre Aftosa! Isto é um marco fenomenal para todos nós, segurança alimentar para nós!”, enalteceu.

Como adiantado pelo Acre News, o Acre foi um dos Estados contemplados pelo selo internacional que permitirá a negociação com países mais exigentes. Para realizar a transição de status sanitário, os Estados e as regiões atenderam a requisitos básicos, como aprimoramento dos serviços veterinários oficiais e implantação de programa estruturado para manter a condição de livre da doença, entre outros, alinhados com as diretrizes do Código Terrestre da OIE. 

De acordo com o MAPA, o Brasil possui agora 44 milhões de cabeças de gado em áreas livres de febre aftosa sem vacinação. No caso da suinocultura, quase 50% do rebanho brasileiro passa a estar em zonas sem vacinação.  Os planos do governo federal é que até 2026 todo o país possa ficar totalmente livre da aftosa, sem vacinação.

Vale lembrar que a Aftosa é uma doença viral de alto contágio. Apesar da tecnologia no campo, a febre aftosa ainda desafia autoridades sanitárias no mundo. No Brasil, começou a ser combatida em 1963, com o início das imunizações.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas