Connect with us

POLÍTICA

Santa Rosa do Purus é o nono município atendido pelo projeto Caravana da Produção

Publicado

em

Por Agência AC/Foto: Eyner Júnior/Sepa

Banhado pelo Rio Purus, o município de Santa Rosa foi o escolhido para mais uma etapa do projeto Caravana da Produção. A equipe da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), juntamente com a diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), escolheram visitar a cidade para ouvir a os produtores locais e juntos pensarem soluções que contribuam para alavancar o setor produtivo local.

A visita aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, e foi liderada pelo atual gestor da Sepa, secretário Nenê Junqueira, atendendo a uma determinação do governador Gladson Cameli. A Caravana da Produção tem como propósito conhecer a realidade da cadeia produtiva no interior, mesmo os mais distantes e isolados.

“Hoje chegamos a Santa Rosa, só se chega por via aérea ou pelo rio, o governo Gladson Cameli não mede esforços para estar presente, levando políticas públicas que venham a atender e beneficiar os produtores do nosso estado e em especial de Santa Rosa. Dos produtores visitados, todos tem o mesmo propósito, de querer produzir. Essa vontade deles é que nos anima em fazer mais e mais pelo nossos produtores, mesmo em lugares de difícil acesso”, disse o titular da Sepa, Nenê Junqueira.

Caravana da Produção tem como propósito conhecer a realidade da cadeia produtiva no interior Foto: Eyner Júnior/Sepa

A visita da Caravana iniciou na propriedade do senhor Jackson Monteiro, produtor de farinha, banana, milho, arroz e peixe há pelo menos seis anos. Com paixão ele fala sobre o amor que sente ao cultivar a terra.

“Eu até me emociono, porque a minha vontade é de poder entregar um produto de qualidade que satisfaça as pessoas que vão consumir, que elas possam através do meu trabalho receber um produto de qualidade para por na mesa e consumir com suas famílias. Eu amo o que faço aqui, e minha maior vontade é essa, poder fazer mais, não apenas por mim, mas por todos”, relatou.

A equipe visitou, ainda, o escritório local da Sepa e em seguida visitou também a prefeitura e a câmara municipal. Na ocasião, o prefeito da cidade, Tamir Sá, aproveitou para agradecer a visita da Caravana e enfatizar que o projeto chega em boa hora.

“Estou muito feliz de poder contar com o apoio da Secretaria. Assumi a gestão tem quatro meses e estamos precisando de parceiros como a Sepa para nos ajudar a incentivar nossos produtores. O secretário Junqueira se colocou à disposição para o que precisarmos, e isso é muito importante. Estabelecer essa proximidade significa muito para nós, eu estou particularmente muito satisfeito”, disse.

Dando continuidade a programação, a equipe conheceu de perto a realidade da produtora Mariliza Penedo, que há mais de 11 anos planta em sua propriedade diversas culturas, entre elas banana prata, banana comprida, mandioca, abacaxi, cupuaçu, abacate, farinha e verduras.

A equipe visitou, ainda, o escritório local da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre Foto: Eyner Júnior/Sepa

“Esse apoio é necessário para nós, é a primeira vez que eu vejo de perto um secretário de Estado e a gente fica muito feliz, eu e meu marido vivemos aqui do que a gente planta, é daqui que vem nosso dinheirinho e nós queremos poder viver melhor, com ajuda será possível”, disse.

E para finalizar a agenda do dia, a equipe participou da primeira reunião de alinhamento da Cooperativa Agroecológica do Rio Purus, que está em fase de fundação. A expectativa é atender aproximadamente 40 produtores rurais da região. Segundo o presidente da cooperativa, Aldemir Bernardo, os produtores veem nessa união uma oportunidade de terem maior representatividade e apoio.

“Acabamos de fechar a documentação da nossa cooperativa agora em novembro do ano passado, resolvemos nos unir para incentivarmos uns aos outros e mostrar que o agronegócio é uma opção viável, a nossa terra aqui é muito fértil, tudo que planta, nasce, muitas vezes até sem necessidade de adubo. E acredito que com esse apoio do governo vamos conseguir por nosso cooperativa em ação”, explicou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Governador se reúne com prefeita Fernanda Hassem para ampliar parcerias entre o governo e Brasileia

Publicado

em

Por

Durante uma reunião institucional com a prefeita Fernanda Hassem, em Brasileia, o governador Gladson Cameli se comprometeu em ampliar as parcerias com o município. Os dois conversaram por quase duas horas nesta quinta, 27, visando ajustar projetos conjuntos assumidos anteriormente.

Durante o encontro, os gestores falaram sobre as demandas da cidade. Foto: Pedro Devani/Secom

“O meu objetivo com esta visita foi verificar em que o nosso governo está faltando com os compromissos assumidos com a Prefeitura de Brasileia. Vamos analisar as pautas, para que possamos, no verão, dar uma resposta positiva aos moradores do município. Temos que olhar para a recuperação dos ramais rurais e fazer uma parceria com a prefeitura, para ajudar numa operação de tapa-buracos na cidade”, afirmou Cameli.

O governador tem se posicionado a favor de realizar parcerias com todas as prefeituras acreanas, sem levar em consideração cores políticas e partidárias.

“Mas, além da minha postura democrática, vim visitar a minha amiga Fernanda, uma gestora exemplar que está no seu segundo mandato, e já é uma das mais bem avaliadas prefeitas da história do nosso estado. Quem sabe das necessidades dos municípios são os prefeitos e eu tenho que sentar na mesa para ouvir todos. No campo político podemos ter diferenças, o que é natural, mas o mais importante é manter o diálogo aberto para poder beneficiar a população”, ponderou o governador.

Unidos para ajudar Brasileia

A prefeita Fernanda Hassem avaliou positivamente o encontro com o governador. Ela revelou que os dois dialogaram sobre diversos problemas enfrentados pelo Estado e pelo Município. Assim, Fernanda espera que novas iniciativas institucionais conjuntas possam trazer resultados que beneficiem a população.

“O governador Gladson Cameli com a sua equipe veio visitar obras importantes no nosso município, como o anel viário, que está avançando mesmo no período de inverno. Ao vir aqui na Prefeitura de Brasileia para ouvir as nossas demandas, o governador mostra humildade. Queremos ampliar as parcerias com o governo do Estado para o próximo verão. Também recebemos com satisfação o anúncio da chegada, em breve, de 700 toneladas de massa asfáltica para as nossas ruas, que sofreram muito com as chuvas de inverno”, analisou a prefeita.

Fernanda Hassem ressaltou ainda que a premência em dar respostas aos anseios do moradores de Brasileia supera qualquer questão política. “As instituições precisam dialogar entre si. Principalmente em momentos difíceis, temos que nos unir para superar os problemas que afligem os moradores. Por isso, agradeço a essa agenda institucional com o governador. Devemos superar questões políticas para sermos instrumentos da vontade da população que nos elegeu”, afirmou a prefeita.

[Agência de Notícias do Acre]

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco realiza ações integradas no atendimento à pessoas em situação de rua

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), vem realizando alinhamento e desenvolvendo estratégias com a rede de atendimento e os órgãos competentes da justiça, para que o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua seja efetivado de maneira eficaz.

Na tarde dessa quinta-feira, 27, equipes realizaram ação fruto de uma articulação e integração da rede que resultou na internação de um senhor muito conhecido no centro de Rio Branco. O nome dele será poupado por se trata de situação de vulnerabilidade social. Ele foi levado ao pronto socorro e recebeu atendimento especializado de toda a rede.

Ações como internações, atendimentos médico e social, acolhimento, vacinação,  alimentação, fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, entre outros, são realizados diariamente pelas equipes de abordagem social do Centro POP,  vinculado a SASDH e Consultório de Rua que é um dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Toda a atenção é voltada para o acompanhamento das pessoas que precisam de atendimento (Foto: Dircom)

As ações têm a coordenação da diretora de Assistência Social da SASDH, Keilla Carvalho, em parceria e acompanhamento do NATERA (MPAC).

Algumas ações também são integradas com SAMU, HUERB, Equipe do Leito de Saúde Mental, Gabinete Militar e articuladas pela diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, que acompanha pessoalmente as intervenções.

“É nosso dever e obrigação dispensar à todas as pessoas proteção e dignidade. Essa é uma bandeira do prefeito Tião Bocalom e da vice-prefeita e secretária da SASDH, Marfisa Galvão, e não seria diferente com as pessoas em situação de rua, que estão em extrema vulnerabilidade social, por diversos fatores”, frisou Rila Freze.

Nota do MPAC sobre a ação realizada

INFORME GERAL

_Situação do Sr. Ivanildo Barata da Silva (Pai da 1 Real)._

Informações sobre o caso do Sr. Ivanildo Barata da Silva, pessoa em situação de rua em condição de hipervulnerabilidade decorrente de agravos de saúde mental, uso abusivo de drogas e histórico de conflitos nas ruas da cidade.

*1* Em 18 de janeiro de 2022, o sistema de justiça (MPAC, TJAC e DPE), por meio de membros e assessores técnicos reuniu-se para realizar uma análise da situação do Sr. Ivanildo. Foram construídas algumas possibilidades a serem apresentadas e pactuadas pela rede de atendimento (SUS, SUAS e Segurança Pública).

*2*.Em 25 de janeiro de 2022, o MPAC/Natera, a DPE/SubNucleos de Direitos Humanos e equipe do Poder Judiciário, reuniram-se com a rede de serviços públicos (CAPS Ad, Leitos de Saúde Mental, Consultório na Rua, Hosmac, Samu, Centro Pop/Diretoria de Direitos Humanos do Município de Rio Branco) para fazer análise técnica do caso e pactuar uma estratégia para atendimento do Sr. Ivanildo levando em consideração todas as complexidades do caso e observando a legislação em vigor.

*3*. Como um dos encaminhamentos (conforme memória da reunião e acordos intersetoriais firmados), hoje pelas 14h procedeu-se à internação involuntária do Sr Ivanildo Barata realizada pelo SAMU com acompanhamento do Consultório na Rua e Centro Pop. O paciente foi encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco e seguira os demais fluxos dos serviços do SUS conforme pactuado e de acordo com as estratégias da rede de atenção psicossocial.

_Nosso reconhecimento e apoio às equipes e profissionais envolvidos no atendimento, na esperança que o Estado do Acre e o Município de Rio Branco logrem êxito na condução deste e dos demais casos._

Atenciosamente,

Equipe Natera/MPAC
Equipe do SubNucleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Acre.

Continue lendo

POLÍTICA

Vereador esclarece sua ausência do município, o problema grave de seu pai

Publicado

em

Por

O vereador Wagner Barroso do município de Pauini, no sul do Amazonas, usou sua página oficial no Facebook, para dar uma satisfação aos populares da cidade, sobre sua ausência da cidade. A questão é o problema de Saúde do seu pai.

Veja a nota.

Eu, Wagner Barroso, vereador do município de Pauini, eleito pela vontade popular, venho através das redes sociais, dar uma satisfação e um esclarecimento, de o por quê estou ausente da cidade de Pauini.

Estou no Estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho, acompanhando meu pai, que encontra-se em tratamento no Hospital CEMETRON, em vias e eminência de se recuperar da Covid-19, para que a equipe médica possa submetê-lo a uma Cirurgia para implantação de uma Ponte de Safena na região do coração.

Peço encarecidamente que as pessoas possam respeitar meu momento, não fazendo análises precipitadas, mas sim, orando e torcendo para o sucesso do evento.

Acredito em Deus e nos médicos que dará tudo certo, para que em breve eu possa retornar para continuar a labuta diária.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas