ELEIÇÕES
Propaganda na TV teve Gladson alfinetando PT, Jorge falando em amor e candidatos divulgando redes sociais
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
A propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV foi ao ar nessa sexta-feira (26) como prega o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Acre, foram exibidas peças publicitárias dos candidatos a Deputado Estadual, Senador da República e ao Governo do Acre, com tempo de aproximadamente 30 minutos de duração.
SENADO FEDERAL
A candidata ao senado Nazaré Araújo (PT) foi a primeira a aparecer no vídeo, Vanda Milani (PROS) a segunda e o candidato Ney Amorim (PODE) o terceiro. Na mídia inicial, Nazaré falou no pai, o ex-governador José Augusto de Araújo e na mãe, a ex-deputada federal Maria Lúcia Melo e em seguida fez uma breve divulgação da sua biografia.
Vanda Milani iniciou a peça publicitária falando na sua biografia exaltando que já foi sargento da PM, delegada, Promotora do Ministério Público até de deputada federal.
Ney Amorim usou da mesma estratégia. Fez ampla divulgação da sua biografia como deputado estadual. Citou que foi presidente da Mesa Diretora da Aleac por dois mandatos e afirmou que é o “senador de verdade”.
DEPUTADO ESTADUAL
No tempo destinado à propaganda eleitoral para os candidatos que disputam uma vaga na Aleac, o AcreNews contabilizou apresentação de pelo menos sete candidatos. Com tempo visivelmente reduzido, eles falaram brevemente das bandeiras que querem levantar como saúde, educação, economia, empreendedorismo e citaram ainda nos terceirizados.
Além das propostas, os candidatos frisaram a divulgação das suas redes sociais como possibilidade de ter um contato mais assertivo com os eleitores e divulgação de propostas de campanha.
GOVERNADORIA
Sérgio Petecão (PSD) abriu o tempo destinado aos candidatos ao Governo. Na mídia, ele exaltou um resgate cultural e histórico do Acre. A peça publicitária fez trocadilhos com algumas gírias e expressões populares dos acreanos. De pronto, Petecão disse que vai transformar o Acre em “terras de oportunidades”.
Mara Rocha (MDB) usou o tempo em seguida. Inicialmente, ela divulgou biografia e exaltou participação como apresentadora de telejornal e deputada federal. Apresentou a música de campanha que enaltece o seu nome e a letra “M”desenhada nas mãos dos eleitores.
Candidato à reeleição, Gladson Cameli (PP) apareceu dialogando sobre a pandemia do novo coronavírus. A mídia abordou que o mundo inteiro parou por causa do avanço da doença. Em alguns trechos, chegou a alfinetar os governos do PT enfatizando o não pagamento de proventos dos servidores públicos deixado pela última gestão, de obras inacabadas na área da saúde e o avanço da insegurança.
Por fim, o espaço na televisão destinado aos candidatos foi preenchido por Jorge Viana (PT). No vídeo, Marcus Alexandre afirmou que Jorge Viana tirou “o Acre do abandono”. Jorge mostrou a fachada da casa dos pais, no bairro Cadeia Velha, e disse que ele e os irmãos foram criados com amor e que pretende governar com amor. “A gente já governou o Acre com amor e nós queremos governar com amor, cuidar com amor, das pessoas”, disse.