Connect with us

SAÚDE

Sindicato dos Médicos pede em nota que o público da Expoacre que use máscaras e evite aglomeração

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Uma nota divulgada hoje (04) pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) reforça à população presente na “Expoacre 2022” os cuidados de biossegurança contra a Covid-19. A nota aparece após cinco noites do evento e expõe orientações para que a sociedade tome as medidas preventivas sanitárias ao participar do evento, como usar máscaras e evitar aglomerações no Parque Wildy Viana.

“Importante alertar que houve crescimento da morbimortalidade causada pelo coronavírus nas últimas semanas, culminando em aumento da demanda por serviços de saúde pública das pessoas infectadas, podendo gerar um agravamento ainda maior da pandemia no Acre, em caso de não observância aos cuidados necessários à higiene e à etiqueta respiratória, considerando que milhares de pessoas, não só da capital como dos demais municípios, frequentam o local das festividades”, diz trecho da nota.

A Diretoria da instituição “reafirma e alerta que deixar de cobrar e se adotar os cuidados necessários ao combate à Covid representa a possibilidade de responsabilização dos gestores públicos”.

Por fim, a instituição pede à organização que exija do público presente que retornem com exigências e cuidados necessários a partir de hoje (04). “Destarte, a fim de que a população possa buscar na Expoacre apenas uma forma de entretenimento, e não o antro propagador de um vírus mortal, os membros desta entidade Sindical esperam e apelam para os gestores públicos retornem com a exigência dos cuidados que se fazem necessários ainda nesta quinta-feira”.

SAÚDE

Acre realizou 598 procedimentos para amputações de membros de seus pacientes

Brasil tem mais de 245 mil pessoas que sofreram amputações entre 2012 e 2021

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Ottobock/Reprodução/ND

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que o Acre é um dos cinco estados que registraram menores números de amputações de membros inferiores dos seus pacientes durante a Pandemia de Covid-19.

Entre os anos de 2012 e 2021, período do levantamento da SBACV, 245 mil brasileiros sofreram com amputações de pernas, pés ou dedos. Para a Sociedade de Angiologia, “o problema estaria relacionado à descontinuidade no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas durante o período”.

Com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) foram 598 procedimentos no Estado do Acre. O número é maior do que foi registrado no Amapá, com 315, e em Roraima, com 352. A lista segue com Tocantins com 1154 e Rondônia totalizando 1383.

Em números absolutos, os Estados que mais executaram esses procedimentos foram São Paulo (51.101), Minas Gerais (26.328), Rio de Janeiro (21.265), Bahia (21.069), Pernambuco (16.314) e Rio Grande do Sul (14.469).

No estudo, foi revelado ainda que a maioria das amputações aconteceram por conta do quadro do Diabetes dos pacientes. Pessoas com essa doença podem desenvolver úlceras e evoluírem para quadros infecciosos. Além disso, também houve registros de acidentes de trânsito e de trabalho.

Continue lendo

SAÚDE

Covid mata um e infecta 276 nas últimas 24h no Acre, diz boletim da Secretaria de Saúde

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 276 novos casos de coronavírus nesta quinta, 11. O número de infectados notificados é de 147.159 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 353.022 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.843 casos foram descartados e 20 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 129.329  pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 18 continuavam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Um óbito foi notificado nesta quinta, 11, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 suba para 2.023 em todo o estado.

A paciente N. S. C, de 75 anos, moradora do Bujari, deu entrada no Pronto-Socorro da capital no dia 4 de julho e faleceu no dia 14 do mesmo mês.

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Continue lendo

SAÚDE

Saúde investiga mais um caso suspeito de Monkeypox em Rio Branco

Publicado

em

Por

Recebemos a notificação de um caso suspeito de Monkeypox no município de Rio Branco.

Uma mulher de 35 anos, moradora de Rio Branco, deu entrada na UPA da Sobral na tarde de ontem, 07/08/2022, apresentando cefaleia e erupções cutâneas no corpo. A paciente relata não ter viajado e nem ter tido contato com pessoas que viajaram. Foi realizada coleta de amostra laboratorial. A paciente foi medicada e segue em isolamento domiciliar.

O CIEVS ACRE e CIEVS Rio Branco seguem com acompanhamento e investigação do caso.

Débora dos Santos

Chefe do CIEVS ACRE

Atualização Monkeypox para o Ministério da Saúde:

Confirmado – 1

Descartados – 4

Suspeitos – 5

Total: 10

O Estado do Acre segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica, e cinco casos suspeitos aguardando resultado, um em Cruzeiro do Sul e quatro em Rio Branco.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas