ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saneacre celebra Dia Mundial da Água com seminário “A Água nos Une, o Clima nos Move”
Dora Monteiro
O auditório da Biblioteca Pública ficou completamente lotado na manhã desta sexta-feira, 22, para o seminário “A água nos une, a água nos move”, realizado para celebrar o Dia Mundial da Água. O evento foi realizado pelo Governo do Estado por meio do Serviços de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).
O seminário teve coordenação do presidente da autarquia, José Bestene e contou com a participação de Renata Souza, presidente em exercício do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), do professor da Ufac, José Genivaldo do Vale Moreira, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do coronel Ricardo Brandão, da Secretaria de Planejamento e outras autoridades ligadas ao tema.
Bestene fez pronunciamento explicando que o governador Gladson Cameli não tem poupado esforços para garantir a preservação e a ampliação dos mananciais de água potável do Estado. “Agradeço ao governador pela confiança e pela atenção que tem dado a este serviço tão essencial para a saúde e qualidade de vida da população”, afirmou Bestene, que tem longa experiência na gestão destes serviços desde que foi gestor do Departamento de Água e Saneamento do Acre (Deas).
O gestor lembrou que, apesar da aparente abundância de água doce na Amazônia, sua disponibilidade para consumo humano é limitada e sua distribuição é desigual em todo o mundo. “Milhões de pessoas ainda sofrem com a escassez de água limpa e potável, uma injustiça que devemos enfrentar com urgência e solidariedade”, alertou.
“Além da escassez, enfrentamos a contaminação e o alto índice de desperdício. Nesse dia, enquanto gestores do Saneacre, reforçamos a importância do uso racional da água, para que possamos mudar nossos hábitos que colocam em risco esse recurso precioso”, observou Bestene.
De acordo com ele, o Dia Mundial da Água também é um lembrete do poder da ação coletiva e da inovação. “Juntos, podemos enfrentar os desafios da gestão da água, promovendo políticas e práticas sustentáveis em todos os níveis da sociedade”, concluiu.