ELEIÇÕES
PT de Jorge e PCdoB de Perpétua registra federação com o PV: Vem aí a ‘FE BRASIl’
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Jorge Viana e o PCdoB da deputada federal Perpétua Almeida registrou federação com o Partido Verde (PV), nessa segunda-feira (18), após os diretórios nacionais aprovarem o estatuto e o programa da federação partidária “Brasil da Esperança” (FE Brasil).
A documentação foi aprovada por consenso durante reunião no domingo (17). A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Além dos três presidentes de partidos, 15 vagas serão distribuídas na proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara dos Deputados em 2018.
Na reunião, ficou decidido que a primeira presidenta da federação será a deputada Gleisi Hoffmann (PT). Já Luciana Santos (PCdoB) e José Luís Penna (PV) ficarão nas duas vice-presidências.
A Assembleia Geral da Federação, órgão máximo de deliberação, é composta por 60 membros, sendo nove vagas ocupadas igualmente por cada legenda e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018. O colegiado será composto por, no mínimo, 30% de mulheres e, no mínimo, por 20% de negros e indígenas.
“A FE Brasil surge desafiada por uma grande responsabilidade: atuar como força decisiva para libertar nosso país do desastroso governo da extrema direita. Tendo em vista essa gigantesca tarefa, a Federação terá que, em torno da liderança do ex-presidente Lula, agregar, reunir e mobilizar amplas forças políticas, sociais, econômicas e culturais para que o povo e a democracia sejam vitoriosos nas eleições de outubro”, diz trecho da carta publicada pelos partidos.
As agremiações informaram ainda no documento que “simultaneamente, nossa Federação buscará eleger grandes bancadas progressistas para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas, bem como um expressivo número de governadores/as, criando as condições para que o governo eleito por essa ampla aliança tenha as condições para promover as mudanças e grandes transformações de que o país necessita”.
“É com grande alegria e elevado senso de responsabilidade, portanto, que anunciamos o nascimento da FE Brasil, vocacionada a ser um grande instrumento político do povo, das forças democráticas e progressistas. Estamos convictos de que ela cumprirá papel decisivo para trilharmos a vitória eleitoral nas eleições de 2022 e construirmos uma nova maioria que possa devolver a esperança ao nosso povo”, concluiu.
You must be logged in to post a comment Login