Connect with us

POLÍTICA

Santa Rosa do Purus é o nono município atendido pelo projeto Caravana da Produção

Publicado

em

Por Agência AC/Foto: Eyner Júnior/Sepa

Banhado pelo Rio Purus, o município de Santa Rosa foi o escolhido para mais uma etapa do projeto Caravana da Produção. A equipe da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), juntamente com a diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), escolheram visitar a cidade para ouvir a os produtores locais e juntos pensarem soluções que contribuam para alavancar o setor produtivo local.

A visita aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, e foi liderada pelo atual gestor da Sepa, secretário Nenê Junqueira, atendendo a uma determinação do governador Gladson Cameli. A Caravana da Produção tem como propósito conhecer a realidade da cadeia produtiva no interior, mesmo os mais distantes e isolados.

“Hoje chegamos a Santa Rosa, só se chega por via aérea ou pelo rio, o governo Gladson Cameli não mede esforços para estar presente, levando políticas públicas que venham a atender e beneficiar os produtores do nosso estado e em especial de Santa Rosa. Dos produtores visitados, todos tem o mesmo propósito, de querer produzir. Essa vontade deles é que nos anima em fazer mais e mais pelo nossos produtores, mesmo em lugares de difícil acesso”, disse o titular da Sepa, Nenê Junqueira.

Caravana da Produção tem como propósito conhecer a realidade da cadeia produtiva no interior Foto: Eyner Júnior/Sepa

A visita da Caravana iniciou na propriedade do senhor Jackson Monteiro, produtor de farinha, banana, milho, arroz e peixe há pelo menos seis anos. Com paixão ele fala sobre o amor que sente ao cultivar a terra.

“Eu até me emociono, porque a minha vontade é de poder entregar um produto de qualidade que satisfaça as pessoas que vão consumir, que elas possam através do meu trabalho receber um produto de qualidade para por na mesa e consumir com suas famílias. Eu amo o que faço aqui, e minha maior vontade é essa, poder fazer mais, não apenas por mim, mas por todos”, relatou.

A equipe visitou, ainda, o escritório local da Sepa e em seguida visitou também a prefeitura e a câmara municipal. Na ocasião, o prefeito da cidade, Tamir Sá, aproveitou para agradecer a visita da Caravana e enfatizar que o projeto chega em boa hora.

“Estou muito feliz de poder contar com o apoio da Secretaria. Assumi a gestão tem quatro meses e estamos precisando de parceiros como a Sepa para nos ajudar a incentivar nossos produtores. O secretário Junqueira se colocou à disposição para o que precisarmos, e isso é muito importante. Estabelecer essa proximidade significa muito para nós, eu estou particularmente muito satisfeito”, disse.

Dando continuidade a programação, a equipe conheceu de perto a realidade da produtora Mariliza Penedo, que há mais de 11 anos planta em sua propriedade diversas culturas, entre elas banana prata, banana comprida, mandioca, abacaxi, cupuaçu, abacate, farinha e verduras.

A equipe visitou, ainda, o escritório local da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre Foto: Eyner Júnior/Sepa

“Esse apoio é necessário para nós, é a primeira vez que eu vejo de perto um secretário de Estado e a gente fica muito feliz, eu e meu marido vivemos aqui do que a gente planta, é daqui que vem nosso dinheirinho e nós queremos poder viver melhor, com ajuda será possível”, disse.

E para finalizar a agenda do dia, a equipe participou da primeira reunião de alinhamento da Cooperativa Agroecológica do Rio Purus, que está em fase de fundação. A expectativa é atender aproximadamente 40 produtores rurais da região. Segundo o presidente da cooperativa, Aldemir Bernardo, os produtores veem nessa união uma oportunidade de terem maior representatividade e apoio.

“Acabamos de fechar a documentação da nossa cooperativa agora em novembro do ano passado, resolvemos nos unir para incentivarmos uns aos outros e mostrar que o agronegócio é uma opção viável, a nossa terra aqui é muito fértil, tudo que planta, nasce, muitas vezes até sem necessidade de adubo. E acredito que com esse apoio do governo vamos conseguir por nosso cooperativa em ação”, explicou.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INTERIOR

Incentivo na agricultura: Assis Brasil reabre a feira do produtor

Publicado

em

Por

Ignorados pela gestão passada, os produtores rurais em Assis Brasil, ganharam um grande incentivo na última sexta-feira. A prefeitura de Assis de Brasil reabriu a Feira do Produtor, espaço exclusivo para o comércio da produção local. Com apoio da Secretaria de Produção do Estado sob a coordenação da secretaria municipal de Agricultura, a gestão do prefeito Jerry Correia ofertou a oportunidade aos agricultores que não tinham mais um local adequado para vender os produtos.

“ Estamos reabrindo esse espaço graças ao esforço e o trabalho do prefeito Jerry que colocou essa meta como prioridade logo no início da gestão”, disse o secretário de agricultura Waldemar Lopes.

A prefeitura viabilizou o transporte para o escoamento da produção até a cidade e revitalizou o espaço que recebeu dezenas de clientes a procura dos produtos locais.

“Estamos inaugurando hoje esse espaço para fortalecer nossa agricultura e incentivar nossos produtores que estavam esquecidos na zona rural. Todas as sextas feiras teremos aqui produtos a baixo custo, sem atravessadores, direto para mesa da população”, observou o prefeito.

Continuar lendo

POLÍTICA

“Em 2022 vou retribuir o apoio que recebi do governador Gladson”, diz ex-prefeita Socorro Neri

Publicado

em

Por

A ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, atual secretária de Educação do Estado, colocou fim as especulações sobre seu futuro político em uma postagem em sua página no Facebook. Ela anunciou que está se desfiliando do PSB, partido pelo qual foi vice-prefeita da capital e em seguida prefeita. Neri disse que voltará à sede do partido para agradecer pessoalmente aos dirigentes pela acolhida.

A ex-prefeita de Rio Branco promete se dedicar em 2022 a reeleição do governador Gladson Cameli (Progressistas) como retribuição pelo apoio dele à sua candidatura em 2020. “Quem acompanha a movimentação política não é novidade que o PSB e eu estamos em projetos divergentes”, escreveu.

Continuar lendo

POLÍTICA

Ato contra Bolsonaro é fraco, mesmo com apoio financeiro de parlamentares de esquerda

Publicado

em

Por

O ato contra o presidente Jair Bolsonaro, realizado na tarde deste sábado (19), no centro de Rio Branco, reuniu centenas de militantes com cartazes e faixas.

O grupo composto por estudantes, sindicalistas e lideranças partidárias, com os deputados Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida (ambos do PCdoB), pediam vacinação em massa contra o coronavírus e o impeachment do atual presidente da República.

O ato também ocorreu em outros Estados e capitais brasileiras.A pé, os manifestantes caminharam por várias ruas do centro da cidade e foram protestar em frente ao Palácio Rio Branco.

Com informações Contilnet.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas