Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira mulher com deficiência é empossada na Associação de Jornalistas do Acre em evento concorrido

Publicado

em

Em uma tarde emocionante e repleta de significado, a Associação de Jornalistas do Acre (AJEB) realizou a posse de suas novas associadas, que reuniu um público significativo e marcou mais um passo importante para a valorização e empoderamento das mulheres no campo da comunicação e da escrita. O evento, que aconteceu ontem (12), no auditório do Museu dos Povos Acreanos, contou com a presença de autoridades, escritores e jornalistas, familiares e amigos.

A jornalista Géssica Melo, diagnosticada com paralisia cerebral é empossada pela presidente Socorro Camelo


A condução do evento foi realizada pela jornalista e mestre de cerimônias, Alice Regina. O evento teve início com a declamação da vice-presidente da AJEB e escritora Edir Figueira Marques, que brindou a todos com a poesia premiada de sua autoria “A força da Mulher”.
Em seguida, foi feita uma breve introdução sobre os objetivos da AJEB. Destacando também a fundação da associação em 8 de abril de 1970, como uma instituição apolítica e sem fins lucrativos. Hoje a AJEB nacional é presidida pela jornalista e escritora Renata Dal Bo, e a AJEB no Acre pela jornalista Socorro Camelo.

Luta feminina
Em seu discurso, a atual presidente da Associação, jornalista Socorro Camelo destacou a intrínseca conexão entre literatura, justiça e a luta feminina.
Camelo iniciou seu discurso rememorando suas inspirações literárias e musicais, desde a influência de Chico Buarque e Cecília Meireles em sua juventude até as lições de humanidade e humor de Rubem Alves e Machado de Assis. A presidente expressou sua admiração por Clarice Lispector, cuja paixão pela justiça a levou ao estudo do Direito, uma ressonância pessoal para Camelo, que afirmou: “Literatura e justiça são irmãs, nascidas da raiz da humanidade.”
O evento teve a presença de dois convidados especiais, Mariana Camelo Marques, filha da presidente Socorro Camelo e descrita carinhosamente por ela como “meu dia de sol na praia”, e Jairo Lima, um talentoso acreano e professor da UNESP. Os dois abrilhantaram a cerimônia com suas habilidades musicais, honrando as novas associadas da AJEB.
A vice-presidente Edir Marques falou sobre a patrona da AJEB no Acre, Luciana Nobre, ressaltando seu legado e contribuição para a associação.

POSSE
Um dos momentos mais esperados da noite foi a posse das novas associadas. Sob os olhares atentos do público, as seguintes escritoras e jornalistas foram chamadas ao palco: Gessica Melo, Jane Vasconcelos, Katiuscia Miranda, Debora Melo, Karolini de Oliveira, Caterine Vasconcelos de Castro, Antonia Tavares, Gisele Moraes, Sabrina Godim, Antonia Devanilde Pereira de Souza e Maze Oliver.
Após a entrega dos certificados e medalhas foi feita a leitura do juramento, no qual as empossadas levantaram suas mãos em um gesto simbólico de compromisso com a associação.
INCLUSÃO
Um dos momentos mais emocionantes foi o discurso de Géssica Melo, que falou em nome de todas as novas associadas. Emocionada, Géssica ressaltou a importância da inclusão e da representatividade e expressou sua gratidão por fazer parte dessa história.
Géssica Melo, de 25 anos, que tem um diagnóstico de paralisia cerebral, tornou-se a primeira mulher com deficiência a fazer parte da associação.
“ Hoje é um dia verdadeiramente especial para todos nós da AJEB. Além de dar posse a tantas mulheres incríveis, me sinto muito honrada e grata pela inclusão da escritora Géssica Melo em nossa Associação. É uma honra tê-la como associada da AJEB Acre. A chegada de Géssica à nossa associação não apenas enriquece a diversidade de vozes e perspectivas em nossos trabalhos, mas também nos lembra da importância de garantir que todas as vozes sejam ouvidas” disse a jornalista Socorro Camelo.
Para homenagear as empossadas, o talentoso músico Jairo Lima se apresentou, encantando a todos com sua música. Em seguida, Mariana Marques subiu ao palco e interpretou uma ou duas músicas, emocionando o público.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, disse que foi uma honra prestigiar a cerimônia de posse da Ajeb. “ essa é uma associação que enriquece o cenário artístico-cultural do Acre com tantas mulheres talentosas”, disse ela .
SARAU LITERÁRIO
O evento também contou com um Sarau Literário, no qual cada escritora teve a oportunidade de apresentar suas obras e talentos. As declamações e performances poéticas emocionaram e encantaram a plateia, proporcionando momentos únicos de reflexão e sensibilidade. Gisele Morais, Caterine Castro, Devanilde Souza, Maze Oliver, foram aplaudidas de pé e Fatima Cordeiro que encerrou o sarau, surpreendeu a todos com uma performance emocionante.
Agradecimentos foram feitos à Fundação de Cultura (FEM) , por ceder o espaço para o evento, e à direção do Museu. Também foi ressaltado o apoio da Academia Acreana de Letras, representada por seu presidente Adalberto Queiroz e o escritor José do Carmo
Dessa forma, a AJEB encerrou a posse de suas novas associadas, em uma noite repleta de emoções e celebração

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas