ELEIÇÕES
Políticos regionais defendem o que seria melhor para o Estado na eleição deste domingo, 30; são pontos de vistas bem contraditórios
A eleição deste domingo, 30, segundo e decisivo turno para a escolha do próximo presidente do país, está dividindo ao meio, literalmente, o Brasil, segundo pesquisas. No Acre não é diferente. Nessa divisão, as opiniões de ambos os lados sobre esse momento nacional são antagônicas, com toques radicais para lá e para cá. O AcreNews ouviu pessoas importantes dos dois lados.
Vamos ao que disseram dois de cada lado:
CESÁRIO BRAGA, presidente do PT no Acre
“Já mostrou que vai fazer pelo Acre porque já fez. O Lula fez a BR-364, porque o Lula fez as pontes, porque criamos o Ifac, porque ampliamos os campos universitários, porque Lula já investiu no Acre e se Lula for Presidente ele vai investir de novo e o Acre vai voltar a sorrir. Inclusive no último debate da Globo ele anunciou que vai chamar todos os governadores para refazer o pacto federativo”.
SANDERSON MOURA, candidato a senador pelo PSOL nessas eleições
“O Lula é melhor não só para o Acre, mas para todo o Brasil. Lula foi um dos presidentes que mais investiu no Acre, e mesmo não ganhando aqui, nunca demostrou qualquer espírito de vingança com o povo acreano. Lula conhece mais as necessidades do povo, Lula tem mais compromisso com a justiça social, com a educação pública, com o ensino superior, com o SUS. Lula vai incentivar o agronegócio no Acre com responsabilidade social e ambiente. O Lula tem um programa pró-povo, e isso terá uma repercussão real na vida de toda a sociedade acreana. Um abraço, meu amigo”
****
MÁRCIO BITTAR, senador pelo Acre e bolsonarista convicto
“Bolsonaro não é só melhor para o Acre, como é imprescindível. O Lula com a Marina e com o Jorge Viana eles comungam da ideia de lacrar a Amazônia. Ele disse nessa campanha dele claramente como a soberania brasileira sobre a Amazônia ele relativiza, quando ele afirma que a Amazônia é nossa, mas que é o patrimônio da humanidade e que o que fazemos aqui o que fizemos aqui interessa ao mundo inteiro e aí o Brasil precisa estar em sintonia com o mundo. Agora a Alemanha está usando carvão. Foi só a Rússia cortar o fornecimento que eles estão usando carvão. Eles tinham uma opção: qual é a opção deles? Baixar o padrão de consumo, mas eles não aceitam fazer isso. Na Europa, os países ricos chegaram no nível de consumo que é 10, 20, 30, 40 vezes mais do que nós consumimos em tudo. Em energia, por exemplo, o consumo deles é muito maior do que o nosso per capita, mas eles não aceitam diminuir o padrão de vida que eles têm. E diminuir o consumo dele então Estados Unidos mandou plantar e fazer colheita é em área de reserva em função da pandemia a Europa usa todo recurso que tem, a Noruega vive de petróleo e gás, mas nós aqui é para explorar as riquezas minerais que a Amazônia tem aí temos que levar em conta o mundo lá fora. Bolsonaro não é só a melhor, como é imprescindível. É o único brasileiro que teve e tem coragem de enfrentar o mundo inteiro para dizer uma coisa que nós sabemos: nós ficamos pobres em cima de uma região que é o tesouro da humanidade. Bolsonaro comunga conosco, com a Amazônia, da convicção de que nós devamos aproveitar os recursos naturais que Deus nos deixou ou então vamos continuar pobres”.
ALAN RICK, senador eleito pelo Acre no último dia 2
“Por tudo o que ele fez, com o governo do estado e nossa bancada federal totalmente alinhados politicamente com o presidente, é claro que só Bolsonaro é o melhor para o Acre. É o presidente que entregou a ponte sobre o Rio Madeira, criou o PIX, deu 33% de aumento aos professores, 92% de desconto para aos alunos que deviam o FIES, obteve recordes na exportação brasileira, zerou os impostos federais para gasolina e gás – o que reduziu o preço da gasolina.
Fez voltar os jogos estudantis, entregou mais de 380 mil casas populares, aumentou de R$ 180,00 no Bolsa Família para R$ 600,00 com Auxílio Brasil e muitas outras ações”.